“Tive a oportunidade que marcou toda a minha carreira”

31-03-2021 | Paula Mesquita | Fotos: Nuno Gonçalves

Escolheu o curso de Química – ramo Controlo de Qualidade de Matérias Plásticas por crer que tinha boas saídas profissionais

Fez o estágio do curso em "Modificação e degradação enzimática de polímeros para aplicações biomédicas", no 3B's, em 2004

Em 2005, ofereceu-se para uma vaga de técnico de laboratório, deixando para trás a investigação, que não a cativava tanto

Entre as funções que desempenha, é responsável pela formação em Qualidade dada a todos os novos investigadores do I3Bs

"O trabalho no Grupo de Investigação 3B's raramente é monótono", afirma Liliana Gomes

O edifício do I3Bs situa-se no parque de ciência e tecnologia AvePark, na freguesia de Barco, Guimarães

1 / 6

Liliana Gomes

Tem 40 anos e nasceu em Braga. Fez o percurso escolar entre Prado e Braga, nomeadamente o curso de Química – Controlo de Qualidade de Matérias Plásticas na UMinho. Essa escolha levou-a até ao Instituto de Investigação I3Bs, onde é técnica de laboratório.



Chegou em 1999 à UMinho para estudar. Porque escolheu a licenciatura em Química?
Por gostar de Química e achar que a especialização em matérias plásticas tinha boas saídas profissionais. Se fosse hoje, talvez não o tivesse escolhido, mas foi esta a formação que me trouxe até onde estou. Quanto à UMinho, escolhi-a por estar localizada na minha cidade e por ser uma universidade prestigiada.
 
Como foram os seus anos de estudante?
No primeiro ano do curso conheci alguns colegas que eram, como eu, transferidos de outras universidades e, quase de imediato, aproximámo-nos e formámos um grupinho. Passámos a estar muito tempo juntos, dentro e fora da universidade. Tínhamos seis horas contínuas de aulas práticas de Química Experimental, onde havia tempo para tudo [sorriso], e tecíamos longas conversas no Café Bolinho, que já não existe. No segundo ano juntaram-se mais algumas colegas ao grupo e somos amigas até hoje! Duas foram minhas madrinhas de casamento [sorriso].
 
Foi um percurso rico de amizades e de experiências sociais.
Sim. Participei nas duas primeiras edições da Gata na Praia! [sorriso] Era suposto ser uns dias de férias no Algarve, mas em ambas as edições [a minha equipa venceu os desafios e] ganhei bilhetes para as festas do Enterro da Gata, foram muito bem-vindos! Ainda tenho o quadro que nos ofereceram na segunda edição, como vencedores! É um evento que todos os estudantes devem experimentar e aproveitar ao máximo, quando voltar a ser possível. Também “trabalhei” na barraquinha do Núcleo de Estudantes de Química, no Enterro da Gata. Vivi todos estes momentos com o “meu grupinho” (obrigada pela vossa loucura e amizade). Parece que a minha passagem pela universidade foi só festas, mas não... Estudei muito, mesmo contando com a imensa entreajuda de colegas na Escola de Ciências, principalmente para entender Química Orgânica [sorriso]. Fizemos muitos trabalhos de grupo, estudámos bastante e sentimos algumas dificuldades. Compensaram os professores, alguns dos quais marcantes para mim. Muitos ainda sabem o meu nome!
 
O que a marcou mais?
A defesa do relatório de estágio. Quando concluí esta última tarefa do (per)curso, estava num estado de profunda exaustão, mas muito feliz e orgulhosa.
 
Fez esse estágio no Grupo 3B's. Como se proporcionou a oportunidade?
No último ano do curso, tive uma disciplina com o professor Rui L. Reis, durante a qual disponibilizou o seu grupo de investigação para quem quisesse desenvolver estágio. No momento, não tive muito interesse. Nunca tinha pensado numa carreira de investigação, mas, depois, refleti melhor e, juntando o útil ao… útil pedi-lhe para fazer estágio no 3B's, pois assim conseguiria conciliar com as três disciplinas que me faltavam. Iniciei o estágio em “Modificação e degradação enzimática de polímeros para aplicações biomédicas” a 1 de março de 2004, há precisamente 17 anos.
 
No ano seguinte, iniciou o seu percurso profissional no 3B's.
Na altura em que terminava o meu estágio, em dezembro de 2004, o grupo precisava de um técnico de laboratório. Ofereci-me para o trabalho e fui aceite. A investigação não era mesmo para mim e, a partir dali, iniciava funções enquanto técnica de laboratório. Devo um agradecimento ao professor Rui L. Reis, porque tive a oportunidade que marcou toda a minha carreira. As primeiras tarefas relacionavam-se com a encomenda de produtos, registo de entrada e saída de reagentes, registo de faturas, gestão e reposição de stocks de produtos de laboratório e a organização dos laboratórios, de forma a cumprir as boas práticas laboratoriais. Nessa fase éramos cerca de 50 pessoas, divididas entre os campi de Braga e Guimarães.

 
Mais funções, novos desafios
 
Como se desenrolou o seu percurso profissional desde então?
O Grupo 3B's, agora parte do Instituto de Investigação I3Bs, cresceu muito ao longo destes anos e eu com ele. Passou de três para trinta laboratórios, contando atualmente com cerca de 180 colaboradores. Em 2005, fiz a pós-graduação em Engenharia Humana na UMinho, que me conferiu o certificado de técnico superior de segurança no trabalho e, em 2010, frequentei o 2º ano do curso (com o mesmo nome) para a obtenção do mestrado. Fui depois complementando com outras formações em segurança laboratorial, em utilização de meios de primeira intervenção e em sistemas de gestão da qualidade. Graças a isso, fui alargando as minhas funções e respondendo a novos desafios.

Quais?
Quando entrei, o grupo já tinha implementado um Sistema Quality & Assurance, quase único na I&D em Portugal, e todos os investigadores, assim que integram o grupo, fazem uma pequena formação para compreender as regras deste sistema. Nos últimos 12 anos, tenho dado essa formação. Em 2012, estive envolvida na certificação de qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2008 do Grupo 3B's e, em abril de 2020, conseguimos também a certificação na norma ISO 9001:2015. Para além de fazer parte da equipa da qualidade e de ser responsável por vários processos de gestão do sistema da qualidade, tenho a meu cargo a gestão das encomendas, a gestão técnica de laboratórios e a coordenação da equipa técnica do Grupo 3B's, constituída por cinco colegas. Desde 2020 estou ainda envolvida na concepção dos laboratórios do novo edifício (TERM Research Hub – Instituto Cidade de Guimarães), que vai ligar ao atual edifício do Grupo 3B's e ficar pronto em breve.
 
O que foi mais desafiante para si?
A mudança de instalações, em 2008, [de Braga e Guimarães] para o atual edifício no AvePark [perto de Caldas das Taipas]. O planeamento e organização do processo foi, sem dúvida, desafiante. Também me marcou a certificação ISO 9001:2008; implicou muito trabalho e esforço das pessoas envolvidas. Destaco também o trabalho e a coordenação com pessoas de diversas nacionalidades e com diferentes personalidades. É uma frase feita, mas “tudo se consegue com empenho e trabalho” e tudo me fez crescer e amadurecer. Estou muito orgulhosa do percurso que fiz e do que consegui atingir.
 
O que foi decisivo para si e para as escolhas que fez?
Gostar muito do que faço, contar com o apoio de família, amigos e colegas e ter o desafio de trabalhar no Grupo de Investigação 3B's, que raramente é um trabalho monótono! [sorriso]
 
 

  “Adoro música e tenho saudades de dançar”
 
  Um livro. A quinta edição de "Química", de Raymond Chang, acompanhou-me ao longo do curso. Nas férias, escolho
  os livros de Danielle Steel, só para relaxar.
  Um filme. É difícil escolher um. Durante a minha adolescência, o Dirty Dancing foi um dos que mais gostei, até que
  cresci! [sorriso] Agora gosto mais de ação e comédia, que façam esquecer os assuntos sérios!
  Uma música. Adoro música e tenho saudades de dançar. Cada música é uma lembrança, um sentimento.
  Uma figura. A minha mãe.
  Um passatempo. Pintar. Relaxa-me.
  Uma viagem. Malásia e Samaná (República Dominicana).
  Um clube. Não ligo muito, mas se tiver que torcer por algum será, com certeza, pelo SC Braga.
  Um prato. Vários. Desde a comida tradicional portuguesa à comida italiana, sem esquecer um bom sushi!
  Um momento. O nascimento da minha filha.
  Um vício. Jogos de cartas, quizzes
  Um sonho. Ir a Hollywood.
  Um lema. Lutar pelo que queremos.
  A UMinho. Faz parte da minha vida há 22 anos.