Carlos Leal Gomes numa colheita de amostras de espodumena, o minério com maior percentagem de lítio, em trincheiras de prospeção no deserto do Namibe, sudoeste de Angola
Os filões de mica litinífera sobressaem como riscos brancos na rocha do jazigo de Gonçalo-Seixo Amarelo, na Guarda (foto: Carlos Franco/National Geographic)
Funcionário da Novo Litio num furo das sondagens em Mirandela. A empresa australiana quer construir fábrica, mas litígio com Luso Recursos, que detém a concessão, "põe em causa" 370 milhões de euros de investimento (foto: Adriano Miranda/Público)
Na reserva de Jujuy, no extremo norte da Argentina, extrai-se um sal que contém o lítio e o impacto da mineração depende da sua concentração (foto: Lucila Pellettieri/Global Press Journal)
Vista geral das "piscinas de lítio" naquela região da Argentina, um dos principais países fornecedores deste metal, a par dos vizinhos Chile e Bolívia (foto: ElFederal.com.ar)
A extração tem gerado revolta desde o Tibete à Argentina, onde por cada tonelada de lítio retirada evaporam dois milhões de litros de água e favorece-se a difusão de sais superficiais na região indígena, diz o geólogo Fernando Días (foto: ElFederal.com)
A investigação sobre lítio suscita cada vez mais publicações e debates científicos - a conceituada revista "Science" trouxe o tema à capa da edição de outubro de 2015
As baterias de iões de lítio permitem ligar-nos o mundo e fazem parte do nosso quotidiano há muitos anos, como nos telemóveis, PC portáteis, relógios e comandos remotos
Tesla Model S, BMW i3, Fiat 500e e Nissan Leaf são alguns modelos de carros elétricos, um segmento que vai contar com multinacionais como a Apple (na foto, o projeto Titan) ou a IBM. A "revolução" segue dentro de momentos
A autonomia das baterias destes veículos é um dos principais desafios da ciência e da indústria. O Renault Zoe, por exemplo, tem uma bateria com apenas 41 kWh e uma autonomia de referência de 400 km
Portugal é um dos países com bom abastecimento na mobilidade elétrica, nomeadamente graças ao projeto MOBI.E, que envolveu a UMinho, superando os 1250 pontos de carregamento em mais de 50 municípios do continente e da Madeira