Próteses à medida corrigem o tórax

30-11-2020 | Catarina Dias

A tecnologia da start-up iSurgical3D venceu em 2009 o SpinUM - 1º Concurso de Ideias de Negócio e o START - Prémio Nacional de Empreendedorismo

Pormenor de peito escavado e esboço da intervenção cirúrgica

O sistema i3DCarinatum determina o melhor plano torácico para a ortótese corretiva e adequa o tamanho e morfologia das barras da ortótese para cada paciente

Demonstração de cirurgia torácica minimamente invasiva, no Hospital Lusíadas Lisboa

A equipa fundadora é formada por João Vilaça, Jorge Correia Pinto, António Marques Pinho e Jaime Fonseca

A spin-off iSurgical3D surgiu em Guimarães há dez anos, simultânea ao nascimento do NÓS, por uma equipa das escolas de Engenharia e Medicina. A sua inovação premiada é usada por cirurgiões reputados.

A iSurgical3D é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de produtos para a área da saúde. Nasceu há uma década com uma tecnologia pioneira capaz de corrigir deformidades torácicas. As próteses e as ortóteses personalizadas desta spin-off da UMinho já estão a ser usadas por cirurgiões dos principais hospitais do país. O próximo passo é a internacionalização.

Sediada no AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia, em Guimarães, a iSurgical3D foi criada por uma equipa multidisciplinar da Escola de Engenharia e Escola de Medicina, que integra os investigadores Jaime Fonseca, João Vilaça, António Marques Pinho (os três doutorados pela UMinho) e Jorge Correia Pinto.