“Ninguém tem o monopólio do fanatismo”

21-12-2016 | Nuno Passos

A circulação das ideias acompanha a circulação dos bens, o que não põe em causa a essência da festa, diz Jean-Martin Rabot (foto: thecristmascompany.com)

Procissão de Natal ortodoxa em Tbilissi, Geórgia (foto: uol.com)

A figura mítica atual do Pai Natal remonta ao século XIX, referindo-se ao São Nicolau da tradição cristã (foto: einerd.com)

O cristianismo adaptou as tradições às mentalidades locais, inclusive na gastronomia, como o peru na Austrália, trazido pelos colonizadores, embora recentemente se aposte numa festa com frutos do mar (foto: weekendnotes.com)

Jean Martin-Rabot a intervir, ladeado pelo conhecido sociólogo francês Michel Maffesoli, na Universidade de Paris-Descartes, em novembro de 2015 (foto: Vincenzo Susca)

1 / 5

O sociólogo Jean Martin Rabot defende que o Natal envolve crentes e não crentes.




Jean Martin Rabot nasceu em Estrasburgo, França, em 1957, onde iniciou os seus estudos. Fez a licenciatura e o mestrado antes de se mudar para Portugal em 1982. Acabou por se doutorar na UMinho, sob orientação de Michel Maffesoli, que tem inspirado o seu trabalho. É professor no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais desta academia e um especialista em Teorias Sociológicas, Ciências da Comunicação e Sociologia do Imaginário. Volta regularmente ao seu país de origem, nomeadamente para colaborar de perto com a Universidade de Paul Valéry - Montpellier 3, além da Universidade Paris-Descartes (Sorbonne) ou da Universidade de Estrasburgo.
 

O Natal cristão está disseminado pelo mundo ocidental. Considera que há uma consciência do seu significado real ou tornou-se um ritual social?
Primeiro, entendo que não existe significado real das coisas. No fundamento daquilo a que se chama real temos a força do imaginário, ou seja, um conjunto de crenças ou pensamentos coletivos, um conjunto de mitos e de representações, mas também um conjunto de práticas que fazem com que a realidade seja o que é. Com efeito, não podemos reduzir o real a uma realidade objetiva, calculável e manipulável, medível e previsível. E, por conseguinte, não podemos encerrar o real em conceitos que são abstratos e sempre limitados, na medida em que exprimem apenas uma parte ou um aspeto dessa realidade. Será que existe um significado real do Natal, ou de qualquer outra festa? Ou será antes que o significado da festa do Natal reside na maneira como os seus protagonistas a experienciam e vivem? É curioso constatar que o positivista Émile Durkheim, um dos pais fundadores da sociologia, tenha concluído que, enquanto pensamos agir com a nossa plena consciência, somos na realidade socialmente coagidos por maneiras coletivas de pensar, de agir e de sentir que se impõem à nossa consciência.

O ritual condensa em si essas maneiras de pensar, de agir e de sentir?
Exatamente. Toda a religião tem os seus atos fundadores, como o nascimento e a morte do Cristo para os cristãos, que são periodicamente comemorados e relembrados através das práticas rituais. O ritual permite reatualizar o tempo sagrado dos primórdios (o tempo do Cristo para os cristãos) e de satisfazer a "nostalgia das origens" da qual falava o especialista das religiões Mircea Eliade. O ritual é um ato que permite inscrever as ações humanas na ciclicidade da vida; ou seja, fazer passar o tempo linear, o tempo que desemboca na finitude e na morte, para o tempo dos deuses, o tempo cósmico, que é por excelência o tempo sagrado. É por meio do simbolismo ritual que a festa insere o homem numa continuidade sagrada, integrando e interligando estes dois polos irredutíveis de toda a vida social: o sagrado e o profano.

Considera que o ritual tem algo de carnal e de festivo?
Sim, o ritual é da ordem da fusão e do presentismo; estimula os sentidos e reabilita a expressão das emoções. É a justo título que Moisés Espírito Santo, o antropólogo e sociólogo português das religiões, definiu a religiosidade popular como um "conjunto de ritos festivos, processionais, orgíacos e barulhentos". Deste ponto de vista, o ritual está bastante afastado das preocupações dos teólogos, os guardiões do Templo, que querem sempre salvaguardar a pureza da mensagem originária, o significado originário da festa. O sociólogo francês Michel Maffesoli dizia que o rito fortalece o estar-juntos, "reatualizando a antiga noção da philia, a de uma erótica como fundamento da ligação social". Para responder à sua pergunta, diria que o ritual é o real. Não vejo razões para os opor.


Rituais profanos da República laica "assemelham-se" aos rituais cristãos

Sendo a época natalícia eminentemente religiosa, porque todos (crentes e não crentes) parecem comemorá-la?
Em primeiro lugar, temos que ter em mente o significado da palavra religião. Uma das etimologias possíveis é a de religare: o que nos religa a Deus e, de forma mais lata, o que nos religa aos outros. O religioso não pode ser encarado fora das suas manifestações sociais. Durkheim falava do "divino social" para dar conta do caráter eminentemente social de toda a religião. Constatamo-lo com os peregrinos que fazem o caminho de Santiago de Compostela, a partir de inúmeros países europeus, como a França e a Polónia. Peregrinos que, na sua maioria, são ateus ou agnósticos, estão à procura de espiritualidade, à procura de si próprios. Da mesma forma, a festa do Natal, através das inúmeras manifestações de rua propostas envolvem-se os crentes e os não crentes e dão conta desta exuberância e vitalidade festiva. Basta olhar para o mercado de Natal de Estrasburgo, com as suas mais de 300 tendas, onde se exibem produtos regionais, de gastronomia, de artesanato, entre outros, e que atrai mais de dois milhões de visitantes por ano.

Os mercados de Natal não são recentes.
Os que que apareceram no século XIV na Alemanha florescem hoje em boa parte das cidades europeias. Podemos referir, como exemplo, as festividades natalícias de Nápoles, a capital dos presépios, que junta diariamente dezenas de milhares de pessoas na via San Gregorio Armeno. Como no-lo mostrou Vilfredo Pareto, também um dos pais fundadores da sociologia, uma das características da vida social é que os homens e mulheres precisam de exteriorizar os seus sentimentos. Fazem-no, por exemplo, por meio dos rituais festivos e das comemorações. Peter Brown, o grande especialista da Antiguidade Tardia, tinha mostrado nas suas obras que o cristianismo não podia ficar enclausurado dentro das paredes da catedral, mas precisava de sair para a rua e exprimir-se coletivamente. O cristianismo não podia ter sobrevivido se tivesse sido exclusivamente uma religião para as elites, uma religião para teólogos, uma aproximação de Deus pela mera inteligência, tal como o preconizava o teólogo Anselmo de Cantuária.

É uma religião popular.
Desde os seus inícios que o cristianismo o foi, misturando o sagrado e o profano. O historiador francês Jacques Le Goff deu exemplos instrutivos no seu livro "O Deus da Idade Média". Nos mercados tradicionais eram organizadas lotarias, nas quais se amalgavam dois prémios no mesmo cesto da sorte: prémios materiais, em dinheiro ou comida, e prémios espirituais, como as indulgências, sem que existisse a mínima contradição. Da mesma forma, nas procissões medievais coabitavam ícones da Virgem e imagens de nudezas pagãs, sem que isso levantasse um qualquer problema de ordem moral. Como no-lo diz Michel Maffesoli, a transcendência é ao mesmo tempo imanente. As festas, por mais religiosas que sejam, têm uma lógica própria. São da ordem do vivido e possuem a característica de serem contagiosas. Não são reservadas aos crentes ou não crentes.

As festas unem?
Por definição, as festas unem, ultrapassam as barreiras que quotidianamente separam as pessoas: as diferenças de classe, de pertença racial ou étnica, as diferenças entre crentes e não crentes. Da magia das iluminações e do cintilar das luzes nasce a magia da fusão coletiva. A sociologia dá bem conta disso ao utilizar conceitos como os de contágio, de imitação, de contaminação, de efervescência, de excitações coletivas... É preciso uma grande dose de ignorância para se ter a ideia que teve um dos presidentes de Câmara de uma pequena cidade da Lorena, em França. Quis proibir a edificação de um presépio no edifício da Câmara para não ofuscar os crentes de outras religiões, tais como os muçulmanos, e os não crentes, sob pretexto de que a religião não devia ter visibilidade na República laica! Este exemplo parece-me paradigmático da atual cegueira, incapaz de ver que o religioso é transversal à toda a sociedade. Aliás, a República laica tem os rituais profanos que se assemelham muito aos rituais religiosos dos cristãos. Como se sabe, ninguém tem o monopólio do fanatismo!


Porque se comportam os não crentes como se o vivessem religiosamente?
O religioso não pode ser entendido como qualquer coisa de separado da vida quotidiana das pessoas. Desse modo, ao aderirem aos rituais que acompanham as etapas da vida (o nascimento, o casamento, a morte...) e que pontuam determinadas datas do ano (Natal, Carnaval, Páscoa, entre outras), os não crentes participam no processo de fusão coletiva que permite periodicamente regenerar as sociedades e libertá-las da entropia que as ameaça. É assim que podemos compreender os inúmeros rituais...

...que marcam a nossa vida quotidiana.
Por exemplo, as grandes festas religiosas, mas também os rituais políticos aquando das eleições, as comemorações folclóricas regionais e os rituais desportivos. Estes rituais cristalizam os elementos emocionais que o racionalismo negligenciou. Conferem a todos a possibilidade de partilharem o sagrado. É nesse sentido que o alemão Georg Simmel, outro pai fundador da sociologia, disse que o religioso está por todo o lado: "No erotismo e na amizade, na autoridade e na obediência, na relação entre o indivíduo e a sua linhagem, a sua família, a sua classe social, a sua pátria e, por fim, a humanidade; e também na sua relação com o destino, com a sua profissão, com os seus deveres, com os seus ideais...".
 


Promiscuidade gerada nas festas natalícias "não contribui para converter crentes"

Porque é que o cristianismo não se comemora de igual forma em todo o mundo cristão?
Desde as suas origens, adaptou-se às tradições e mentalidades locais e dividiu-se consoante os cismas e as correntes novas que apareciam. Assim, os coptas do Egito, os ortodoxos gregos ou russos, os protestantes dos países nórdicos ou ainda os católicos do Sul da Europa festejam de forma diferenciada os grandes momentos do ano litúrgico. Uma característica de todas as religiões é que poder sobreviver tem que se adaptar. Não existem religiões puras, capazes de reproduzir até ao infinito o seu modo de produção originário. O próprio cristianismo recuperou as tradições pagãs do mundo romano. O Natal cristão corresponde à festa romana do Sol Invictus, o sol invicto. E adaptou-se ao longo dos séculos, como continua a fazê-lo hoje.

Há quem acuse que o Natal é um produto de marketing religioso ou empresarial. Concorda?
São os contemptores da vida, como dizia Nietzsche. Aqueles que veem tudo com os antolhos da sociologia crítica. Passam o seu tempo a denegrir a vida em vez de gozá-la. Aliás, a sua pergunta é significativa. No acusar há um juízo e um julgamento. Tudo seria consumo, enquanto fonte de alienação ou de embrutecimento, se quisermos utilizar a terminologia marxista. Na realidade, os sociólogos sabem pertinentemente que a circulação das ideias acompanha a circulação dos bens, e vice-versa. Deste ponto de vista, a efervescência coletiva e o ludismo patentes nas celebrações do Natal são perfeitamente compatíveis com as estratégias de marketing. Em todo o caso, estas últimas não põem em causa a essência da festa.

Até que ponto a figuração de um mito no Pai Natal não descredibilizou o ritual religioso?
Não há religião pura, abstrata, que se possa comprazer apenas no mundo platónico das ideias. A religião é, antes de mais, um conjunto de práticas que implicam figurações de toda a ordem. Não será que as representações do Cristo ou da Virgem são infinitas, assim como o são as formas de os venerar? Longe de descredibilizar o ritual religioso, penso que a figura do Pai Natal permite enriquecê-lo. O Pai Natal, enquanto figura arquetípica e mítica, cuja representação atual remonta ao século XIX, é uma construção sincrética que se refere ao São Nicolau da tradição cristã e a diversas tradições folclóricas do passado. E não podemos esquecer que toda a religião se nutre dessas contribuições culturais externas para sobreviver.

Na sua opinião, o Natal contribui de alguma forma para a conversão de crentes?
Penso que não. A solidão do deserto é mais propícia para a conversão do que a promiscuidade induzida pelas contaminações visuais, sonoras e gustativas das festas natalícias.