Boa integração é objetivo primordial do acolhimento

29-10-2021 | Daniel Vieira da Silva

Sessão de Acolhimento aconteceu no Pavilhão Desportivo de Gualtar, em Braga, e juntou, nas três sessões, quase 3000 novos estudantes.

Acolhimento aos estudantes de mobilidade também faz parte do programa

Matrículas decorreram em ambiente online e os novos estudantes tinham à sua disposição um serviço de call center

Os "Embaixadores UMinho" tiveram um papel decisivo no programa de acolhimento aos novos estudantes.

Acolhimento nas Unidades Orgânicas foi integrado no programa geral de receção dos novos estudantes.

1 / 5

UMinho, AAUMinho e Unidades Orgânicas criaram três programas distintos para apoiar os novos estudantes.

A Universidade do Minho (UMinho) voltou a bem receber os novos estudantes que chegaram à instituição neste ano letivo.


Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso foram colocados na UMinho 2975 estudantes e, com vista à sua integração, foram preparados três programas distintos que, entre si, ajudaram a cumprir o desígnio de acolher, da melhor forma possível e em todas as vertentes aqueles que acabavam de ingressar na instituição. Este Programa de Acolhimento contemplou um conjunto de atividades comuns a todos os estudantes - Programa de Acolhimento Geral -, um conjunto de atividades promovidas pelas Unidades Orgânicas (UO) destinadas aos estudantes de cada curso - Programa de Acolhimento Específico - e, ainda, as atividades desenvolvidas pela Associação Académica (AAUMinho).

O Programa Geral concretizou-se entre os dias 27 de setembro (primeiro dia de matrículas online) e 1 de outubro (acolhimento nas UO). Durante o processo de matrículas, que voltou a ser online, houve apoio regular por uma rede de apoio que - através de um call center criado para o efeito e das vídeo-chamadas atendidas e chat constantes - foram respondendo às dúvidas. Também nessa semana os estudantes de mobilidade foram recebidos na UMinho com uma sessão que serviu para lhes apresentar os espaços da instituição.

Ao longo do mês decorreram outras atividades, com destaque para a sessão de boas-vindas no Pavilhão Desportivo de Gualtar (Braga) e que reuniu, em três sessões distintas, os cerca de 3000 novos estudantes que chegaram à UMinho. Ao longo do mês foram também desenvolvidas outras iniciativas a cargo da AAUMinho, com o “GPS pelos campi”, que decorreu em Gualtar e Azurém (Guimarães) a 18 de outubro, no qual os novos alunos tiveram oportunidade de conhecer em detalhe as instalações e espaços mais importantes dos campi, sendo uma das etapas mais importantes neste processo de integração.



Programa pensado desde abril, com equipa alargada e a parceria dos municípios

A preparação arrancou em meados de abril com as primeiras reuniões de trabalho. “Nos últimos anos, fruto da relação direta com a UMinho, através do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, temos evoluído bastante”, revela Duarte Lopes, presidente-adjunto da AAUMinho e um dos responsáveis por este processo. “Foram adotadas novas metodologias e aplicadas algumas melhorias no processo, muitas delas impostas pela pandemia”, afirma em entrevista ao NÓS.

O dirigente estudantil frisa que a existência de um Programa de Acolhimento Geral ajudou a criar uma maior interação entre as instituições envolvidas e trouxe consequências mais positivas no desenho final obtido. “A ideia foi centralizar estes momentos, dando-lhes uma abrangência maior, e foi aí que os nossos 'embaixadores UMinho' tiveram um papel fundamental”, sublinha Duarte Lopes, lembrando a “maior coerência e cooperação que existiu” entre a UMinho, as suas UO e a AAUMinho.

A abrangência deste programa obrigou a que, na sua fase de preparação, fossem envolvidos agentes de várias áreas. No caso do programa de acolhimento pensado pela AAUMinho, foi constituída uma “comissão oficial” composta por quatro estudantes e um elemento da UMinho. Essa comissão, com o aproximar da iniciativa, foi alargada a mais elementos, nomeadamente dirigentes da AAUMinho e pessoas afetas aos serviços da UMinho. “Para a execução de todo o programa temos uma equipa fixa de dezenas de pessoas a trabalhar, à qual se junta uma rede composta por 200 a 250 estudantes da casa, denominados 'embaixadores UMinho'”, recorda.

O Acolhimento aos novos estudantes não podia, na opinião do dirigente estudantil, ser feita sem a parceria com os municípios de Braga e Guimarães. “São parceiros essenciais neste processo”, assume. Os novos estudantes que chegam à UMinho recebem informações da cidade que os vai acolher nos próximos anos; vão desde os horários dos transportes públicos às informações e agendas culturais ou sugestões de alojamento e restauração locais.
 





Importância ao desporto e à cultura

Sem descurar a apresentação dos campi, os seus serviços e as dinâmicas a eles associados, o acolhimento não descurou áreas fundamentais para a vivência integral da experiência académica. Assim, a cultura e o desporto estiveram presentes em vários momentos, com uma apresentação dos grupos culturais e o Sarau Cultural (integrado no "GPS pelos campi"), em que os elementos dos grupos culturais atuaram perante os seus pares em Gualtar e Azurém. No que respeita ao desporto, houve uma vontade evidente de dar a conhecer ao longo dos primeiros dias a vertente informal e a competitiva do desporto que é/pode ser praticado nas instalações desportivas da UMinho.

Duarte Lopes garante que o feedback obtido por parte dos novos estudantes tem sido positivo. Nesse "processo contínuo", as opiniões, recomendações e propostas vão chegando “ora dos embaixadores UMinho, ora dos estudantes envolvidos”. O dirigente estudantil refere que “para os novos estudantes, principalmente os deslocados, esta fase é muito complicada, pois chegam a uma realidade totalmente diferente - e são precisamente esses que valorizam mais o trabalho realizado". “Este programa de integração é fundamental para eles”, explica.



Latada e concertos em Guimarães

 O evento que assume uma vertente recreativa acontece de 3 a 6 de novembro, no Pavilhão Multiusos em Guimarães. Os concertos da “Receção ao Caloiro ‘21” contam os artistas convidados Quim Barreiros, Julinho KSD e Toy, entre outros, além dos grupos culturais da UMinho. Decorrerão ainda, na noite de 2 de novembro, as tradicionais Serenatas Velhas nas ruas do centro de Guimarães, que se voltarão a encher de estudantes na tarde do dia seguinte, com a Latada. Para sábado, dia 6, e já em Braga, está previsto o festival de tunas femininas "XXV Trovas", no Espaço Vita.