Andarilho inteligente apoia a reabilitação e a locomoção

03-10-2014 | Pedro Costa

Maria Manuel Martins frequenta o doutoramento de Engenharia Biomédica da UMinho

A segurança e a estabilidade do equipamento são asseguradas pelo design próprio e robutez

O andarilho motorizado promete ser uma solução para casos dificeis até aqui encaminhados para a cadeira de rodas

A componente eletrónica do dispositivo permite o controlo remoto por parte de técnicos de fisioterapia e compilar dados para avaliação terapêutica

O equipamento está a ser testado no Hospital de Braga

1 / 5

Projeto de Maria Manuel Martins, doutoranda em Engenharia Biomédica, garante menor probabilidade de incidentes, uma terapia mais segura e está já em testes no Hospital de Braga.




A criação de um andarilho motorizado inteligente, capaz de auxiliar de forma segura tanto a locomoção como a terapia da reabilitação física, resultou de uma ideia desenvolvida no âmbito do doutoramento em Engenharia Biomédica de Maria Manuel Martins. Para além do desenvolvimento científico, o projeto da UMinho conta com parceiros como o Hospital de Braga e uma empresa de produtos ortopédicos e hospitalares sedeada em Guimarães.

A estabilidade do equipamento, conseguida através de um design próprio e da inteligência artificial, que garante ao utilizador menor probabilidade de incidentes e uma terapia mais segura, acaba por ser o principal fator de diferenciação, uma vez que “o aparelho permite maior segurança, mesmo nos casos mais difíceis em que, por falta de soluções estáveis, os pacientes acabam por ser indicados para cadeiras de rodas”, refere a investigadora. Determinante é também o fator motivação e confiança na abordagem aos trabalhos de reabilitação, considera, pois a engenheira biomédica deste equipamento "adapta-se muito bem às diferentes necessidades e limitações físicas e cognitivas dos pacientes”, proporcionando uma adaptação fácil e a manutenção da motivação para a terapia.

O protótipo desenvolvido, que é alimentado por baterias, permite quarto formas de utilização, que o ajustam a situações de simples locomoção ou processos de reabilitação. A utilização do andarilho motorizado pode ser feita em modo manual, com total controlo e manuseamento do utilizador, que o conduz livremente através de um sistema de condução fácil e amigável; com controlo á distância por outrem, por exemplo, monitorizado e conduzido por um fisioterapeuta que define os movimentos do utilizador; em modo pré-programado/autónomo, onde o andarilho faz um percurso com meta pré-estabelecida, mas ajustando-se nesse mesmo percurso desviando-se de eventuais obstáculos e pessoas que se oponham; e por último, em modo misto, que é manual, controlado e conduzido pelo utilizador, mas com o dispositivo a avisar com alarmes de obstáculos, afastamento corporal, ou outros riscos eventuais.

Para a doutoranda, “esta flexibilidade de utilização gera uma fácil adaptação por parte de quem o utiliza, que normalmente são pessoas com dificuldades de movimentação, logo com níveis de confiança baixos”. Outra potencialidade deste equipamento revolucionário vai para a possibilidade de realizar o apoio ao diagnóstico através da quantificação e análise da marcha. Ou seja, através de um sistema de sensores são recolhidos dados posturais e gestuais, que vão desde o nível de afastamento ao equipamento até à forma de caminhar e à posição das pernas ou do tronco, que, sendo registados, permitem estabelecer padrões para posteriores avaliações médicas e terapêuticas. A partir desta possibilidade ultrapassa-se a avaliação pela simples observação, avançando nos tratamentos e nas melhorias com dados de avaliação mais objetivos.
 
Neste momento, o equipamento está tecnologicamente desenvolvido e praticamente concluído, decorrendo a fase de validação nos serviço de Ortopedia e de Reabilitação do Hospital de Braga, adianta Maria Martins. Havendo “luz verde” da validação clinica, terá lugar o processo de certificação, “que ainda demorará o seu tempo”, e de seguida, "rapidamente este produto terá potencial de mercado e poderá motivar interesse dos fabricantes do setor".