Temos 30 cursos com outras instituições

04-10-2017 | Nuno Passos

Rede multidisciplinar, novas experiências e aceitação do diploma noutros países são mais-valias. Oferta inclui quase todas as Escolas/Institutos e parcerias com Europa, EUA, Brasil e África do Sul.

A UMinho tem três dezenas de licenciaturas, mestrados e doutoramentos em parceria com outras universidades nacionais e internacionais. Começando pelo campus de Gualtar, em Braga, a Escola de Medicina apresenta o programa MD/PhD em Medicina com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA) e o doutoramento PdDOC em Envelhecimento e Doenças Crónicas, com as universidades de Coimbra e Nova de Lisboa. Já a Escola de Direito disponibiliza, em dupla titulação, o mestrado e o doutoramento em Direito com as universidades de Santa Cruz do Sul e do Vale do Itajaí (Brasil). A Escola de Economia e Gestão possui double degree no mestrado em Economia com a Universidade de Rennes 1 (França), integrada no Programa Erasmus+, e tem pós-graduações com a Força Aérea, Exército e Marinha do Brasil. No caso da Escola de Psicologia, o mestrado integrado em Psicologia tem dupla titulação com a Universidade de Lille (França) e aguarda-se pela avaliação do mestrado em Neuropsicologia Clínica e Experimental com as academias de Lisboa e Coimbra.

O Instituto de Ciências Sociais conta com o doutoramento em Estudos da Comunicação - Tecnologia, Cultura e Sociedade, numa colaboração com as universidades da Beira Interior, Nova de Lisboa, Lusófona e o ISCTE. Em relação à Escola Superior de Enfermagem, os mestrados em Enfermagem e em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica têm convénio com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. E na Escola de Ciências há o mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química e o programa doutoral em Química, ambos com as universidades de Santiago de Compostela e Vigo (Espanha), a par do programa doutoral em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar, em cotutela com as universidades de Vigo, Santiago de Compostela, Aveiro e Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Espanhol de Oceanografia e o Instituto de Investigações Marinhas de Espanha.

No Instituto de Letras e Ciências Humanas temos a licenciatura de dupla titulação em Línguas e Literaturas Europeias (variante Português/Inglês), através de uma parceria com a Universidade de Sun Yat-Sen (China), o mestrado em Estudos Luso-Alemães, em grau duplo, com a Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt/Main (Alemanha) e, igualmente, o mestrado europeu em Lexicografia, em colaboração com as universidades de Hildesheim e de Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg (ambas na Alemanha), de Stellenbosch (África do Sul), de Santiago de Compostela (Espanha), degli Studi Roma Tre (Itália), Silésia em Katowice (Polónia), de Lorena (França) e de Mannheim Károli Gáspár em Budapeste (Hungria), sendo também integrado no Erasmus+ Mundus.

Engenharia com muitas opções

A Escola de Engenharia representa metade dos cursos interinstitucionais da UMinho, realizados sobretudo no polo de Guimarães. O seu mestrado europeu em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas funciona numa base rotativa entre as universidades do Minho, Pádua (Itália), Politécnica da Catalunha (Espanha), Técnica Checa em Praga (República Checa) e venceu este ano o Prémio da União Europeia para o Património Cultural “Europa Nostra”, na categoria “Educação, Formação e Sensibilização”. Há ainda o mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar, com a Universidade do Porto, e em Gestão Sustentável do Ciclo Urbano da Água, que funciona alternadamente com a Universidade de Coimbra.

A lista é mais extensa para o 3º ciclo de formação. O Programa MIT Portugal, uma colaboração entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e cinco academias nacionais (Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa), surge em Guimarães pelo programa doutoral Líderes para as Indústrias Tecnológicas e em Braga pelo programa doutoral em Bioengenharia. Já no Programa CMU Portugal, com a Universidade de Carneggie Mellon (EUA), Minho, Aveiro e Porto copromovem os programas doutorais em Informática (MAP-i) e em Telecomunicações (MAP-tele).

Por outro lado, disponibiliza-se o doutoramento em Sistemas Avançados de Engenharia para a Indústria, em parceria com a Bosch Car Multimedia Portugal, e em Sustentabilidade do Ambiente Construído, que envolve ainda as universidades Técnica Checa em Praga, Politécnica de Madrid, de Malta e a Iniciativa Internacional para a Sustentabilidade do Ambiente Construído, entre outros organismos. A oferta soma também o doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura, com a Universidade do Porto, em Design de Moda, com a Universidade da Beira Interior, em Otimização de Sistemas Industriais e de Serviços, com a Universidade de Lisboa, bem como em Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição, com Aveiro e Porto, e em Materiais e Processamento Avançados, com as universidades de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Nova de Lisboa, Porto e o Instituto Superior Técnico.