Next GNRation

29-05-2015 | Nuno Passos

A equipa da Ypodcast, com Paulo Oliveira Sousa, Pedro Avelar e Marlene Ribeiro

Sara Silva, Jaime Campos e João Pedro Ribeiro trabalham juntos na PeekMed (foto: Miguel Nogueira/P3)

Raquel Koch, Ricardo Macedo, Mariana Gomes, Marta Rodrigues e Joana Neves estão no projeto shair

Luís Miguel Rufo é fundador e diretor da Negócios na Hora

A Nutrium é formada por Pedro Maia, Martinho Aragão, Pedro Carneiro, Diogo Alves e André Santos

Os logótipos de projetos ligados a (ex-)alunos da Universidade do Minho no GNRation

No "Demo Day Startup Braga", em janeiro, estiveram sete start-ups que realizaram o primeiro programa de aceleração de empresas, tendo obtido 1.7 milhões de euros de financiamento e integrado ainda um 'road show' a Londres em março

Carlos Oliveira, antigo aluno da UMinho e ex-secretário de Estado, é o presidente da Startup Braga e InvestBraga

O primeiro aniversário da InvestBraga foi assinalado a 20 de abril na Reitoria da UMinho, com o ministro Poiares Maduro

O edifício GNRation situa-se no Campo da Vinha, no centro de Braga

Da autoria do arquiteto Carvalho Araújo, a reabilitação do antigo quartel da GNR recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2014

1 / 11

Ypodcast, Nutrium, Negócios na Hora, PeekMed, Shair... Não faltam projetos inovadores de (ex-)alunos e cientistas da UMinho na incubadora Startup Braga.




O GNRation - um antigo quartel da GNR convertido em polo de inovação - é o berço mais recente do empreendedorismo digital da região, destacando vários projetos da comunidade UMinho. Este espaço é a sede da Startup Braga e InvestBraga, apoiada pela Microsoft Ventures. A coordenação cabe a Carlos Oliveira, ele próprio antigo aluno de Sistemas e Informática da UMinho e ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. O NÓS apresenta abaixo algumas das empresas incubadas neste "campus" de 4400 metros quadrados e que não se cansam de olhar para o futuro. Outras já levantaram voo, como a Seegno e Mezzolab. Mas mais, muitos mais projetos "made in" UMinho aceleram em espaços além dos muros da academia, como o SpinPark, Ideia Atlântico, IEMinho, Factory Business Center, BIC Minho e In.Cubo.

 
YPODCAST | Áudio para (quase) tudo | www.ypodcast.pt
Precisa de resumos em áudio para os exames nacionais, adaptados a qualquer plataforma online – e assim estudar como quem ouve rádio, enquanto faz outra coisa? E quer conhecer uma localidade portuguesa guiada(o) pelos seus headphones, como em Braga e Vila Nova de Cerveira? Ou gostava de ouvir a história de um vinho através da sua garrafa, usando o código QR? Marlene Ribeiro, Paulo Oliveira Sousa e Pedro Avelar são apaixonados pela rádio e pelo som. Os três licenciados em Ciências da Comunicação da UMinho lançaram a Ypodcast, apostados em projetos áudio para o turismo, o conhecimento e os negócios. A empresa teve o apoio inicial da TecMinho, do IAPMEI e afirma-se agora na StartUp Braga.
 
PEEKMED | O simulador dos ortopedistas | www.peekmed.com
Os médicos ortopedistas já podem treinar antes de chegar à mesa de operações, evitando erros na intervenção. O simulador 3D da PeekMed é decisivo no caso da rótula ou tornozelo do atleta de elite, em que a pressão aumenta. O projeto, no ar desde janeiro, esteve um ano com o Passaporte para o Empreendedorismo do Governo. Os autores? São eles João Pedro Ribeiro, Sara Silva, mestres em Engenharia Biomédica na UMinho, Jaime Campos, mestrando em Engenharia Informática, e o ortopedista José Carlos Noronha, que lida com futebolistas como Cristiano Ronaldo e Radamel Falcao. Esta ferramenta permite o planeamento cirúrgico completo. O médico é livre para manipular o modelo tridimensional gerado do estudo imagiológico do paciente. Pode também combinar e testar digitalmente materiais de união de fragmentos ósseos fornecidos por diversas empresas.
 
SHAIR | A galeria dos novos artistas | shairart.com
É uma galeria virtual (e rede social) para artistas emergentes de todo o mundo. A plataforma shair apresenta e comercializa os trabalhos junto dos amantes de arte, experts e expositores. O serviço inclui também a logística e a entrega das obras. As peças mais votadas na galeria virtual são periodicamente levadas a leilão e expostas na Galeria Emergentes dst, no centro de Braga. O projeto criado há um ano tem o slogan "Be a part" e junta já 900 autores de pintura, fotografia, escultura, ilustração e desenho, como o hiper-realista Gustavo Fernandes e o pintor digital Rui Mendes. Aqui, a arte “está além do negócio, é uma forma de pensar o mundo – e permite a quem desistira de ser artista, sê-lo”, diz Mariana Gomes, que passou pela licenciatura em Ciências da Comunicação na UMinho e é ladeada na shair por Joana Neves, do mesmo curso, e Ricardo Macedo, mestrando em Marketing.

NEGÓCIOS NA HORA | O facebook dos artigos usados | www.nnh.pt
A plataforma social de compra e venda de artigos usados Negócios na Hora é uma referência nacional, graças ao seu cariz “fácil, rápido e seguro”. Sabe-se o perfil de quem vende (em vez de haver um só email) e o chat agiliza a comunicação. Neste mostruário digital merceia-se desde estantes a videojogos, de cachorros a carros, de tinta para cabelo a matraquilhos. É levar, freguês. As entregas em mão "representam 95%" do total. Os níveis de satisfação "são também de 95%". O projeto inicial baseava-se em grupos regionais no facebook, mas o interesse dos utilizadores cresceu e, após um estudo interno, foi integrada a plataforma com um site oficial. Nos bastidores está Luís Miguel Rufo, licenciado em Direito na UMinho. E tem piada pensar que tudo começou após a sua tentativa falhada de comprar online uma bicicleta usada “boa, perto e em segurança”.

NUTRIUM | O nutricionista na mão | www.nutrium.pt
A partir de agora, o utente pode sair da consulta com o seu plano alimentar numa aplicação móvel, em vez de ser na típica folha de papel, e dizer de forma simples se cumpriu ou não as refeições. O projeto chama-se Nutrium e venceu o Prémio Jovens Empreendedores SpinUM. É da autoria de cinco alunos de Engenharia Informática da UMinho – André Santos, Diogo Alves, Pedro Carneiro, Pedro Maia (todos no mestrado) e Martinho Aragão (na licenciatura). A aplicação informática permite o acompanhamento “mais eficaz e real” por parte do paciente e do profissional. Os testes do serviço foram bem recebidos em clínicas de nutrição. O potencial de mercado é grande. Há cada vez mais doentes devido à fraca alimentação, como os obesos e hipertensos. Mas os desportistas e as crianças são também um público importante.

PERFORMETRIC | Fadiga não entra | www.performetric.net
Como evitar a fadiga mental do trabalhador, melhorando a sua saúde, a qualidade de vida e a produtividade? Basta instalar a aplicação Performetric, que mede sinais de cansaço de forma não intrusiva e, a dada altura, lança o alerta: “Vá apanhar um pouco de ar ou tomar café”. As recomendações e os timings de repouso podem variar, consoante o perfil da pessoa e o cargo. O protótipo da plataforma está a ser validado em várias instituições e a recetividade é positiva. O projeto tem apenas um mês, mas muita vida pela frente, face aos empregos no mundo à frente de ecrãs, desde call centers, consultoras, secretarias, empresas digitais… Bem, também é aplicável a contextos de lazer. Os ideólogos do projeto vêm de Engenharia Informática da UMinho: o doutorando André Pimenta, o doutorado e professor Davide Carneiro, o professor Paulo Novais e o mestrando Serafim Pinto. Pois, nem será preciso dizer-lhes para fazerem pausas enquanto programam.


Entrevista a Carlos Oliveira, presidente da Startup Braga

O que representa a proximidade da UMinho para a afirmação da StartUp Braga? 
A Universidade do Minho é uma das principais instituições que garante a qualificação superior em Braga, assumindo-se como uma referência no ensino de alta qualidade,  fazendo também uma aposta na investigação e na interação com a sociedade a nível regional, nacional e internacional. A proximidade que fomos desenvolvendo com a UMinho tem-se revelado uma mais-valia, não só para a afirmação da Startup Braga mas, acima de tudo, para o sucesso das start-ups que apoiamos. Através de protocolos que já assinamos com a UMinho temos conseguido disponibilizar espaços, meios e conhecimentos às start-ups que integram os nossos programas, o que lhes permite evoluir com apoio qualificado e de alto reconhecimento.  
 
E o que a comunidade da UMinho tem a ganhar com esta parceria?
Após um ano de trabalho e de consolidação, a Startup Braga prepara-se para implementar o Programa de Pré-Aceleração, que consiste numa postura mais proativa. Ou seja, mais do que ficarmos à espera que as empresas nos contactem, vamos - com o apoio de empresários, investidores e especialistas de mercados - à Universidade para termos livre acesso a tecnologias e projetos de investigação realizados por investigadores estudantes. No fundo, o programa de Pré-Aceleração tem como objetivo fazer uma avaliação em primeira mão de projetos com elevado potencial, e ajudar a construir equipas multidisciplinares, capazes de identificar e validar ideias de negócio. No final, esperamos que os projetos provenientes deste programa possam ser apoiados pela Startup Braga e resultem na criação de empresas e de postos de trabalho.