O senhor das senhas

29-04-2022 | Paula Mesquita | Fotos: Nuno Gonçalves

Foto: arquivo de Carlos Rocha

Carlos Rocha

Tem 51 anos e é de Vila Verde. Está há 32 anos nos Serviços de Ação Social, em Guimarães. Foi cozinheiro, geriu o bar da residência, mediou protocolos com restaurantes e apoia as unidades alimentares com bens do armazém. Mas a academia e os alunos Erasmus conhecem-no sobretudo pela sua simpatia e por vender as senhas da cantina no campus de Azurém.

Como e quando se proporcionou a sua vida para a Universidade do Minho?
Em setembro de 1990. Vim trabalhar para a área da alimentação na cantina, nos SASUM [Serviços de Ação Social da UMinho]. Estava a começar um novo ciclo da minha vida e tinha curiosidade em aprender a confecionar os alimentos.

O que começou por fazer? Que memórias guarda?
Tinha um gosto especial pela preparação dos alimentos e fui aprendendo aos poucos a sentir-me um "verdadeiro cozinheiro". Nunca mais esquecerei o meu primeiro cozinhado, que tinha mesmo a ver com a minha região: rojões à minhota. Aprendi também outros pratos e fui um cozinheiro até ao ano 2000. Hoje guardo saudades desse tempo, do trabalho em si e da equipa.

Que outras funções exerceu?
Em 2000 transitei para o armazém, a convite do dr. Armando Osório [antigo administrador dos SASUM]. As minhas tarefas mudaram de imediato. Passava a coordenar o bar da residência universitária, encaminhava alguns restaurantes para protocolarem com os SASUM e também controlava as senhas dos restaurantes protocolados. Aliás, vendia e ainda vendo as senhas para a cantina; dava e ainda dou apoio às unidades com produtos de armazém.

O que o marcou mais ao longo destas três décadas de trabalho da UMinho?
Penso que foi o conhecimento adquirido na minha área profissional, a interação com pessoas de diferentes contextos e, também, as amizades que ganhei, incluindo estudantes Erasmus dos mais diversos países. Acho que aprendi, digamos, a ser um bom relações públicas.

Que pessoas mais o marcaram neste percurso?
Talvez os Erasmus, por conjugarem diferentes realidades e níveis de cultura. Para mim, essa troca de experiências foi e é muito enriquecedora.

É uma pessoa querida entre a comunidade do campus de Azurém. Que ideais tem quando presta o seu serviço?
Eu penso que sim, tento prestar um bom serviço à comunidade académica. Gosto e quero ser o mais simpático possível e, desta forma, sentir-me bem comigo mesmo e com os outros.

Um livro. Um qualquer de José Saramago.
  Um filme. O clássico "Sozinho em Casa" [sorriso].
  Uma música. As dos Scorpions.
  Um prato. Polvo à lagareiro.
  Um passatempo. Passear de mota.
  Um vício. Motas!
  Um momento. Apreciar uma bela paisagem.
  Uma viagem. Veneza, Itália.
  Um defeito. Teimoso, às vezes...
  Um sonho. Ser avô...!
  Uma figura. Jesus Cristo.
  A UMinho. Estou grato por ser a minha segunda casa.