Pessoal técnico, administrativo e de gestão aposta na mobilidade para outros países

21-12-2018 | Carla Martins

1 / 2

A pró-reitora para a Internacionalização diz que, no âmbito dos programas Erasmus+, International Credit Mobility e Iacobus, registou-se o recorde de 52 mobilidades para vários continentes em 2017/18.




Os fluxos de mobilidade - de estudantes, docentes e investigadores e trabalhadores não docentes - entre Instituições de Ensino Superior de diferentes países representam um dos importantes pilares de internacionalização das universidades.

Na Universidade do Minho (UMinho), desde o ano letivo de 2015/2016, que tem sido feito um esforço de ampliar a visibilidade desta oportunidade para o grupo que menos dela beneficia - o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão. Através de diversas campanhas de sensibilização foi possível aumentar exponencialmente a realização de mobilidades por parte deste grupo-alvo. Concretamente, em 2017/2018, no âmbito dos Programas Erasmus+ (27 estados-membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, República da Macedónia e Turquia), International Credit Mobility  (Países parceiros) e Iacobus (Eurorregião Galiza-Norte de Portugal) tiveram lugar 52 mobilidades para efeitos de formação (versus 4 no ano letivo de 2014/2015 e 17 em 2015/2016). Mais interessante ainda é que estes 52 fluxos de mobilidade foram realizados por Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão de 8 Unidades Orgânicas e 9 Unidades de Serviços, abrangendo, por isso, um vasto universo da nossa Universidade. Em 2019, continuaremos a trabalhar para aumentar não só o número de mobilidades mas também, e principalmente, o número de participantes envolvidos nesta relevante atividade.

Uma outra iniciativa orientada para o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão que teve início em 2017, no âmbito das Comemorações dos 30 anos do Programa Erasmus+, foi o lançamento de uma International Week for Non-Academic Staff / Semana Internacional para pessoal não docente. Na primeira edição, a UMinho recebeu 21 participantes vindos de 12 países que, durante 5 dias, participaram em sessões plenárias e de networking, e conheceram as atividades de um de cinco serviços: Serviços de Relações Internacionais, Serviços Académicos, Serviços de Documentação, Gabinete de Apoio ao Ensino e Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem. A segunda edição, em maio de 2018 e seguindo o mesmo formato, acolheu 22 participantes de 14 nacionalidades. Em 2019, e em linha com o eixo estratégico de Internacionalização em Casa, a Semana Internacional trará a novidade de ser aberta ao Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão da UMinho, o que permitirá a interação com colegas vindos de diversos países, sem viajar.

Ter uma experiência de internacionalização permite conhecer novos procedimentos e rotinas bem como realidades culturais que, por vezes, surpreendem, permitem inovação e, acima de tudo, aumentam a predisposição para o acolhimento e compreensão dos mais de 2000 estudantes estrangeiros que a UMinho recebe anualmente. Já para não falar do que a experiência significa, também em termos pessoais, para quem a vivencia. Os depoimentos falam por si.



A mobilidade contada por quem a viveu


"A experiência foi extremamente positiva a nível do desenvolvimento profissional devido à partilha de metodologias e procedimentos de trabalho e ao conhecimento de diferentes procedimentos administrativos no tratamento de situações similares, mas também sobre o funcionamento, legislação, estrutura e à orgânica de instituições que, apesar de terem os mesmos objetivos, têm realidades e funcionamentos tão distintos. Demonstrou-me que apesar das dificuldades profissionais de dia-a-dia, as realidades são comuns e transversais e que muitos dos nossos procedimentos e as práticas estão, em muitos aspetos, na vanguarda de outras realidades e que são muito valorizadas pelas instituições anfitriãs. É uma oportunidade  a não perder."
SUSANA CASTRO | Serviços Académicos
Sun Yat-Sen University, China, junho 2017, International Credit Mobility
Aichi Prefectural University, Japão, julho 2018, International Credit Mobility
 

"No âmbito do Programa Iacobus, realizei a minha mobilidade, na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. O intercâmbio tinha como objetivo principal a partilha das experiências e práticas desenvolvidas nos respetivos serviços (GAE-UMinho e CeTA-USC). De um modo geral, considero que a experiência foi muito positiva, pois permitiu, por um lado, conhecer outras pessoas que desenvolvem projetos semelhantes aos que desenvolvemos cá e, por outro lado, estabelecer contactos mais personalizados para parcerias futuras. Também destaco o profissionalismo e cordialidade dos colegas da USC em partilhar a informação e rotinas diárias."
CRISTINA REIS | Gabinete de Apoio ao Ensino
Universidad de Santiago de Compostela, Espanha, junho 2018, Iacobus
 

"Ao fim de quase quinze anos na Universidade do Minho foi-me possível ter uma experiência de mobilidade e viajar no contexto profissional. Sinceramente, jamais pensei que fosse impactante, mas foi. Há sempre um desconforto associado ao desconhecido, mas também há o frio miudinho de partir à descoberta, e assim, tive a oportunidade de lidar com culturas diferentes, linguagens e modos de interação diferentes, o que deu significativo upgrade à minha visão do mundo."
SARA MOTA | Escola de Engenharia
Università degli Studi di Trento, Itália, maio 2017, Erasmus+
Universidad de Santiago de Compostela, Espanha, fevereiro 2018, Iacobus
Royal University of Phnom Penh, Camboja, maio 2018, International Credit Mobility
 

"Enquanto profissional é enriquecedor conhecer novas formas de trabalho, pessoas de outras culturas, religiões, com maior ou menor experiência, conhecer realidades diferentes e diversas, partilhar o nosso testemunho de como fazemos e somos. Permite-me pensar, refletir e encontrar caminhos para melhorar, tecnicamente, mas essencialmente nas competências de comunicação com diversas culturas. Noto, cada vez mais, que a nossa capacidade de comunicar interculturalmente ajuda-nos a garantir que os alunos internacionais que recebemos são mais felizes, comunicam essa felicidade e ajudam a que a UMinho tenha cada vez mais uma imagem positiva no contexto internacional."
CARLOS HENRIQUES | Escola de Economia e Gestão
Mustafa Kemal University, Turquia, outubro 2017, Erasmus+
Uniwersytet Kazimierza Wielkiego W Bydgoszczy, Polónia, setembro 2018, Erasmus+
 
 
"Encorajo vivamente qualquer colega a aproveitar esta oportunidade que a nossa Universidade proporciona de contacto com outras culturas e outras realidades no contexto do Ensino Superior para o desenvolvimento pessoal e profissional. A este último nível, destaco o enriquecimento nas abordagens a questões e necessidades com que nos deparamos no dia a dia, nomeadamente na forma como planeamos e organizamos os nosso trabalho. Efetivamente, estas experiências potenciam um desempenho de funções de forma mais informada e mais holística conduzindo a resultados mais ricos e mais efetivos."
HELIANA SILVA | Serviços de Apoio ao Reitor
University of Massachusetts, Lowell, EUA, janeiro 2018, International Credit Mobility