Acesso 2022 @UMinho

14-10-2022

Filomena Soares

Uma participação ativa dos estudantes permite tempo para tudo: caminhar no processo de aquisição de conhecimento técnico-científico e promover e consolidar valências de interação social.


2880 novos alunos entraram na UMinho na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso 2022 (em 2989 vagas disponíveis). Foram 3955 estudantes a eleger a UMinho como primeira opção. 23 licenciaturas/mestrados integrados foram selecionados por estudantes com uma classificação igual ou superior a 16 valores. Em três cursos da UMinho, o último colocado teve a classificação de entrada mais elevada a nível nacional. Por último, é de realçar que a UMinho é a quarta Universidade portuguesa com maior número de candidatos colocados.

É oportuno lembrar a missão da UMinho neste momento de acolhimento de novos estudantes: "A Universidade tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade."

Temos nos campi cerca de 3000 caras novas que iniciam o seu percurso à procura de conhecimento e de valorização pessoal. A aquisição de conhecimento exige uma participação ativa do estudante, em sede de sala de aula e fora dela, em práticas ativas de ensino/aprendizagem, tendo por base os princípios éticos, de desenvolvimento sustentável e de solidariedade. De referir que não estão sozinhos; docentes, técnicos e estudantes mais velhos, individualmente ou através dos órgãos existentes, estão disponíveis para os acompanhar no seu percurso.

Mas há vida na UMinho para lá do estudo! Há vida nas diversas iniciativas de estudantes e para estudantes, sejam elas culturais, desportivas ou associativas. São exemplo os grupos culturais, as tunas, a participação sempre ativa e excelente nos campeonatos desportivos universitários, a participação na Associação Académica, nos núcleos de estudantes e nos órgãos de governo da Universidade, a participação em juniores empresas, a participação em atividades de iniciação à investigação, enfim, um mar de atividades extracurriculares que preenchem o percurso académico de um estudante UMinho! E a valorização pessoal passa também pela aquisição de competências transversais (as agora chamadas power skills) que se promovem com estas práticas extracurriculares.

E há tempo para tudo: para caminhar no processo de aquisição de conhecimento técnico-científico e para promover e consolidar valências de interação social! Excelente ano letivo 2022/23 na UMinho!


Vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho