ProChild CoLAB está a prevenir e erradicar a pobreza e a exclusão social na infância

29-07-2022 | Daniel Vieira da Silva

Isabel Soares é a presidente da direção deste laboratório colaborativo

Fotografia de equipa

Alguns dos projetos em que o CoLAB participa

Fotografia do momento da escritura em 2018

Imagem da sede do laboratório colaborativo

Fotografia da equipa

As instituições associadas ao ProChild

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O laboratório colaborativo coordenado pela UMinho é já um exemplo de sucesso no desenvolvimento de soluções que visam promover o bem-estar das crianças.

Seja no tecido económico ou social, a missão do ProChild não se esgota. Este laboratório colaborativo atua nas áreas da intervenção social e desenvolvimento tecnológico e tem a sua base nesta academia. Isabel Soares, professora catedrática da Escola de Psicologia (EPsi), é a presidente da direção e revela ao NÓS o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.



Como surgiu este laboratório colaborativo?
 
No final de 2016, o lançamento dos laboratórios colaborativos (CoLABs) constituiu uma oportunidade extraordinária para a criação e desenvolvimento de projetos de grande escala envolvendo ativamente entidades públicas e privadas em torno de agendas inovadoras com elevada relevância social e económica. Neste âmbito, fui desafiada na altura pelo diretor do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Miguel Gonçalves, a pensar na possibilidade de uma candidatura em torno da problemática da adversidade e do elevado risco psicossocial na infância na qual se inscreviam os meus projetos de investigação. Foi o estímulo decisivo para avançar com colegas da EPsi, de outras escolas da UMinho e de outras universidades na construção de uma candidatura focada na pobreza e exclusão social na infância através de uma perspetiva transdisciplinar e multissectorial capaz de dar resposta aos problemas prementes na área. De reconhecer que esta candidatura muito desafiante e complexa teve todo o apoio da EPsi, do CIPsi e, em particular, do seu gestor de ciência na altura, Bruno Aragão, e do nosso anterior reitor, António Cunha.

Em março de 2018, apresentámos o ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion ao painel internacional de avaliação da FCT, que me vinculava como coordenadora responsável, e a UMinho como instituição proponente. Desde esta candidatura que o ProChild CoLAB tem como missão combater a pobreza e exclusão social na infância. Através de uma abordagem científica transdisciplinar, pretendemos ser a instituição portuguesa de referência no desenvolvimento de soluções integradas e efetivas que visem promover o bem-estar das crianças, no tecido económico e social, e contribuir ativamente para políticas públicas de defesa dos seus direitos.
 
E atuam em duas grandes áreas…
 
Sim! A da intervenção social e a do desenvolvimento tecnológico. A primeira inclui quatro eixos estratégicos - Saúde e Bem-estar; Desenvolvimento e Educação; Participação Social e Proteção. Estes eixos articulam-se estreitamente com a área de Desenvolvimento Tecnológico, nos domínios da Tecnologia Digital e da Nanotecnologia. Contamos ainda com duas estruturas de disseminação de conhecimento científico, a Academia ProChild e o Observatório ProChild Data. Considero que é esta abordagem transdisciplinar e holística, assente na aliança entre a intervenção social e a inovação tecnológica, que nos diferencia, que nos traz vantagem competitiva, e que mereceu a classificação máxima do painel de avaliação para atribuição do título e designação de “CoLAB”.
 

O ProChildCoLAB a gerar valor económico e social

Como todos os Laboratórios Colaborativos, no ProChild CoLAB procuramos gerar valor económico e social. O nosso objetivo maior é contribuir para uma mudança social efetiva no país, colocando as necessidades das crianças no centro da investigação e da inovação através da colaboração articulada entre diversas entidades públicas e privadas, vinculando académicos e profissionais no terreno, em torno de programas de intervenção com base na evidência científica e suportados pela tecnologia.

A constituição dos nossos associados, e a própria forma como nasceu este CoLAB, denota esta articulação imprescindível entre os setores públicos e privados. Atualmente contamos com 16 Associados, nove dos quais académicos. Estes nossos Associados colaboram ativamente com o ProChild CoLAB, através dos seus docentes e investigadores, que garantem a supervisão e coordenação científica ao mais alto nível dos nossos projetos, tanto nas áreas de intervenção social como de desenvolvimento tecnológico. Para além da academia, contamos com outras sete entidades bem distintas, e que são o garante da efetiva ligação ao terreno, pois abrem-nos porta a territórios e contextos múltiplos, assim como a entidades e recursos comunitários.

Com estas entidades temos vários projetos de parceria em curso. Mas as nossas relações institucionais vão para alem destes Associados, já que temos vários parceiros públicos e privados com quem desenvolvemos projetos. E é, portanto, através desta rede suportada num trabalho colaborativo e de grande proximidade que procuramos levar a cabo os nossos objetivos e concretizar a nossa missão.
 


A promoção de uma mudança social no domínio onde atuam é um dos maiores desafios que têm pela frente. Como se atua para que esta alteração aconteça?

O ProChild CoLAB opera com base no conceito de “Living Labs”, ou seja, em ecossistemas abertos e colaborativos, que articulam profissionais e académicos no terreno. Através da aliança entre a intervenção social e a inovação tecnológica, a abordagem colaborativa transdisciplinar e multinível permite-nos conceber e desenvolver projetos de investigação científica transdisciplinar e de inovação tecnológica na área da pobreza e exclusão social na infância, implementar e avaliar programas e modelos de intervenção baseados em evidencia científica que visem quebrar ciclos de pobreza e promover o bem-estar e direitos das crianças, criar produtos, serviços e soluções inovadoras personalizadas na interface da intervenção social e da transformação digital, promover a responsabilidade social corporativa na área da infância, capacitar e formar profissionais e a comunidade na área da infância, promover e disseminar o conhecimento sobre a realidade da criança em Portugal e ocntribuir para a formulação de políticas públicas e outras ações baseadas no conhecimento científico.
 
Qual a razão que explica a definição das duas grandes áreas de atuação, a intervenção social e o desenvolvimento tecnológico, que guiam o laboratório?

A estratégia e a agenda de I&D+i do ProChild CoLAB assentam na importância e urgência de intervir nos primeiros anos de vida, como forma de quebrar os ciclos de pobreza, violência e desigualdade intergeracionais, e ultrapassar os efeitos negativos da exposição à pobreza e à exclusão social na infância. Consistente com esta estratégia, o ProChild CoLAB visa ultrapassar a fragmentação persistente que tipifica as respostas aos problemas sociais , caracterizada por ações e políticas muitas vezes descoordenadas e desprovidas de uma perspetiva multissetorial e cientificamente informada, mas também por uma marcada carência de digitalização de processos e de sistemas na área social, assim como de ferramentas, dispositivos e conteúdos digitais especialmente desenhados para dar resposta às necessidades específicas das crianças mais vulneráveis e das suas famílias.

Em linha com o carácter tecnológico dos CoLAB, a aposta no desenvolvimento de projetos e programas inovadores na interface da intervenção social e do desenvolvimento tecnológico surge, assim, como “o casamento perfeito” para uma missão como a do ProChild CoLAB. Ainda neste domínio importa salientar que o nosso laboratório se encontra a desenvolver a Plataforma Digital ProChild, um projeto assente num repositório Big Data, capaz de recolher, integrar, processar e armazenar dados de diferentes fontes de informação sobre a realidade da criança em Portugal. Com este Observatório pretendemos contribuir para o desenho de políticas públicas no domínio da criança, mais coerentes e eficazes.
 
Quem compõe a equipa do ProChild Colab na UMinho? Como a descreveria?

A UMinho é um associado académico do ProChild CoLAB com representação na assembleia geral e na direção. Adicionalmente, ao nível do desenvolvimento e implementação da sua agenda de I&D+i o ProChild CoLAB conta com a colaboração dos centros de investigação CIPsi, Lab2PT, Algoritmi, CIEC e JusGov da UMinho, assim como da Associação de Psicologia da UMinho (APsi). Neste sentido, a Universidade contribui com um corpo de cerca de 30 docentes e investigadores seniores afiliados, que colaboram pro bono e a tempo parcial, para garantir um alto nível de supervisão científica e gestão dos projetos de I&D+i realizados pelos investigadores contratados pelo ProChild CoLAB, tanto nas áreas de Intervenção Social como de Desenvolvimento Tecnológico.



"As pessoas são o nosso principal recurso e ativo"

Somos uma equipa plural, constituída por pessoas com formações diversas, que convergem numa mesma missão e partilham os mesmos objetivos.  De facto, o ProChild é um laboratório com uma agenda social que não se restringe às ciências sociais. A complexidade da problemática que nos preocupa – a pobreza e a exclusão social na infância – necessita e exige contributos das várias áreas disciplinares, tais como arquitetura, design, engenharia e tecnologias de informação e digitais, gestão, ciências biológicas, saúde publica, direito, sociologia, educação e psicologia.

Em termos de infraestrutura, o ProChild CoLAB está sediado no campus de Couros, em Guimarães, ao abrigo de um comodato com UMinho, contando também com um espaço na na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, membro associado que acolhe a equipa que realiza os trabalhos, que acolhe a equipa que realiza os seus trabalhos na área da proteção.
 


O trabalho do ProChild CoLAB é algo que não se esgota com o tempo. Está em permanente mutação, certo?

A necessidade de intervenções precoces para prevenir e erradicar a pobreza e a exclusão social na infância e para assegurar que as crianças em risco têm os seus direitos garantidos e igualdade de oportunidades, de facto, não se esgotam com o tempo, e carecem sempre de uma abordagem holística, integrada e multinível, como aquela apresentada pelo ProChild CoLAB. Contudo, para atingirmos a nossa visão e caminharmos no sentido da nossa missão, importa a existência de uma estratégia corporativa clara, vertida num plano de ação e de negócios realista. Neste sentido, a atribuição do título de laboratório colaborativo prevê a concretização da agenda de I&D+i apresentada na candidatura inicial, a qual se desdobra em múltiplos projetos e programas, desenvolvidos em torno dos diferentes eixos estratégicos do ProChild CoLAB, com indicadores e métricas de impacto definidas, que visam a efetiva criação de valor, sempre assente numa base científica. É certo que, face a emergências sociais imprevisíveis, como é o caso da pandemia Covid-19 ou da guerra na Ucrânia, à luz do seu propósito e missão, o ProChild CoLAB se vê incontestavelmente na posição de adaptar a sua agenda de I&D+i, assim como o seu plano estratégico e de negócios, por forma a dar respostas efetivas, de longo prazo, às necessidades mais imediatas das crianças e suas famílias.


Balanço muito positivo

Como avalia o percurso deste laboratório até ao momento?

Desde que o ProChild CoLAB iniciou formalmente a sua atividade (novembro de 2019), consequência da crise pandémica, vivemos tempos absolutamente extraordinários. Neste contexto tão complexo a nossa equipa, em construção, soube ser resiliente, determinada e generosa. Por isso, foram, também, tempos de enormes oportunidades e conquistas para o ProChild CoLAB, decorrentes da forma exímia como esta equipa, associados e parceiros continuaram, colaborativamente, a encetar esforços na promoção do bem-estar e dos direitos das crianças, aproveitando a crise pandémica como uma oportunidade para reforçar a relevância da nossa missão e a alavancar o papel deste Laboratório Colaborativo na sociedade portuguesa.

Destaco, entre outras, algumas conquistas tais como a criação de emprego altamente qualificado em Portugal, contabilizando, à data, 27 contratos de trabalho, o codesenvolvimento de projetos de investigação científica transdisciplinares, o desenvolvimento, implementação e validação de modelos e programas de intervenção adaptados a cada contexto e território, a criação de produtos, serviços e soluções inovadoras que estão a chegar às crianças mais desfavorecidas e a criar valor económico e social, a entrada no mercado da responsabilidade social corporativa para promoção, a disseminação e valorização económica e social do conhecimento gerado, assim como a capacitação e formação de profissionais e da comunidade na área da infância e o contributo para a formulação de políticas públicas e outras ações baseadas no conhecimento científico, orientadas para o combate à pobreza e exclusão social na infância.

Em que medida a agenda do ProChild CoLAB contribui para a missão da Universidade?

A missão e agenda de I&D+i do ProChild CoLAB estão em alinhamento com a missão da UMinho e, por isso, são múltiplas as sinergias entre as duas instituições. Os projetos nos quais a participação da UMinho e dos seus centros de investigação é vasta. Todos eles visam, entre outras coisas, “gerar, difundir e aplicar conhecimento", numa abordagem diferencial que visa estimular novas formas de interação e uma relação não linear entre as atividades de I&D+i e o tecido económico e social, assim como enaltecer a relevância da investigação académica em contexto e facilitar a sua endogeneização pela sociedade.

No âmbito destes projetos, o ProChild CoLAB “acolhe” também estágios e estudantes de mestrado e de doutoramento da UMinho. Adicionalmente, esta estreita colaboração entre o ProChild CoLAB e a UMinho reverte-se na formulação de hipóteses de investigação e na conceção de projetos de I&D+i conducentes à preparação e submissão de candidaturas a financiamento competitivo nacional e internacional.