Acolher e integrar estudantes de outros países

16-10-2017

Carla Martins

Se a internacionalização do ensino passa por atrair estudantes de outros países pela oferta de qualidade, a sua concretização bem sucedida traduz-se no desenvolvimento de condições para que todos os estudantes de mais de 90 países que escolhem a UMinho se sintam acolhidos e verdadeiramente integrados na nossa comunidade.

Chegar a uma nova universidade de um país diferente é uma experiência muito significativa para qualquer estudante. Uma nova cultura, um novo ambiente, uma nova língua, um novo habitat. Daí que o momento de acolhimento dos estudantes de outros países se revista de uma enorme importância, devendo, desde o primeiro minuto, assegurar que se inicia uma adaptação positiva promotora de bem-estar no novo contexto.

A Universidade do Minho tem, desde há vários anos, duas iniciativas de acolhimento especificamente orientadas para estudantes de mobilidade, por um lado, e para estudantes que vêm fazer as suas licenciaturas e mestrados integrados, por outro.

Todos os anos, os cerca de 600 estudantes de mobilidade que chegam até nós são integrados num Programa de Orientação que decorre no primeiro dia de aulas do primeiro ou segundo semestre. Durante o dia, os estudantes são convidados para uma sessão de abertura onde são recebidos pela Reitoria, conhecem os Serviços da UMinho com os quais terão contacto ao longo da sua estadia e participam numa atividade de team building que lhes permite começar a interagir com os colegas que vieram de outras universidades e países. Por exemplo, no semestre passado, os estudantes fizeram um percurso power trail pela cidade de Guimarães e, no início deste ano letivo, participaram numa caminhada ao Bom Jesus do Monte, ambas as atividades integradas no calendário de Celebrações dos 30 anos do Programa Erasmus da UMinho.

Já os estudantes que escolhem a UMinho para fazer a sua licenciatura ou mestrado integrado são convidados a participar num programa de três a quatro dias, na semana anterior ao acolhimento institucional de todos os alunos do 1º ano, com o objetivo de lhes dar a conhecer os campi, o Largo do Paço e as bonitas cidades de Braga e Guimarães. Se estes dias iniciais são importantes para que possam começar a sentir-se em casa, proporcionam, igualmente, uma oportunidade para que possam desenvolver uma nova rede informal de apoio ao estabelecerem laços com colegas que partilham um mesmo traço – todos estão num novo país.

Comum a ambos os programas de acolhimento para estudantes de mobilidade e estudantes de grau é a apresentação do Projeto Tutorias e Mentorias UMinho, mais concretamente do Programa Tutoria por Pares, que funciona há vários anos, orientado para o acolhimento dos estudantes, de qualquer ciclo de estudos ou de mobilidade, que estão pela primeira vez na UMinho.

A Tutoria por Pares, sob a orientação científica de Teresa Freire, docente da Escola de Psicologia, visa promover uma integração saudável e pró-ativa dos estudantes na UMinho, promovendo, desta forma, o seu sucesso académico. Através de um sistema tutorial, estudantes que frequentam a UMinho pela primeira vez – tutorandos – são recebidos e acompanhados, de uma forma individual e personalizada, por estudantes que estão inscritos, pelo menos, no 2º ano do seu curso – tutores. Contrariamente ao que possa ser a expectativa inicial, este programa não se orienta apenas para a vertente puramente académica da vivência na UMinho. De facto, ao envolver estudantes de todos os cursos e áreas científicas, a Tutoria por Pares pretende contribuir para o desenvolvimento de skills transversais, tais como competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal, hoje associadas ao conceito de estudante do Ensino Superior e à concretização de uma formação pessoal e profissional bem sucedida.

Se a internacionalização do ensino passa por atrair estudantes de outros países pela oferta educativa de qualidade da nossa Universidade, a sua concretização bem sucedida traduz-se no desenvolvimento de condições para que todos os estudantes de mais de 90 países que escolhem a UMinho se sintam acolhidos e verdadeiramente integrados na nossa comunidade.

Pró-reitora para a Internacionalização do Ensino da Universidade do Minho