A Universidade do Minho e os novos Laboratórios Colaborativos

30-04-2019

Eugénio Campos Ferreira

Esta academia participa em seis dos 21 Laboratórios atribuídos pela Fundação para a Ciência a Tecnologia, sendo a entidade proponente de dois deles e a coordenadora científica de um.

No âmbito do Programa Interface promovido pelo Governo foi lançada uma iniciativa para constituição de Laboratórios Colaborativos em Portugal. Estes CoLabs têm como objetivo principal criar emprego qualificado através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social em termos de atividades baseadas em conhecimento. As novas estruturas serão associações privadas sem fins lucrativos constituídas por empresas, unidades de investigação, instituições de ensino superior, centros de interface tecnológica, centros tecnológicos, associações empresariais e outros parceiros relevantes do tecido produtivo, social ou cultural.

A UMinho respondeu ativamente ao estímulo desta iniciativa para a participação ativa do sistema científico e académico na compreensão e na resolução de problemas complexos e de grande dimensão com vista à implementação de soluções efetivas e com impacto socioeconómico em diversos setores. A UMinho participa em 6 dos 21 Laboratórios recentemente atribuídos pela Fundação para a Ciência a Tecnologia, sendo a entidade proponente em dois dos CoLabs (DTx e ProChild) e o coordenador científico do CoLab4Food.

O DTx tem por objeto a investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital, incluindo o projeto e o desenvolvimento de produtos-sistemas ciber-físicos, integrando, por exemplo, materiais inteligentes, tecnologias de fabrico digital e soluções baseadas em inteligência artificial. O ProChild constitui-se com um CoLab contra a pobreza e a exclusão social. Estes dois CoLabs, coordenados pela UMinho, têm a sua sede em Guimarães.

O dinamismo do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da UMinho foi reconhecido pelo seu envolvimento na formalização de três Laboratórios Colaborativos: o CoLab4Food de Inovação na Indústria Alimentar; o CECOLab, potenciador da Economia Circular; e o BIOREF de Investigação e Inovação em Biorrefinarias. Mais recentemente, o CEB integrou uma candidatura, ainda em processo de avaliação, para a constituição do novo laboratório colaborativo “BioIntelligence CoLab - Global Hub for Bio-Intelligence and Next Generation Genomics & Biomolecules”, promovido pela empresa americana Amyris e que conta entre outros com a participação da SilicoLife, uma empresa spinoff do CEB.

A Universidade do Minho é ainda participante no Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul (B2E).

Diretor do Centro de Engenharia Biológica e professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho