MUD: que sigla é esta?
MUD, acrónimo de multi-user dungeon, dimension, dialog ou domain, é um jogo multiutilizador em que se controla um ou mais personagens imersos num mundo virtual. A interação é em texto e permite digitar comandos para ações ou para descrever contextos e personagens, que são em geral seres místicos, como elfos, feiticeiros e guerreiros.
Os MUD surgiram em 1978, inspirados no jogo Dungeons & Dragons, e popularizaram-se nos computadores domésticos dos EUA, enquanto na Europa se centraram nas redes académicas, como na Universidade de Essex, Reino Unido. Atraídos a conversar e jogar em simultâneo com pessoas de todo o planeta, grupos de alunos de faculdades dedicavam muitas horas aos MUD, cuja sigla foi lida ironicamente multi-undergraduate destroyer. Nicholas Negroponte definiu aquela plataforma como “terceiro lugar” (nem casa, nem trabalho), no seu livro “Vida Digital”.
A maioria dos MUD é feita por carolice e gratuita. Uma variante é o MOO (MUD orientado a objetos), que nada tem a ver com bovinos. Serve atividades de comunicação textual em tempo real, nomeadamente fóruns, passatempos, conferências e educação à distância. Aqui, não há só deuses com poder para criar ambientes, criaturas e objetos. O usuário cria e “corporifica” a sua personagem, tornando o MOO o seu endereço na internet e no mundo virtual. O MOOsaico pertence a esta categoria, fundada por Stephen White e Pavel Curtis, e cuja linguagem de programação segue os princípios de linguagens congéneres como C, Lisp e Java. Há 806 MUD ativos no mundo, sendo 48 deles MOO, contabiliza o portal MUDStats. Esta área das sociedades virtuais textuais tem atraído investigadores de saberes como engenharia, direito, economia e sociologia.
Por curiosidade, o mais antigo talker (fórum online) nacional foi criado por LuPa a 1 de outubro de 1992, como Cyber Eden. Em 1995 seria desligado, por utilizar muito tráfego na rede do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa. Mudou então o nome para Portugal Virtual, a gestão para Novico, Dirk e Exp e o alojamento para a Universidade de Coimbra. Em 2014 deu-se a sua fusão com o talker Selva, passando a designar-se Selva Virtual.
|