Candidaturas a projetos até 31 de dezembro
No âmbito das suas ações, o Centro IDEA-UMinho lançou recentemente o Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, financiando anualmente projetos pedagógicos que integrem dimensões inovadoras. Esta é uma aposta defendida por Flávia Vieira, membro da equipa do Centro e especialista na área da formação de professores. “O caminho da mudança é longo, apesar de o ensino ser a missão para a qual de forma natural as universidades existem”, diz, explicando que em Portugal e nomeadamente no IDEA-UMinho já se tem avançado bastante nesta vertente.
O Centro organizou em julho, na UMinho, a 5ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas do Ensino Superior (CNAPPES), um evento anual de partilha de práticas de inovação entre docentes dos ensinos universitário e politécnico de todo país. Nesse momento, cerca de 200 docentes dos mais diversos domínios científicos partilharam e discutiram as suas experiências pedagógicas, estando a ser preparadas as atas do congresso. Entretanto, o Centro tem organizado um programa de formação duas vezes por ano e, para julho de 2019, está já pensada uma formação específica para novos docentes.
Flávia Vieira realça a importância do Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, considerando que constitui “uma iniciativa central do IDEA, que estimula o envolvimento dos colegas da universidade numa linha de inovação e, consequentemente, na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”. Estes projetos serão partilhados em contextos diversos, como seminários e jornadas, devendo integrar uma avaliação das práticas desenvolvidas, nomeadamente do seu impacto na aprendizagem nos estudantes. Atualmente está em curso um período de candidaturas, podendo candidatar-se os docentes da UMinho, individualmente ou em equipas, mediante o envio de um formulário de candidatura. Os projetos deverão estar alinhados com tendências atuais da docência no ensino superior e visar a melhoria da qualidade das aprendizagens dos estudantes.
Para Flávia Vieira, “apesar de o ensino ser muito valorizado nas políticas de qualidade das universidades”, sendo clara a preocupação das instituições com esta vertente, em termos práticos os docentes “no seu dia-a-dia sabem que a afirmação do seu mérito e a progressão na carreira passam sobretudo pela sua atividade de investigação e não de ensino”, o que constitui um desafio para centros como este, que procuram fomentar uma cultura de valorização da docência. Outro desafio é atender à diversidade no meio académico, “onde há necessidades e interesses comuns, mas também necessidades e interesses específicos das áreas disciplinares”. A responsável acredita que a iniciativa de apoio a projetos tem um papel importante na valorização da docência e permitirá trabalhar especificidades próprias de diferentes áreas, contribuindo de forma significativa para a inovação no seio da UMinho e para a consolidação da missão do Centro IDEA-UMinho.
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