A valorização do conhecimento ao serviço das empresas, das organizações e da sociedade

02-07-2019

1 / 2

Marta Catarino

A relação universidade-empresa densificou-se graças a projetos de I&D e inovação implementados a partir de necessidades das empresas. Tem sido gratificante ver soluções desenvolvidas com o apoio dos investigadores da UMinho terem sucesso no mercado.


A TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento é uma associação de direito privado sem fins lucrativos fundada em 1990 por iniciativa da Universidade do Minho. É uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal. Enquanto interface da UMinho, tem como missão a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e para outros atores económicos e sociais, de forma a contribuir para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências quer das organizações como dos profissionais em idade ativa.
 
Em termos práticos, a atividade da TecMinho consiste em aplicar o mais avançado conhecimento científico na resolução de problemas das empresas e de outras organizações (por exemplo, entidades públicas). Esta missão engloba duas dimensões principais. Por um lado, levar para o mercado resultados de investigação científica que possam dar origem a soluções inovadoras com elevado potencial comercial. Por outro lado, trabalhar conjuntamente com as empresas, disponibilizar as capacidades científicas que a Universidade do Minho detém, de modo a dar resposta a problemas concretos dessas empresas – que tenham a ver, por exemplo, com tecnologias, processos ou competências – e implementar projetos que juntem investigadores e responsáveis das empresas. Compete à TecMinho contratualizar, preparar e acompanhar a concretização desses projetos. 
 
Para além do trabalho realizado lado a lado com as empresas, a TecMinho desenvolve uma intensa atividade junto dos investigadores universitários, apoiando-os em atividades tão diversas como a definição de estratégias de proteção de resultados de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e a obtenção dessa proteção através de diferentes modalidades de propriedade industrial (como patentes); a identificação de oportunidades para a comercialização, quer de resultados de investigação como de conhecimento científico; o apoio a ações de marketing tecnológico; e a organização de ações de formação, entre outras ações.
 
A TecMinho trabalha ainda com outros públicos, a quem assegura uma oferta variada de serviços. Um deles é os jovens empreendedores, sejam estudantes finalistas ou recém-diplomados (incluindo mestres e doutores), a quem presta serviços de apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e à criação de empresas de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Também para os finalistas e recém-diplomados, a TecMinho criou recentemente um serviço de carreira e desenvolvimento profissional, que pretende acelerar a entrada de jovens qualificados no mercado de trabalho. Este serviço estará no futuro também disponível a profissionais mais experientes no sentido de melhor orientarem e gerirem a sua carreira.
 
Os quadros médios e superiores são um público fundamental no contexto das atividades implementadas pela TecMinho. Neste público-alvo encontram-se muitos ex-alunos universitários, que são convidados a assegurar formação contínua através da frequência das largas dezenas de cursos de curta duração que a TecMinho organiza todos os anos em áreas tão diversas como o desenvolvimento pessoal, informática/sistemas de informação (incluindo programação), gestão, marketing, vendas, produção industrial, energia, qualidade, ambiente, entre outros. A TecMinho assegura também uma considerável oferta formativa de cursos em modalidades e-learning, para além de desenvolver projetos, tecnologias e pedagogias e-learning.

A TecMinho estruturou ao longo dos anos um conjunto de serviços de apoio aos investigadores relacionados com a transferência de conhecimento e que são complementares às atividades de investigação. A nossa equipa tem trabalhado cada vez mais com a comunidade científica no sentido de identificar, proteger e comercializar tecnologias e outros resultados de investigação. Entre as atividades dirigidas aos investigadores, asseguramos serviços de proteção de resultados de I&D, prestando informações sobre questões de Propriedade Industrial (PI), facilitando o acesso a bases de dados de PI e apoiando a elaboração de pedidos de patentes, marcas e design. Damos suporte à comercialização de ciência e tecnologia, participando na negociação e redação de contratos de I&D e licenciamento de tecnologias, e implementando ações de marketing tecnológico. Apoiamos a organização de ações de formação asseguradas por docentes, dirigidas a públicos qualificados de empresas e outras organizações. Oferecemos ainda apoio aos investigadores na definição da proposta de valor e na elaboração de planos de negócios nos casos em que é decidido fazer chegar aos mercados soluções inovadoras através da criação de novas empresas.  
 
A TecMinho não é, obviamente, a única via na UMinho pela qual investigadores e empresas podem trabalhar em conjunto. Os investigadores ou os centros de investigação também interagem diretamente com os agentes económicos situados fora da universidade. Porém, ao profissionalizar um conjunto de serviços complementares às atividades de I&D que facilitam a transferência de tecnologia e de conhecimento, incluindo suporte em termos contratuais, administrativos e financeiros, a TecMinho reúne ótimas condições para juntar as comunidades académica e empresarial e agilizar atividades conjuntas como a investigação contratada, investigação colaborativa, acordos de transferência de tecnologia, acordos de licença de propriedade industrial, consultoria especializada, formação contínua para quadros qualificados, entre outros.
 
A relação Universidade-Empresa tem nos últimos tempos sido muito densificada graças a projetos de I&D e de inovação implementados a partir de necessidades identificadas nas empresas, as quais esperam encontrar resposta nas competências científicas detidas pelas universidades. E neste domínio o envolvimento dos investigadores da Universidade tem sido fundamental para concretizar projetos e serviços contratualizados entre a TecMinho e as empresas. O espetro de colaborações com o tecido empresarial tem tido maior ou menor caráter de formalidade, maior ou menor grau de intensidade e de novidade científica e tecnológica. Mas tem sido muito gratificante ver soluções inovadoras desenvolvidas com o apoio dos investigadores da UMinho terem sucesso no mercado, dando resposta efetiva a necessidades importantes das empresas que connosco trabalham.


Diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho