Fios “inteligentes” estão a revolucionar o setor têxtil

17-02-2020 | Catarina Dias

Licenciado em Engenharia Têxtil pela UMinho, Rui Martins é CEO da Inovafil – Fiação. O alumnus foi convidado em 2018 para participar no Programa Mentorias UMinho (foto: Portugal Têxtil)

Catarina Guise, alumna doutorada pela Escola de Engenharia da UMinho, trabalha há três anos na empresa, sendo responsável pelo núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho

Instalada em Famalicão há cinco anos, a Inovafil tem vindo a desenvolver fios altamente inovadores para o setor têxtil

A empresa produz mensalmente 160 toneladas de fio, 20% das quais têm como destino a exportação direta

1 / 4

Fios altamente inovadores que retardam o envelhecimento da pele e regulam a temperatura corporal estão a ser desenvolvidos na Inovafil, uma empresa de fiação dirigida pelo alumnus Rui Martins.




Fios têxteis que transformam a luz solar em energia térmica, retardam o envelhecimento da pele, aceleram o processo de cicatrização ou regulam a temperatura corporal. Isso já existe e resulta da estratégia de inovação da Inovafil, uma empresa de fiação de Famalicão criada há cinco anos para repensar o futuro do vestuário e do têxtil a nível mundial. Soluções pioneiras que veem a luz do dia graças a uma equipa liderada por Rui Martins, formado em Engenharia Têxtil pela UMinho, e a parcerias com centros tecnológicos desta academia.