A magia dos podcasts já se instalou na UMinho

14-10-2022 | Daniel Vieira da Silva

Um Paço de Conversa iniciou-se em fevereiro deste ano e é promovido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da UMinho.

O Bird's Eye View procura explicar, discutir e promover os temas e as tecnologias mais entusiasmantes e vanguardistas da investigação em Engenharia Biomédica

O Conflito Armado pretende dar palco aos principais temas do mundo das Relações Internacionais

O Quid Juris visa fomentar a partilha e o debate de questões relevantes para a investigação científica na área jurídic

O Health Talks é um projeto levado a cabo por investigadores da Escola Superior de Enfermagem da UMinho

O podcast Diálogos em Travessia é da responsabilidade do Museu Virtual Lusofonia

O podcast da Fibrenamics faz uma abordagem a temas emergentes da indústria.

Uma Gota no Oceano é um Podcast sobre Literacia do Oceano

techTalks aborda as oportunidades no mercado de trabalho que existem para os estudantes de Tecnologias e Sistemas de Informação

Este podcast conta a história dos alumni da Escola de Engenharia da UMinho

1 / 10

Há muito que deixou de ser moda para se afirmar como veículo de comunicação por excelência. Temos podcasts que abordam os mais variados temas e perspetivas. Vamos descobri-los?

Todos nós já ouvimos falar do conceito de podcast e, em Portugal, 41,5% dos utilizadores de internet afirmam que ouvem pelo menos um no espaço de um mês. Este formato de transmissão é hoje muito utilizado por diversas pessoas, empresas e instituições em todo o mundo para divulgar notícias e programação, assim como por algumas universidades que começam, fruto do trabalho dos seus estudantes, docentes e investigadores, a divulgar ciência e projetos académicos. São já vários os podcasts criados e a versar sobre as mais variadas temáticas, explorando um novo universo sonoro que ultrapassa os limites das ondas do éter para chegar a qualquer parte do mundo.


Um Paço de Conversa foi criado pelo Gabinete de Comunicação da Universidade do Minho em fevereiro deste ano e tem o objetivo de “ouvir, escutar, conversar e conhecer”. A cada novo episódio, este espaço pretende dar a conhecer a visão, a opinião e as histórias pela voz de quem diz muito à instituição. “Um Paço de Conversa” assume-se como um espaço de palavra que pretende desvendar, episódio após episódio, o outro lado dos seus convidados. O primeiro episódio teve como convidado o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, sendo que já passaram por este espaço nomes como Joana Marques Vidal (presidente do Conselho Geral da UMinho, Maria João Amante (ex-diretora da Biblioteca Pública de Braga), Rosa Vasconcelos (Provedora do Estudante), Paulo Silva (Câmara Municipal de Guimarães), José Pinho (IKEA Portugal) e Simão Soares (CEO da SilicoLife).
Um Paço de Conversa pode ser ouvido no Spotify, na Google Podcast e Apple Podcasts.

Bird's Eye View é o podcast de ciência, tecnologia e engenharia do Bird Lab que procura explicar, discutir e promover os temas e as tecnologias mais entusiasmantes e vanguardistas da investigação em Engenharia Biomédica no Biomedical Robotic Devices Laboratory, um Centro de Investigação integrado no CMEMS. O Bird’s Eye View está presente no site, havendo ainda uma página de Instagram, LinkedIn e YouTube onde o trabalho é divulgado.

Conflito Falado é um podcast da autoria do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI) que pretende dar palco aos principais temas do mundo das Relações Internacionais. É através da análise dos mesmos, que o CECRI procura unir os internacionalistas em volta de conversas com profissionais da área. Conflito Falado está disponível na plataforma Google Podcasts e nos seus 18 episódios publicados já abordou temas como os novos fluxos migratórios, as parcerias estratégicas da União Europeia, as relações históricas entre Rússia e Ucrânia, os movimentos de libertação mundiais, entre outros.

Quid Juris é um projeto do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) da Escola de Direito da UMinho que visa fomentar a partilha e o debate de questões relevantes para a investigação científica na área jurídica. Regularmente são convidados para este espaço personalidades com um percurso profissional de relevo no sentido de ajudar a discutir velhos e a descortinar novos desafios para o mundo jurídico, contribuindo para o desenvolvimento de novas linhas de investigação científica. Disponível na plataforma Google Podcast, “Quid Juris” já teve como convidadas Ana Sacau, Raquel Carvalho, João Marques, Isabel Monteiro Fonseca e Susana Magalhães que abordaram temas como “os menores e a justiça”, “a contratação pública estratégica”, “a proteção de dados” “as cidades inteligentes” e a “ética na investigação”, nomeadamente.

Health Talks é um projeto levado a cabo por investigadores da Escola Superior de Enfermagem da UMinho que pretende desmistificar temas de saúde para o público em geral. O Health Talks convida mensalmente um cientista para um podcast que se assume como um espaço de partilha e reflexões sobre temas relacionados com a saúde. A curiosidade deste podcast que está disponível na plataforma Spotify é que o lançamento de cada episódio coincide com um fórum online aberto a todos, com inscrições abertas no Facebook e Instagram do “Health Talks”.
Assim, à quarta quarta-feira de cada mês, às 18h, num espaço online, poderá assistir à apresentação e discussão de temas relevantes para a saúde individual, familiar e comunitária.

Diálogos em Travessia é um podcast da responsabilidade do Museu Virtual Lusofonia, uma Unidade Cultural da UMinho, que pretende criar diálogos interculturais através desta plataforma de cooperação artística, cultural e académica da língua portuguesa e das suas diásporas, que se estende também à Galiza e à Região Autónoma de Macau. O Diálogos em Travessia está disponível em Google Podcasts e no Spotify.

From Science to People é um podcast promovido pela Fibrenamics que visa, mensalmente, discutir temas atuais, difundir conhecimento científico, estimular o debate de ideias disruptivas e, fundamentalmente, estabelecer a ligação entre a comunidade científica, empresarial e a sociedade. Criado em março de 2022, já leva cinco episódios que revelam uma abordagem a temas emergentes da indústria. O podcast está disponível em Google Podcasts e ainda numa página dedicada no site da Fibrenamics.

Uma Gota no Oceano é um podcast sobre Literacia do Oceano e produzido pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho. Regularmente dá “mergulhos” no oceano, explicando várias temáticas ligadas ao mesmo. As florestas marinhas, os desportos aquáticos, o ativismo e voluntariado no mar, a acidificação do oceano, entre outros, são temas deste projeto que nasceu em fevereiro deste ano e que é financiado pelos EEAGrants, no âmbito do Programa Crescimento Azul. “Uma Gota no Oceano” está disponível em Google Podcasts e conta ainda com um site dedicado, assim como uma página de Instagram.

TechTalks é um podcast que pretende abordar com uma perspetiva mais informal as oportunidades no mercado de trabalho que existem para os estudantes de Tecnologias e Sistemas de Informação. Este espaço é da responsabilidade da AIS.SC – UMinho, um núcleo de estudantes que se enquadra no universo TSI@UMinho, e que engloba diferentes ciclos de estudo promovidos pelo Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Universidade do Minho. As “TechTalks” já conversaram com alumni e docentes e estão disponíveis no Spotify ().

Ninguém é Quem Deveria Ser pretende contar a história dos alumni da Escola de Engenharia da UMinho, mais concretamente os de Engenharia e Gestão Industrial, em primeira mão,. É através de uma conversa informal entre ex-alunos de Engenharia e Gestão Industrial que se pretende focar em percursos pouco tradicionais, celebrando a transversalidade e amplitude da formação nestas áreas. O nome "Ningúem é Quem Queria Ser" pretende dar voz a diferentes pessoas que estão onde pouco imaginariam quando começaram o curso e está já disponível no Spotify.

Ainda que não estejam em atividade há cerca de um ano, mais temáticas já foram abordadas em podcast pela comunidade da UMinho.

Um dos casos de maior visibilidade é o Ouvido Crítico, da responsabilidade do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho que, semanalmente, às quartas-feiras, captava o outro lado dos media num podcast emitido na Antena 1. Ao longo de vários meses foram muitas as perguntas e respostas conhecidas nestes programa de Educação para os Media que colocou a estação pública de rádio e o Observatório sobre Media, Informação e Literacia do CECS em sintonia,

Na área da informática o Periférico, da responsabilidade do Centro de Estudantes de Engenharia Informática da UMinho, assumiu-se como um podcast de conversas relaxadas sem tópicos pré-definidos, mas com a tónica na paixão conjunta por tecnologia dos membros deste grupo de estudantes voluntários da licenciatura em Engenharia Informática. Os episódios estão disponíveis em Google Podcasts.

Por outro lado, o ELSA Vitamins assumiu-se como o suplemento jurídico da Associação Europeia da Estudantes de Direito da UMinho (ELSA UMinho) e abordou no seu episódio inaugural o Direito Penal e a sua representação no grande e no pequeno ecrã. O programa está disponível no Spotify do ELSA Vitamins.

Existe ainda o Controlo Digital, produzido por alunos de Engenharia Eletrónica da UMinho que acataram de bom grado o desafio que lhes foi lançado pela professora Filomena Soares. São quase duas dezenas de episódios para ouvir em Google Podcasts.

No Núcleo da Engenharia, um podcast da comunidade da Escola de Engenharia da UMinho reúne 15 episódios onde são abordados vários temas. Desde a promoção de eventos a conversas com atletas-estudantes, este podcast pretende abordar diferentes perspetivas dentro do vasto mundo da engenharia na UMinho. Os episódios estão disponíveis na plataforma Google Podcasts.