Young Minho Enterprise. Dez anos pelo crescimento e valorização dos estudantes

20-04-2021 | Daniel Vieira da Silva

A YME presta serviços a empresas e organizações ao mesmo tempo que complementa a formação dos seus integrantes

A YME organiza fins de semana de trabalho em equipa

São várias as ações de formação que compõe o plano formativo da YME

Retiro da equipa era um dos momentos marcantes antes da pandemia

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A primeira júnior empresa da UMinho foi criada para aproximar os estudantes ao mercado de trabalho.




Young Minho Enterprise tem permitido à sua equipa complementar, com uma vertente prática, a sua formação académica e o número de serviços e clientes tem crescido nos últimos anos. Em 2020 a pandemia obrigou a uma redefinição estratégia que se traduz num incremento de confiança para os desafios de futuro para a YME. Estivemos à conversa com Márcia Galvão, diretora-geral da YME e esudante de Engenharia e Gestão Industrial, que nos fala sobre este caso de sucesso no seio da UMinho.


Como nasceu a ideia de criar a YME?
A ideia surgiu em 2011 com o objetivo de aproximar os estudantes ao mercado de trabalho e permitir que tenham uma vertente prática de complemento à sua formação académica. A Young Minho Enterprise (YME) nasceu como Júnior Iniciativa em 2012 e em 2014 garantiu a sua entrada para o Movimento Júnior Português, conseguindo o estatuto de Júnior Empresa. Foi um caminho de altos e baixos, como qualquer organização em fase de construção, de que nos orgulhamos imenso. Em 2017 deu-se um ponto de viragem e concluiu-se que era necessário redefinir o foco da organização e a sua visão estratégica, dando-se os primeiros passos para a YME que conhecemos hoje. Em 2019 reestruturou-se o core business e a YME começou a assumir-se como especialista em serviços de comunicação e marketing, decisão proveniente daquelas que foram consideradas as necessidades do mercado da região e a capacidade dos nossos membros. A partir daí, o crescimento foi exponencial, tanto a nível externo como a nível da solidificação da estrutura interna. Em 2020 fomos, pela primeira vez, certificados de qualidade pela Junior Enterprises Portugal, federação portuguesa de Júnior Empresas, que nos audita anualmente. E por fim, em 2021, com mais de 40 membros de mais de 10 cursos diferentes, com grandes eventos a acontecer e com um recorde de serviços realizados, não poderíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa e de tudo o que foi alcançado até aqui.

Como se coordenam tantas áreas de conhecimento para prestar um serviço de qualidade ao cliente?
Em todos os nossos serviços temos uma equipa com membros dos departamentos de relações financeiras e comerciais, comunicação e marketing e jurídico, de forma a garantir que existe um follow-up contínuo do cliente, que está tudo dentro dos trâmites legais e que o serviço é executado por membros formados na área. Existe uma monitorização próxima, segundo processos bem definidos e completos, bem como, checkpoints de feedback, tanto internos, como com o cliente. Desta forma, e aliado com o nosso plano formativo (que oferece cerca de 100h de formação anual) garantimos que todas as etapas e requisitos do cliente são cumpridos, o que se refletiu numa taxa de satisfação de 100% de todos os nossos clientes, em 2020.

E atualmente qual o foco da YME?
A YME, como Júnior Empresa de consultoria em comunicação e marketing, ocupa dois importantes papéis: ser uma plataforma de desenvolvimento de estudantes, através de oportunidades formativas e do learn by doing, bem como, na sua vertente empresarial, impulsionar o crescimento de negócios. Desta forma, atualmente desenvolvemos projetos para a comunidade académica, como é exemplo o What The Hack, evento que decorre neste mês de abril e proporciona aos estudantes a oportunidade de participar numa competição de casos de estudo, em parceria com o IKEA Portugal. Para além disso, a nossa principal área de atividade é a execução de serviços de comunicação e marketing como gestão de redes sociais, criação de websites, branding, design de comunicação e motion graphics.

Como afetou a pandemia o vosso trabalho?
Considero que a pandemia não ajudou nem dificultou o nosso trabalho, mas sim a nossa motivação e capacidade de adaptação permitiram que tivéssemos o melhor proveito de uma fase complicada. Reinventamos os nossos métodos de trabalho, permitindo o convívio recorrente e o boost na motivação, reinventamos a nossa estratégia comercial, mostrando aos negócios a necessidade de também se adaptarem para prosperarem, e aproveitamos as vantagens da eliminação de barreiras físicas através do online, procurando aproximar os estudantes da UMinho de empresas que fisicamente estariam mais distantes. Na YME não vemos obstáculos como derrotas, mas sim como formas de sermos criativos e evoluirmos!


  Uma escola dentro da Universidade
 
Para além dos serviços que prestam, a YME acaba por ser uma escola para quem dela faz parte…
Sem dúvida! O que se aprende na YME e a rede de networking que se cria são as maiores propostas de valor que podemos apresentar aos nossos membros. É um sítio que nos "obriga" a pensar fora da caixa, a sair da zona de conforto e a aprender coisas novas que nunca pensaríamos que nos iriam interessar ou dar tanto. Além disso, é um lugar onde podemos conhecer-nos melhor, ou seja, identificar as nossas dificuldades, combater inseguranças, perceber onde nos encaixamos numa equipa e conhecer o mercado de trabalho e as oportunidades que nos interessam. Acreditamos que nenhuma outra organização da Universidade do Minho oferece uma proposta de valor tão completa e específica para as necessidades de cada membro!

Consideras que fazer parte da equipa da YME ajuda a capacitar os seus integrantes para o mercado de trabalho?
Um membro alumni da YME disse, e eu não poderia estar mais de acordo, que "fazer parte da YME não é ser aproximado do mercado de trabalho, é entrar no mercado de trabalho".
 

Dos principais serviços que prestam neste momento, quais aqueles que mais destacam? E quais os clientes?
Trabalhamos com vários clientes simultaneamente, que vão desde pequenos negócios até empresas multinacionais. Atualmente podemos destacar o serviço de gestão de redes sociais para o Babelium. Um dos nossos maiores clientes é o grupo Tecnibuild, uma empresa de construção multinacional, que trabalha connosco desde junho de 2020 e já recrutou vários dos nossos serviços como gestão de redes sociais e design de comunicação. Por fim, posso destacar também o desenvolvimento de um website, o branding e o design gráfico de rótulos para a Gruta da Lomba, marca de refrigerantes portuguesa que vende em grandes superfícies comerciais.  

É fácil convencer uma empresa a trabalhar convosco?
Considero que será sempre uma dificuldade que qualquer júnior empresa terá de enfrentar, mas cada vez mais as empresas confiam na criatividade e profissionalismo dos jovens, o que se reflete num aumento do número de negócios a chegarem até nós para requisitarem os nossos serviços. O segredo é, passo a passo, construir uma carteira de clientes satisfeitos e fidelizados, porque não há melhor prova da nossa qualidade do que isso. 

Este ano foram finalistas nos “jeniAL Awards - Júnior Empresa Mais Promissora”. O que significou isto para a YME?
Acima de tudo, foi um orgulho enorme e um incentivo extra para continuarmos a trabalhar mais e melhor! Esta nomeação marcou o colmatar de todo o esforço desta família incrível que me acompanha todos os dias e de muitos outros que por cá passaram e que continuarão sempre a fazer parte dela. 2020 foi, sem dúvida, um ano de mudança, de muito trabalho e de crescimento. Estamos certos que ditou o início de um futuro brilhante e muito promissor!
  
E como olham para o futuro?
Iremos continuar a trabalhar, tanto a nível do impacto externo como da estrutura interna, procurando a inovação e a solidificação daqueles que serão sempre os nossos pilares: formar melhores profissionais e impactar negócios. Ambicionamos ser a mais importante e reconhecida associação da UMinho e ser uma referência no mercado regional na execução de serviços de comunicação e marketing. 


  40 membros e mais de 10 cursos diferentes
 
A YME é composta por quatro departamentos: relações financeiras e comerciais, jurídico, recursos humanos e comunicação e marketing, todos com funções distintas mas com igual importância para o bom funcionamento da organização. Para além disso, a sua estrutura inclui ainda uma Direção Geral, composta por quatro pessoas: Márcia Galvão, estudante de Engenharia e Gestão Industrial, no cargo de diretora geral, pelo Gonçalo Martins, estudante de Direito, no cargo de diretor executivo externo, pela Juliana Ferreira, estudante de Direito, no cargo de diretora executiva interna, e, por fim, pelo Vasco Araújo, estudante de Gestão, no cargo de diretor executivo financeiro. 

A equipa conta atualmente com 40 membros, de mais de 10 cursos diferentes. Na YME não existem barreiras à formação académica e vemos como uma vantagem a possibilidade de termos uma equipa tão multidisciplinar, com alunos de quatro Escolas e Institutos da UMinho: Escola de Engenharia, Escola de Economia e Gestão, Escola de Direito e Instituto de Ciências Sociais. É incrível ver como todos os dias aprendemos tanto trabalhando uns com os outros, unindo backgrounds de cursos tão distintos, como Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Gestão, Economia, Marketing, Relações Internacionais, Contabilidade, Direito, Ciências da Comunicação, etc.