“Não trabalhamos sozinhos, antes cooperamos e partilhamos desafios”

29-04-2022 | Pedro Costa | Fotos: CICS.NOVA.UMinho (arquivo)

Fernando Bessa Ribeiro é diretor e investigador do CICS.NOVA.UMinho, bem como professor associado com agregação do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho, em Braga

Uma tertúlia do CICS com a presença de dois dois seus investigadores, Manuel Carlos Silva e Ana Maria Brandão

Um momento do ciclo "Seminário-Almoço CICS", também na sala de atos do ICS-UMinho

O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS), na sala de reuniões do ICS-UMinho

O GEICS também tem encontros online, aproximando investigadores de vários paises

O secretariado deste polo do CICS fica no 2º piso do ICS-UMinho, no campus de Gualtar, em Braga

Os recentes "Training Courses CICS" têm abordado histórias de vida, etnografia, focus group e tratamento de dados

1 / 7

Entrevista a Fernando Bessa, coordenador local do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, no âmbito do ciclo de conversas com diretores dos centros I&D da UMinho.




Sucedendo ao encerramento do Centro de Investigação em Ciências Sociais da UMinho, o Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS) lançou-se em 2015 na busca de uma extensão mais abrangente, no âmbito da investigação e conhecimento fundamental das ciências sociais e da sociologia. Com sede na Universidade Nova de Lisboa, tem um dos seus quatro polos no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, onde é produzido conhecimento nesta rede articulada. As temáticas que marcam as sociedades contemporâneas, a procura de soluções e o reforço da coesão social estão no pano de fundo. Fomos ao encontro de Fernando Bessa Ribeiro, professor associado do Departamento de Sociologia, que coordena o CICS na UMinho e falou das mais recentes questões de análise, nomeadamente as relacionadas com a degradação ecológica e os seus impactos sociais.
 
 
O CICS surgiu quando e com que motivações?
O Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais é uma unidade de investigação de caráter interdisciplinar no campo das ciências sociais, com sede na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo iniciado oficialmente a sua atividade a 1 de janeiro de 2015 em todos os seus polos, inclusive no da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). Este configura-se como uma extensão mais abrangente do anterior Centro de Investigação em Ciências Sociais, sua génese, apenas sito na UMinho, que se extinguiu a 31 de dezembro de 2014, após sete anos de funcionamento, e cujas relações de intercâmbio e colaboração no domínio da sociologia conduziram à procura por uma maior abrangência territorial e a um alargar dos laços.

Quais são os objetivos do centro?
Promover o conhecimento e a investigação fundamental e aplicada na área das ciências sociais em geral, e da sociologia em particular, instigando o pensamento crítico e procurando sempre a integração do conhecimento gerado nas comunidades interessadas – quer na academia e/ou comunidade científica, quer no espaço público –, reconhecendo a importância da disseminação e transferência do conhecimento e do trabalho articulado com outras entidades. O centro atribui ainda um papel relevante ao ensino e à formação avançada, através da promoção, coordenação e participação em diversos programas de doutoramento, mestrado ou outros cursos e através do acolhimento de investigadores em formação.
 
Como se articula com as entidades parceiras?
Os investigadores do CICS.NOVA.UMinho trabalham de forma cooperante com os investigadores situados na sede (CICS.NOVA.UNL) e nos restantes polos (CICS.NOVA.IPLeiria, CICS.NOVA.UAçores, CICS.NOVA.UÉvora). O centro procura ativamente incentivar o trabalho em rede e em parceria. Promove também a internacionalização, constituindo-se, nas suas diferentes vertentes de cooperação, eixos prioritários de atuação com outras associações e organizações científicas estrangeiras.
 
Como descreveria as infraestruturas e recursos desta unidade do CICS, para quem ainda não o conhece?
O CICS.NOVA.UMinho tem sede no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, no campus de Gualtar. As infraestruturas disponíveis coincidem com as mesmas de que dispõem os demais centros de investigação do ICS, como as salas para realização de eventos - Sala de Atos -, os laboratórios multimédia e os laboratórios pedagógicos. Mais ainda, os recursos são aqueles derivados dos financiamentos disponíveis da execução do Orçamento Estratégico de cada ano.
 
Tem os recursos que deseja?
Vivendo numa situação marcada por um subfinanciamento estrutural da ciência e da investigação, em especial na área das ciências sociais, os recursos ficam sempre aquém do ambicionado para concretizar todos os projetos que os investigadores pretendem executar. Apesar disso, como os relatórios de atividade revelam, o CICS.NOVA.UMinho tem sido capaz, em estreita articulação entre a sua direção e os investigadores, de desenvolver um intenso trabalho de pesquisa e de atividades, incluindo de conexão com a sociedade.


Mais de sessenta livros publicados

Que equipas e unidades de investigação alberga?
O centro integra investigadores com competências em diversos domínios de trabalho. Estão distribuídos por Grupos de Investigação, ou seja, unidades que agregam investigadores que desenvolvem atividade centrada essencialmente em determinadas problemáticas, temáticas e abordagens metodológicas comuns, abordando os principais temas e desafios estabelecidos, hoje, nas agendas nacional e internacional. Cada investigador está vinculado a um Grupo de Investigação. Existem seis grupos: Desigualdades Sociais e Ação Pública; Cidadania, Trabalho e Tecnologia; Cidades, Ambiente e Desenvolvimento; Sistemas de Modelação e Planeamento; Saúde, População e Bem-estar; Educação, Conhecimento e Cultura.
 
Que balanço faz do percurso deste centro até ao momento?
Positivo, apesar das dificuldades já mencionadas e que devem ser compreendidas considerando a menor relevância dada às ciências sociais no quadro científico nacional e até europeu. Não obstante, o CICS tem sido capaz de cumprir a sua missão institucional, enquanto instituição de acolhimento de várias iniciativas neste campo do conhecimento. Mais ainda, tem levado a cabo várias atividades de disseminação e de divulgação de resultados destas investigações, como as séries de seminários regulares e congressos internacionais que o centro tem apoiado e organizado nos últimos anos.
 
Que eventos destaca?
Além de eventos esporádicos – como o Seminário Internacional “Trabalho sexual e migrações: políticas e práticas de cuidado e de controlo”, previsto para final de maio –, temos alguns eventos regulares. Podemos destacar, por exemplo, o ciclo de Seminários-Almoço CICS, uma iniciativa de periodicidade mensal, cujo objetivo é promover a reflexão sobre um amplo conjunto de temáticas na área das Ciências Sociais, com um momento de debate seguido de um almoço partilhado, que, infelizmente, esteve restringido ao ambiente virtual devido à pandemia de COVID-19, mas que tem vindo a retomar a normalidade à medida que as medidas são aliviadas. Temos as Conferências GEICS, do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais, veiculado ao CICS e criado em 2018 por iniciativa de investigadores não doutorados, com reuniões quinzenais e que dinamiza, todos os meses, uma conferência com a participação de especialistas nacionais e internacionais sobre a temática escolhida para o mês em questão. O grupo tem a participação ativa de estudantes de áreas variadas, que vão além da sociologia, e de nacionalidades diferentes – portuguesa, brasileira, ucraniana e peruana. Podemos ainda mencionar os Cursos de Formação Avançada CICS, contemplando módulos de âmbito multidisciplinar, aos quais pretendemos dar continuidade.

Qual é o principal fator da afirmação deste polo?
Ademais, como outros fatores de afirmação, podemos fazer referência à revista "Configurações", que é um dos meios de divulgação de trabalhos nacionais e internacionais de sociologia e áreas afins, ocupando um lugar relevante no campo das publicações periódicas nas ciências sociais. Podemos ainda destacar a "ComTextos", uma revista eletrónica aberta aos investigadores do CICS.NOVA direcionada para a divulgação de trabalhos de investigação em curso – working papers, e outras publicações não periódicas de (co)autoria dos seus investigadores. Aqui, é pertinente salientar a coleção Debater o Social (Edições Húmus), com mais de sessenta títulos publicados.
 
Como avalia a recetividade dos públicos e da sociedade civil ao vosso trabalho?
Temos tido uma adesão bastante satisfatória. A conexão das temáticas desenvolvidas pelos nossos investigadores tem sido fundamental para criar esta sinergia com a comunidade. Veja-se, por exemplo, o desenvolvimento recente do projeto “Modos de vida e formas de habitar: Ilhas e bairros populares no Porto e em Braga”, coordenado pelo professor Manuel Carlos Silva. Através desta investigação, a sua equipa procurou desenvolver um conjunto de soluções e estratégias sustentáveis para estes centros urbanos, em especial do ponto de vista de uma expansão urbana mais planeada, com um maior apoio das autarquias e uma preocupação relativamente aos quadros legais e da criação de políticas públicas de apoio à habitação que também sejam capazes de contemplar as questões do ambiente e do ordenamento do território.



Presente na comunidade e em redes internacionais

Quais são os principais projetos para os tempos mais próximos?
O incentivo ao desenvolvimento da investigação científica continua a ser a principal prioridade do CICS.NOVA.UMinho, através da aposta continuada em fontes de financiamento, inclusive alternativas à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da prestação de serviços à comunidade e de candidaturas a projetos internacionais por parte dos investigadores. A aposta do centro passará, necessariamente, por uma conexão entre temas que estejam na agenda da comunidade e que possam, sempre que possível, ser articulados com parcerias internacionais, nomeadamente com a realização de estudos mais comparativos.
 
Em que medida projetos como o CICS contribuem para a missão da Universidade?
O centro adota como objetivos principais a promoção e difusão ou transferência dos saberes e conhecimentos, reconhecendo a importância da pluralidade de ideias, do pensamento crítico e, acima de tudo, respeitando a liberdade de pensar, de falar e de escrever. Ademais, também a inovação e a criatividade são encarados enquanto fatores fundamentais para o conhecimento e compreensão dos problemas das sociedades contemporâneas, procurando assim contribuir com soluções para o reforço da coesão social e de uma sociedade mais livre, justa e solidária, dando também conta das questões mais recentes, nomeadamente as relacionadas com a degradação ecológica e os seus impactos sociais.
 
Quer deixar alguma mensagem final?
O CICS.NOVA.UMinho é uma unidade de investigação feita de pessoas para pessoas. É certamente uma afirmação comum, mas que tem um sentido muito forte e relevante para todos nós: não trabalhamos sozinhos, antes cooperamos, partilhando tarefas e desafios, procurando que os resultados do nosso trabalho, isto é, o conhecimento científico, possa contribuir para a vida coletiva, tendo por horizonte uma sociedade decente.