"O Brexit é muito prejudicial à ciência da Europa"

19-02-2018 | Nuno Passos

1 / 2

Entrevista a John Martin, professor do University College London, também médico, poeta, pensador e o orador convidado do Dia da UMinho.




John Martin nasceu em Sheffield, no Norte da Inglaterra. Estudou Filosofia em Espanha, mas acabou por formar-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Sheffield. Recebeu uma medalha de ouro dessa academia e igualmente da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), a cátedra Rainha Victoria Eugenia e foi finalista do Prémio Europeu Descartes de Investigação 2004. É professor de Medicina Cardiovascular no University College London (UCL) e médico dos Hospitais UCL. Foi docente do King’s College de Londres e das universidades de Melbourne, na Austrália e Yale, nos EUA. Liderou a investigação em Cardiologia na Fundação Wellcome e o Centro de Biologia Cardiovascular e Medicina da UCL, no qual criou o Instituto de Ciência Cardiovascular e o Programa de Colaboração Yale UCL. Foi presidente da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica, da Fundação Europeia de Cuidados Críticos e vice-presidente da ESC.

É membro do Colégio Real de Medicina de Londres, da Academia de Ciências Médicas do Reino Unido, da ESC e da Rede Europeia de Genómica Vascular, tendo ainda estado em comités científicos ligados ao Governo britânico, ao Colégio Americano de Cardiologia e à Comissão Europeia, para a qual elaborou o “Plano do Coração para a Europa” (2002). Tem cerca de 400 artigos científicos, 12 patentes internacionais e cofundou a empresa de biotecnologia "Ark Therapeutics", cotada na Bolsa de Londres e com sede na Finlândia. Já recebeu bolsas da Comissão Europeia, da Fundação Britânica para o Coração, da Fundação Britânica para as Células Estaminais e da Fundação Irlandesa de Ciência, entre outras. Surge regularmente nos media, tendo apresentado o documentário “Frontline John Martin” no Channel 4, sobre o uso de animais em pesquisa médica, e o solilóquio “The Britishness of Medicine” na BBC Radio 3. Tem a paixão da escrita. Estreou-se em 2004 com “The Origin of Loneliness”, que inclui poemas e pequenas histórias. Lançou o Prémio Anual de Poesia para Estudantes de Medicina e Engenharia de Yale e UCL; em 2019 sai o livro com os melhores 100 poemas dos candidatos das várias edições.



É reconhecido pelos seus pares e pelos media como referência mundial em Cardiologia. Esperava que a sua investigação tivesse tal impacto?
Fui para a Faculdade de Medicina [da Universidade de Sheffield] depois de estudar Filosofia. A minha aspiração era puramente romântica. Pensei que poderia tornar-me um médico comum, inspirado no livro "A Country Doctor's Notebook", do russo Bulgakov. Quase sem dar conta, vi-me como um professor coordenador de Cardiologia numa das dez melhores universidades do mundo. Foi uma surpresa para mim. Realmente não sei como aconteceu. Fui para Medicina porque isso fazia-me feliz e fiz investigação porque também me entusiasmava. Ser uma "referência mundial" continua a ser uma surpresa para mim.
 
É o primeiro em Medicina na sua família?
O meu irmão Michael também é cardiologista. É mais novo do que eu, mas foi primeiro para a Faculdade de Medicina. Ambos somos cardiologistas completamente por acidente. Provavelmente há algo genético dentro de nós.
 
Quais foram os momentos mais especiais da sua carreira até agora?
A minha carreira é feita na ciência e na investigação clínica. O momento mais especial foi ver - quando era jovem investigador - que as pessoas com ataque cardíaco tinham plaquetas (pequenas células do sangue) que causam a coagulação no sangue. Eles eram diferentes e tive a suspeita de que os ataques cardíacos poderiam ser causados por mudanças na medula óssea. Os momentos mais emocionantes da minha vida foram visões poéticas como o corpo funciona. Mais recentemente, comecei com uma evolução em que tentei entender por que temos coagulação do sangue e podemos relacionar a evolução da placenta há muitos milhões de anos. Isso é muito emocionante. A minha carreira está também relacionadas com uma influência política na medicina. Por exemplo, fui vice-presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia. Acho importante que os cientistas médicos também tenham este papel.
 
Usa células estaminais para tratar doenças cardíacas. Quais são os últimos avanços? Quantos anos levará para poderem ser utilizadas neste tipo de doença, que é a principal causa de morte em Portugal e em muitos países?
Existem duas espécies de células estaminais testadas. Uma é as próprias células estaminais do paciente retiradas da medula óssea e o seu uso no tratamento de doenças humanas. O outro tipo são células que cresceram no laboratório. A minha pesquisa está focada na primeira delas. Faço parte de um grande ensaio clínico, financiado pela Comissão Europeia, que analisou as células estaminais administradas aos pacientes após um ataque cardíaco com um grupo controlo de pacientes que não receberam células. Isso dar-nos-á a resposta para que as células estaminais funcionem em termos clínicos ou não. Acreditamos que temos muito potencial. Estou a liderar um projeto com colegas de 28 hospitais de toda a Europa, envolvendo cerca de 300 investigadores (médicos e cientistas). Acredito que nos próximos anos as células estaminais como terapêuticas serão as dos pacientes, o que chamamos de "orthologue cells". Publicamos recentemente um artigo científico em Londres usando essas células numa insuficiência cardíaca e parecem funcionar. Sou muito otimista sobre isso e menos otimista sobre as células que crescem no laboratório para aplicar na clínica. A partir de agora, o uso clínico das "orthologue cells" poderá levar três a quatro anos. O uso das células cultivadas no laboratório será à volta de dez anos, antes de entrar na prática clínica.
 
 
As universidades devem dirigir a agenda intelectualmente para a indústria
 
Como o The Discoveries Centre - Centro das Descobertas para Medicina Regenerativa e de Precisão (uma parceria entre a UMinho, o UCL e outras universidades portuguesas) pode melhorar a sua investigação?
É um grande privilégio vir a Portugal e trabalhar com a UMinho. O primeiro grande objetivo é entender como as células estaminais funcionam e isso só pode ser resolvido juntando grandes grupos - precisamos combinar o "poder cerebral" de Portugal e do Reino Unido. Então, a segunda fase é usar célulasestaminais cultivadas em laboratório como tratamentos ou drogas. Temos vários desafios. Uma é quando as próprias células tornam-se tecido humano novo ou se colocam sinais ("paracrine factors") como ensinar células danificadas a se repararem. Em segundo lugar, quando vamos testar essas células clinicamente, se funcionam ou não, precisamos de pacientes de toda a Europa para fazê-lo. Não pode ser feito num só um país, devido ao maior número de pacientes necessários. O Discoveries CTR também é importante a este nível e estou orgulhoso de estar associado ao projeto.
 
Para si, quais são os desafios mais difíceis nos campos da Medicina?
Os desafios mais difíceis são financiar a investigação, obter dinheiro suficiente.

As Ciências Humanas e as Ciências Sociais dizem o mesmo e não têm tradicionalmente a capacidade das Ciências da Saúde na captação de fundos.
Sim, certamente, mas a sociedade na Europa e no mundo perdeu a fé de a universidade dever trabalhar na geração de novas ideias para o bem da sociedade - e a sociedade deve apoiar isso. Perdemos esse conceito que impulsionou as universidades europeias nos últimos 50 anos. E há cada vez mais e mais universidades a querer que os cientistas dependam da indústria. Se fizermos isso, serão conduzidos pelos objetivos da indústria, que são principalmente o lucro, e não para combater as doenças humanas. Isso é intelectualmente destrutivo para as universidades. Claro que o papel da indústria é muito importante na investigação médica, por exemplo, mas é preciso regulamentação de mercado. Para mim, as universidades devem liderar o processo de pesquisa e dirigir a agenda intelectualmente para a indústria, em vez de perguntar a esta o que precisa. Mas para isso é preciso que os governos deem financiamento adequado às universidades, para a investigação básica. Portanto, as universidades devem ter mais confiança em si mesmas e divulgar-se para a sociedade. Esta geração de novas ideias é para o bem da sociedade, que assim deve investir nas universidades.
 
Na era da globalização, como podemos melhorar a saúde e a qualidade de vida nos países em desenvolvimento?
Os países em desenvolvimento têm grandes problemas, como a malária e doenças infecciosas. Mas a obesidade, a diabetes e o tabagismo na África e na Ásia estão a ser impulsionados pelo capitalismo, anunciando às pessoas a vontade de ter estilos de vida ocidentais, como fumar cigarros e comer em grande quantidade. A indústria precisa ser regulada da forma correta. A melhor regulamentação do mundo é da União Européia, que assim pode demonstrar e pressionar como o marketing pode ser regulamentado no chamado Terceiro Mundo. Este é um exemplo porque estou muito infeliz com o meu país, pela forma como está a abandonar a UE. O Brexit é uma estupidez.



"O Brexit é um desastre"
 
Pode explicar melhor o que pensa sobre o Brexit?
O Brexit foi um referendo que foi mal informado. As pessoas a favor disseram mentiras na campanha. A ala direita do Partido Conservador usa isso para dizer que sem esse voto perdemos em democracia, mas, na realidade, é assim que eles podem ganhar poder e aproveitaram a nostalgia de todo o Império Britânico, que se foi, tal como o Império Português. Estamos politicamente paralisados ??no Reino Unido com o partido da oposição, o Partido Trabalhista, sem uma direção clara. Com a ala esquerda do Partido Conservador sem poder e uma liderança muito, muito fraca, acho que estamos a entrar num desastre.
 
É irreversível?
Penso que é reversível se houver um colapso político no Reino Unido, permitindo uma eleição geral, na qual as pessoas podem votar e dizer: "Pedimos desculpa, queremos regressar à UE". É o que eu quero que aconteça. A minha nacionalidade é: em primeiro lugar, europeia; em segundo, de Yorkshire (nasci em Sheffield, Yorkshire, no norte da Inglaterra); e em terceiro, britânico.
 
E quanto a um novo referendo?
Esse não é o caminho certo. O referendo anterior foi decidido em 50% e mais um voto para passar. Na maioria dos países, um referendo de questões constitucionais define-se com uma maioria de dois terços. Por isso, precisamos de uma nova eleição e os membros eleitos do Parlamento devem decidir voltar para a UE. É no Parlamento que se faz a discussão democrática séria sobre certos temas que as pessoas não entendem completamente. Digamos que sou bastante radical em relação ao Brexit.
 
Os académicos em geral são contra o Brexit.
Sim, certamente. A minha investigação principal está a ser feita com financiamento da Comissão Europeia e que me permitiu coordenei vários projetos europeus de investigação. Se o Brexit acontecer, não terei mais acesso ao financiamento europeu. E, mais importante, mesmo se tivéssemos uma relação com a UE no modelo da Noruega, não poderia liderar projetos europeus. Não faz sentido. O Reino Unido não ganha nada com o Brexit. É um exercício egoísta de poder por um pequeno grupo. Atualmente, todas as previsões econômicas do Reino Unido são más.
 


O ser humano é a máquina molecular mais complexas ou algo qualitativamente diferente?
Ah, sim, eu escrevi sobre isso no jornal "Standpoint". Creio que o ser humano tem uma alma, que desperta de uma complexidade da evolução humana. Refleti muito sobre isso após ler um livro do filósofo medieval João Duns Escoto. Não acredito que precisamos de Deus para criar uma alma. A alma desperta naturalmente e é independente do corpo - e é isso que me faz escrever poesia, amar uma mulher, gostar de arte, ser altruísta, ter motivação.
 
O que pensa sobre Deus?
Não creio que Deus seja a causa direta de como o universo existe. Mas se pensarmos nas condições científicas necessárias para que o Big Bang tenha funcionado, então certa constância como a velocidade da luz, o valor de Pi, o número de Avogadro... Deus é pelo menos essa constância que foi necessária para causar o Big Bang. O que mais é além disso, eu não sei.
 
É curioso que, em primeiro lugar, formou-se em Filosofia na Espanha e depois foi professor de Medicina na Austrália. Como um médico pode combinar investigação, ensino, empreendedorismo e, de alguma forma, poesia e filosofia... tudo ao mesmo tempo?
É bastante fácil, porque gosto de tudo. Nunca pergunto como divido o meu tempo. É fácil fazer uma combinação de coisas difíceis, porque gosto delas.
 
Criou o Concurso Anual para Estudantes de Medicina e Engenharia de Yale e do UCL, oferecendo 1000 libras de prémio. Disse que o ensino da Medicina em ambos os lados do Atlântico "está a tornar-se como uma fábrica" e os alunos correm o risco de tornar-se "intelectualmente brutalizados", por isso devem seguir uma "exploração paralela dos ritmos e dos mistérios do coração humano". Como vão as coisas?
Muito bem. Vamos publicar em 2019 um livro pela UCL Press com os 100 melhores poemas dos primeiros cinco anos desta competição. É muito emocionante e há poesia muito boa. A minha ideia era tentar fazer os estudantes de Medicina pensar e sentir sobre coisas que apenas os estavam a "brutalizar", como biologia molecular, dissecar o corpo humano, lidar com a dor humana ou o cancro. Na primeira edição, esperava 10 a 20 candidatos, mas tivemos 119! Foi fantástico. Acho que nossos alunos têm muito potencial que não reconhecem, por isso os professores devem desafiá-los a vários níveis.
 
Nas suas aulas de Medicina, há algum poeta que possa tornar-se famoso?
Isso é sempre possível, mas só o tempo o dirá. Um poeta raramente é reconhecido durante a sua vida. Primeiro temos que ver se o livro será bem recebido.
 
Como considera que a ciência e o ensino superior portugueses evoluíram nos últimos anos?
A ciência portuguesa está a competir muito bem a nível europeu, porque a ciência precisa financiar a sua massa crítica. Penso que o futuro da ciência portuguesa é em rede com parceiros europeus, como no caso do Discoveries CTR. Há também cientistas portugueses que trabalham no Reino Unido e noutros países. Por outro lado, Portugal é um país bonito e deve incentivar mais cientistas estrangeiros a virem e aí trabalharem.
 
Portugal está a receber mais estudantes internacionais e, também, jovens pesquisadores.
Sim, mas eu queria dizer investigadores e professores seniores, talvez da Alemanha ou da Escandinávia, para virem e ficarem durante um ou vários anos em Portugal.
 
Deseja deixar uma mensagem final para os alunos?
Façam as coisas que gostam, porque assim vão fazê-las bem.
 
E para os professores e investigadores?
Sejam otimistas. É um momento difícil de financiamento, porque muitas universidades estão a tentar viver sob um modelo de negócio, o que não se encaixa bem. A minha mensagem é para resistirem a esse modelo e certificarem-se que a função criativa da universidade e o seu ensino é melhor realizado quando vocês desenvolvem novas ideias e projetos.



Curiosidades
 
Um livro. O meu livro favorito é "O Deserto dos Tártaros", do italiano Dino Buzzati. Acabei de ler "Cus de Judas", de António Lobo Antunes. Fiquei muito impressionado com a linguagem, a analogia constante nas suas frases longas e a história.
Uma música. Adoro Wagner. Todos os anos eu vou a Bayreuth, na Alemanha, para o Festival de Wagner. A minha música preferida é "Marietta's Lied", da ópera "Die tote Stadt", de E.W. Korngold.
Um filme. Há tantos filmes ... Talvez "O Sol Enganador", do russo Nikita Mikhalkov.
Uma viagem. Na Argentina, com o meu irmão Michael, a andar a cavalo com gaúchos pelas pampas. Já o fiz três vezes.
Um desporto. Faço o meu desporto sentado ...! [sorriso] Bem, ando a cavalo, navego num pequeno barco e vejo cricket.
Uma personalidade. Sir James Black, Prémio Nobel de Medicina. É uma inspiração, inclusive pela sua honestidade e integridade.
Uma curiosidade. Ao domingo gosto de ficar de pijama até as três da tarde! [risos]
Um desejo. Escrever um bom romance. Já tentei, mas ainda não está pronto. O título é "A fé das mulheres eslavas do sul". Trata-se do relacionamento entre um padre católico e uma médica de muçulmana em Sarajevo, na Bósnia e sobre o Vaticano a tentar bloquear a entrada da Turquia na UE.