Conselhos para treinadores e equipas técnicas
Treinadores e monitores têm um desafio pela frente. São frequentemente os que mais contacto têm com os pais e são, eles próprios, um modelo para as crianças e jovens que treinam, assumindo uma grande responsabilidade pelo seu crescimento e desenvolvimento.
Os treinadores devem estar em alinhamento com a direção do clube, garantindo a consistência na aplicação de regras. Qualquer treinador beneficiará da ação de um psicólogo do desporto, neste e noutros assuntos. O psicólogo pode assumir o papel de formador dos pais, equipa técnica, direção e dos próprios atletas, contribuindo para aumentar o conhecimento de todos os intervenientes. Ao mesmo tempo, as competências de comunicação que possui são úteis para negociar soluções e gerir conflitos.
Finalmente, há que ter em conta a influência que o treinador tem nos seus atletas, como líder e modelo. É fundamental que o treinador demonstre comportamentos e atitudes corretos, em todos os contextos, coerentes com o seu discurso. Acima de tudo, coerentes nos vários contextos – não adianta o discurso no treino enfatizar o fair play se no jogo incentiva os seus atletas a comportamentos violentos.
|