Festival de Outono da UMinho mostra a cultura em Braga e Guimarães

14-10-2016 | Catarina Dias

Teatro de sombras “E assim nasceu Guimarães”, no Museu Alberto Sampaio

Conversa "Instituições, Cultura e Música" no Instituto de Design, no campus de Couros, Guimarães

Sessão "A Literatura e a Leitura do Mundo" reuniu esta quinta-feira, na BLCS, Renato Epifânio, João Pedro Mésseder, Delmar Gonçalves e Carlos Pazos

Cerca de 300 pessoas assistiram ontem ao concerto de abertura do Festival de Outono. A Orquestra da UMinho foi dirigida pelo maestro venezuelano Gerardo Estrada

A Orquestra da UMinho está esta noite no Braga Parque com música latino-americana. A atuação realiza-se no âmbito da Capital Ibero-Americana da Juventude 2016

A programação inclui até ao final do dia de hoje um colóquio dedicado à escritora bracarense Maria Ondina Braga (foto)

Aziza Brahim acaba de lançar o álbum “Abbar el Hamada”. Exilada há mais de duas décadas, é uma das principais vozes da causa do povo saharaui

O sul-africano Derek Gripper já traduziu para a sua guitarra de seis cordas os maiores nomes da música africana, como Toumani Diabaté, Ballaké Sissoko e Ali Farka Touré. O concerto é esta noite no jardim interior da Reitoria

Batida é Pedro Coquenão. Vem a Braga mostrar o melhor do semba e do kuduro angolanos

A Orquestra de Câmara Arte Sinfónica atua este sábado, às 17h00, no Museu Nogueira da Silva, no centro de Braga (fonte: www.cm-viana-castelo.pt)

O sírio Omar Souleyman apresenta este sábado, na Reitoria, o seu novo álbum “Bahdeni Nami”. Em 2014 atuou na Gala de Entrega do Prémio Nobel da Paz

Crocodilo Criollo é um projeto afro-peruano sediado em Lisboa. Junta às manifestações musicais negra e crioula textos originais com forte pendor interventivo e social

Fandango surge da colaboração entre Gabriel Gomes e Luís Varatojo, ligados à fundação de Sétima Legião, Madredeus e A Naifa. É uma mistura de música portuguesa e eletrónica (foto: Rita Carmo)

Programa inclui mais de vinte atividades ligadas a música, teatro, literatura, poesia e património.

O Conselho Cultural da Universidade do Minho apresenta de 13 a 15 de outubro a 7ª edição do Festival de Outono, que inclui mais de uma vintena de atividades, desde música, teatro, literatura, poesia e visitas guiadas. Esta iniciativa pretende mostrar a dinâmica cultural em Braga e Guimarães, em especial aos novos estudantes da academia.

A Orquestra da UMinho realizou ontem à noite o concerto de abertura, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Houve ainda o teatro de sombras “E assim nasceu Guimarães”, no Museu Alberto Sampaio, e uma conversa temática no Instituto de Design, com Ângelo Martingo, do Departamento de Música da UMinho, Rodrigo Teodoro, do Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, e Paulo Pinto, da Câmara de Guimarães. Já em Braga, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu a palestra “A Literatura e a Leitura do Mundo”, com os escritores João Pedro Mésseder e Delmer Gonçalves, Carlos Pazos, da UMinho, e Renato Epifânio, da Universidade de Lisboa, e o Museu Nogueira da Silva foi palco do concerto de jazz do quarteto Iago Fernández, que se repete esta sexta-feira, às 21h30, na Casa Museu de Monção.

A Orquestra da UMinho apresenta-se hoje à cidade de Braga e ao seu público com música latino-americana. A atuação, integrada na Capital Ibero-Americana da Juventude 2016, decorre às 21h30 nas escadarias do Braga Parque. A Reitoria da academia minhota acolhe, em simultâneo, os concertos de Aziza Brahim – ativista que viveu num campo de refugiados e é uma das compositoras mais influentes do Sahara Ocidental –, do guitarrista sul-africano Derek Gripper e do luso-angolano Batida, que mistura kuduro e semba. Os interessados podem ainda ouvir Aziza Brahim e Batida falarem do poder da música na sociedade contemporânea, às 18h00, no café A Brasileira. Ou mesmo participar ao longo do dia no Colóquio Internacional Maria Ondina Braga, no MNS.

No sábado há oficinas de música afroperuana, poesia e leitura encenada sobre multiculturalidade, um espetáculo de percussão inédito, uma atuação da Orquestra da Câmara Arte Sinfónica e uma palestra sobre as raízes e o futuro da música portuguesa. O sírio Omar Souleyman sobe também ao palco do salão medieval da Reitoria, às 21h30. Seguem-se os espetáculos do projeto afro-peruano Crocodilo Criollo e do grupo Fandango.

Conciliar o património cultural com a criação contemporânea

O programa inclui ainda visitas guiadas a espaços culturais de Braga e Guimarães, incluindo o MNS, a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital de Braga, as Termas do Alto da Cividade, o Museu dos Biscainhos, o Museu D. Diogo de Sousa, a Escola Velha da Sé, a Fonte do Ídolo, a Torre de Santiago, o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques e o Museu Alberto Sampaio. As inscrições podem ser feitas em ccultural@reitoria.uminho.pt.

O Festival de Outono concilia aspetos do património cultural e artístico que a UMinho detém ou zela, ligando-o com a história das duas cidades onde está sediada e à criação contemporânea. Para a presidente do Conselho Cultural da UMinho, Eduarda Keating, esta sétima edição revela o crescimento e a maturidade do festival, sendo mais diversificado nas propostas, nos horários, nas temáticas e nas parcerias, como a Associação Académica da UMinho e a RUM