CIEC é a única unidade científica do país totalmente vocacionada para os Estudos da Criança

23-10-2020 | Pedro Costa

Graça Simões Carvalho é diretora e investigadora do CIEC, além de professora catedrática do Instituto de Educação da UMinho

Jornadas em Estudos da Crianc¸a na UMinho, organizadas por doutorandos do CIEC

Painel de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia numa visita ao CIEC

Entrega do Prémio CEGOC a uma equipa do CIEC, por criar testes que diagnosticam dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo

Sessão de escrita cienti´fica para doutorandos em Estudos da Crianc¸a

O CIEC fica situado no Instituto de Educação da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga

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Graça Carvalho

O ciclo de entrevistas com diretores dos centros I&D da UMinho foca o Centro de Investigação em Estudos da Criança.


O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), sediado no Instituto de Educação da UMinho, em Braga, resultou da fusão, em 2011, de dois centros do extinto Instituto de Estudos da Criança desta universidade. Eram eles o Centro de Estudos da Criança (CESC) e o Centro de Investigadores em Formação de Profissionais de Educação da Criança (CIFPE). A fusão teve como objetivo juntar e aumentar a massa crítica em Estudos da Criança, promovendo sinergias e contribuindo assim para um maior dinamismo e uma gestão mais ágil dos recursos humanos e técnicos. Com esta reformulação, esta unidade de I&D 317 da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) teve a classificação de “Muito Bom” na avaliação de 2013, a qual se manteve na última avaliação de 2017/18. O NÓS conversou com Graça Simões de Carvalho, professora catedrática e diretora do CIEC, para fazer um balanço das dinâmicas deste centro.


Quais são os caminhos que o CIEC tem percorrido nestes anos?
O CIEC desenvolve investigação em Estudos da Criança, com vista a conhecer e compreender melhor o mundo das crianças, o seu desenvolvimento e bem-estar. As crianças são entendidas numa perspetiva holística, tendo em atenção as diversas dimensões cívicas, políticas, sociais, económicas e culturais, onde o desenvolvimento das aprendizagens e competências pessoais e sociais desempenha um papel fundamental. Sendo uma unidade de investigação da área das Ciências e Políticas de Educação da FCT, integra o informal “Conselho de Centros de Ciências e Políticas de Educação” (CCCPE), sendo a diretora do CIEC membro do secretariado desde 2013. Nesta qualidade, o CIEC tem contacto direto com todos os centros desta área, no que diz respeito a respostas às políticas da FCT para esta área e para coordenação de ações conjuntas com os diversos centros da área. Uma parceria interessante é a sua participação, desde a candidatura à FCT, no “ProChild CoLAB - Against Poverty and Social Exclusion”. É um laboratório colaborativo que pretende desenvolver uma estratégia nacional no combate à pobreza e à exclusão social na infância, enquadrada numa abordagem científica transdisciplinar, diversificada e integrada para promover o bem-estar e os direitos das crianças.
 
Quais são as unidades que estão dentro de vossa rede de parceiros estratégicos?
As diversas áreas de investigação do CIEC articulam-se com vários centros de investigação da UMinho e de outras instituições nacionais e internacionais, procurando parcerias, especialmente em projetos de I&D e na organização de eventos científicos. Também as escolas, as famílias, as instituições de acolhimento, as autarquias e outras comunidades locais têm vindo a constituir parcerias de elevado valor, no que diz respeito ao conhecimento científico e ao apoio às crianças, para o seu melhor desenvolvimento e bem-estar.
 
Como descreveria as infraestruturas do CIEC? Tem os recursos que deseja?
Não utilizamos grandes laboratórios nem equipamentos sofisticados. O CIEC trabalha essencialmente com recursos humanos que desenvolvem a sua atividade científica na comunidade escolar e noutras comunidades, isto é, onde as crianças vivem e se desenvolvem. O instrumento de trabalho recorrentemente utilizado é o computador pessoal e o equipamento relacionado com observação (vídeo-gravação) e entrevistas (gravação sonora e transcrição), bem como ferramentas específicas de algumas áreas, como fonoaudiologia. Recentemente, tem havido dificuldades na aquisição de equipamentos, cujos processos estão simplesmente parados.


Abordagem holítica singular com os mais novos


Que equipas e unidades de pesquisa alberga?
Atualmente, o CIEC é constituído por 267 investigadores, 42 dos quais são membros integrados (29 da UMinho e 13 externos), 105 são colaboradores doutorados, 115 são estudantes de doutoramento e cinco são outros membros. Os investigadores estão alocados a dois grupos: Contextos, quotidianos e bem-estar da criança; e Aprendizagens e desenvolvimento da criança. Para focalizar os objetivos de investigação e implementação das suas atividades, foram criadas cinco linhas temáticas: Contextos e práticas sociais das crianças; Saúde infantil, ambiente e educação física; Recursos pedagógicos para as crianças; e Produções culturais para a criança.

Que balanço faz do percurso do CIEC até ao momento?
Tem-se vindo a desenvolver de uma forma harmoniosa, num ambiente entre colegas agradável, promotor de boas relações pessoais e sociais, facilitando o desenvolvimento das diversas áreas. O principal objetivo nos últimos anos tem sido o de promover a investigação de alto nível e agregar conhecimento científico e competências no âmbito dos Estudos da Criança. As sucessivas crises financeiras do país têm vindo a impor uma difícil situação social em que as crianças constituíram e constituem ainda um grupo particularmente vulnerável. A investigação do CIEC assenta essencialmente em: desenvolver investigação numa singular abordagem holística sobre a criança e promover competências de investigação nos que trabalham nesta área; contribuir para as políticas e questões práticas sobre as crianças, especialmente as mais afetadas pelas carências sociais; promover formação e suporte a quem trabalha com crianças, incluindo educadores, professores, enfermeiros e outros profissionais de educação, saúde e serviços sociais. Esta estratégia envolve vários aspetos, nomeadamente assegurar uma estrutura organizacional eficaz para um trabalho eficiente; procurar envolvimento em projetos que atendam às necessidades das crianças; garantir a comunicação eficaz dos principais resultados e a transferência de conhecimento relevante para os que o possam utilizar.

Na interação com o exterior há uma aposta na formação e valorização de ativos?
Temos dado especial atenção à formação avançada de doutoramento e pós-doutoramento. Cerca de 45% dos nossos doutorandos e 90% dos investigadores pós-doc são estrangeiros, essencialmente do Brasil. A maioria dos estudantes são profissionais já em exercício, pelo que com esta sua formação avançada atuam como agentes de transferência de conhecimento para os seus contextos específicos de trabalho com crianças. Desta forma, o CIEC contribui para a capacitação, aumentando o potencial de identificar e enfrentar os desafios na melhoria do bem-estar infantil.
 
Qual é o principal fator da sua afirmação?
O programa de doutoramento em Estudos da Criança é um dos principais fatores da nossa afirmação, sendo um elemento altamente facilitador da criação de parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, proporcionando assim a candidatura e o desenvolvimento de projetos comuns, a publicação de produtos científicos em coautoria e a organização de eventos científicos conjuntos.



Ligação forte com o Brasil

Que eventos destaca?
São muitos, mas destacam-se os eventos coorganizados há muitos anos com universidades brasileiras. Por exemplo, o "SIEFLAS - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde"; iniciado em 2003 e com frequência bienal até 2009, passando depois a anual, alternadamente em Portugal e no Brasil, e que teve a 16ª edição em 2019. O "Congresso Internacional em Saúde" teve a 7ª edição em 2020, enquanto o "Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança" e o "Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual" tiveram ambos a 5ª edição em 2020. Todos decorrem em Portugal e no Brasil, em anos alternados. Destacam-se também eventos de organizações internacionais realizados pelo CIEC, como o "TEPE 2018" da Teacher Education Policy in Europe ou o "XVII IOSTE Symposium" da International Organization for Science and Technology Education. Além disso, o CIEC tem promovido desde 2017, no âmbito do doutoramento em Estudos da Criança, as "Jornadas em Estudos da Criança", que este ano teve a 4ª edição.
 
Como avalia a recetividade dos públicos ao vosso trabalho?
A recetividade das escolas, instituições de acolhimento, autarquias e outras comunidades locais e nacionais é imensa, sendo os membros do CIEC constantemente recetores de solicitação para colaborações múltiplas e diversas.
 
Quais são os principais projetos para os próximos tempos?
Perspetivamos um debate interno amplo e participativo para delinear novas estratégias de desenvolvimento, com base na experiência adquirida ao longo dos últimos anos.
 
Em que medida projetos como o CIEC contribuem para a missão da Universidade?
Nos Estatutos da UMinho pode ler-se, no artigo 2º, a "missão de gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade”. Ora, sendo o principal objetivo do CIEC promover a investigação de alto nível e agregar conhecimento científico e desenvolver competências de profissionais para contribuir para a melhoria do bem-estar, do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, torna-se evidente que este centro de investigação enquadra-se francamente na missão da UMinho.
 
Quer deixar alguma mensagem/sugestão final?
Sendo o CIEC a única unidade de investigação portuguesa totalmente vocacionada para os Estudos da Criança, tendo um papel especializado na medida em que potencia a inovação local, regional e nacional para o bem-estar e desenvolvimento da criança, o CIEC tem imensas potencialidades de desenvolvimento e de atuação, não só a nível da investigação científica, mas também na contribuição para o exercício da cidadania, tal como previsto no artigo 2º dos Estatutos da UMinho: “Estimulando a busca permanente da excelência, a criatividade como fonte de propostas e soluções inovadoras e diferenciadoras, bem como a procura de respostas aos grandes desafios da sociedade”.