Férias saudáveis

29-07-2022

Clara Simães

Nos últimos dois anos, vivenciamos períodos altamente exigentes. Permita-se agora vivenciar um período de férias que contribua para um estado de saúde física e mental positivo. 


Inicio este artigo de opinião com uma reflexão que não posso deixar de partilhar com os estimados leitores. Falar em férias saudáveis parece um paradoxo! Pois, o propósito das férias é precisamente o de proporcionar à pessoa um período de tempo ausente da obrigação de dar resposta a compromissos profissionais, e que lhe permita repor os recursos energéticos, físicos, psicológicos, cognitivos e emocionais que teve de mobilizar, despender e até mesmo “desgastar” durante o período de trabalho antecedente. Neste âmbito, impõe-se a questão: Como tornar as suas férias saudáveis?

Desligar-se de todos os elementos distratores que o impelem para o trabalho; impor-se uma “rotina” dedicada à família, aos seus entes queridos, com quem quer partilhar momentos de tranquilidade, prazer, fraternidade, alegria e desenvolver atividades que o façam sentir feliz. Aprecie a companhia das outras pessoas, de rir com elas; do ambiente que o rodeia, da natureza e da vitalidade que lhe proporciona. Faça caminhadas e atente à beleza da paisagem; disfrute da luz, da energia e da quentura do sol (respeitando as recomendações das autoridades de saúde sobre esta matéria). Aprecie a água, o mar, o amanhecer ou entardecer, enfim, o contexto que mais lhe apraz - mas vivencie-o em plenitude, permitindo-se experienciar as sensações agradáveis que este lhe proporciona.

Não leve o trabalho consigo, deixe o computador em casa e evite consultar o correio eletrónico. Evite o conflito trabalho-família. Planeie as atividades diárias e recreativas com a sua família e aproveite para conversar, para dialogar num ambiente de harmonia e sem a urgência do tempo. Dedique-se a leituras que lhe deem prazer - sejam elas revistas, jornais, romances ou mesmo livros técnicos -, mas não se imponha leituras relacionadas com a pressão do trabalho ou que considera uma obrigação. Este facto é gerador de desconforto, tensão física e emocional, obrigando-o a um nível de concentração desgastante, não lhe permitindo o relaxamento e a recuperação energética necessárias para enfrentar o novo período laboral.

Aproveite para “colocar o sono em dia”, não se imponha horários e não se recrimine por reservar tempo para si próprio - para CUIDAR de SI. Opte por uma alimentação saudável e mantenha-se ativo. Repor os níveis de saúde física e mental é fundamental para um funcionamento eficaz no nosso dia a dia; para conseguirmos alcançar com êxito e eficiência as nossas expectativas, desejos, objetivos pessoais, familiares e profissionais; para sermos apoiados e darmos apoio.

Nos últimos dois anos, em sequência dos constrangimentos impostos pela pandemia (Covid-19), vivenciamos períodos altamente exigentes, impondo mudanças aos nossos ritmos biológicos, de trabalho e estilos de vida, afetando de forma significativa e negativa o nosso estado de saúde física e mental. Permita-se vivenciar um período de férias que contribua para um estado de saúde física e mental positivos. Permita-se sentir-se bem e tenha umas férias saudáveis!


Professora da Escola Superior de Enfermagem da UMinho