O nosso documento mais procurado é de Teresa Monteiro

18-02-2023 | Nuno Passos | Fotos: Nuno Gonçalves e arquivo de Teresa Monteiro

Teresa Monteiro numa visita à Universidade de Lund, na Suécia

Capa do livro "Métodos numéricos: exercícios resolvidos aplicados à engenharia e outras ciências”

Pormenor do interior do livro

Teresa Monteiro apresentou a 9 de fevereiro um projeto de ensino inovador no evento Partilha+, no campus de Gualtar, Braga

A proferir uma comunicação no 20º Congresso Internacional ICNAAM, em setembro de 2022, em Creta, Grécia

Com o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, no campus de Azurém

A receber o Prémio de Mérito de Publicação Científica da Escola de Engenharia 2022, com a vice-presidente Maribel Santos

O 47º aniversário da Escola de Engenharia foi a 6 de outubro de 2022, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães

Os autores com mais documentos depositados no RepositóriUM

Os autores com mais downloads dos seus documentos

Tipos de documento por volume de downloads (nota: "Contribuições em Conferências" inclui na gíria inglesa os conference papers/abstracts/posters/editorials e panel/oral presentations)

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Livro sobre métodos numéricos, da professora da Escola de Engenharia, supera os 200 mil downloads no RepositóriUM.




A produção intelectual da UMinho está em acesso aberto no portal RepositóriUM, criado em 2003 e com cerca de 80.000 documentos, como teses, livros, capítulos e artigos. Desses, o mais descarregado é o livro “Métodos numéricos: exercícios resolvidos aplicados à engenharia e outras ciências”, de Teresa Monteiro, professora do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), em colaboração com Sara Tribuzi Morais, formada em Engenharia Biomédica e bolseira neste projeto. O volume de 202 páginas foi lançado em 2012, com registo ISBN, apenas em língua portuguesa e em pdf, e supera os 207 mil downloads, desde o Canadá à Austrália.
 
Teresa Monteiro reage admirada ao saber das estatísticas sobre a obra. “Sei que a procura é até de muitos países não lusófonos e recebo emails a perguntar o que eu quis dizer na página tal, mas não imaginava este impacto”, confessa. Não há aqui o "anúncio da descoberta incrível”, mas uma compilação de conteúdos, recolhidos da experiência pessoal, de links e de trabalhos traduzidos ou adaptados de colegas académicos. “Creio que o interesse das pessoas é o caráter pedagógico, prático e de aplicação da obra, pois explica a resolução dos exercícios passo a passo; quem descarrega é certamente estudante que quer aprender e crescer ou, então, docente que quer exemplos de exercícios”, situa a também investigadora do Centro Algoritmi.
 
A disciplina de Métodos Numéricos é comum nos cursos superiores de engenharia em todo o mundo e, subtilmente, aquela obra tornou-se sebenta quase obrigatória em várias academias nacionais e não só. A edição tem inclusive exercícios ligados à engenharia civil, à mecânica, à produção ou à informática, por exemplo, alargando o espectro. “O meu objetivo, como escrevi na dedicatória do livro, era servir ‘aos meus alunos de ontem, de hoje, de sempre’ e que usam cada vez mais o online… talvez por isso nem avancei para publicar em papel numa editora”, refere. Se não temos um best-seller, temos assim um must read.
 
“Sabe”, devolve a autora, “o que gosto mesmo, mesmo é de ensinar e partilhar conhecimento”. E há disciplinas desafiantes, como Métodos Numéricos e Otimização Não Linear, do curso de Engenharia Informática, em que lida com 220 alunos. Aliás, foi a docente vencedora do Prémio de Mérito Pedagógico da EEUM 2022 e é membro do Centro IDEA (Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) da UMinho, onde tem colaborado em novos projetos. Teresa Monteiro leciona há três décadas nesta academia, pela qual é licenciada em Engenharia e Sistemas de Informática, mestre em Matemática Computacional e doutorada em Engenharia de Produção e Sistemas. Soma ainda mais de meia centena de artigos científicos em revistas de referência.

Na verdade, o quotidiano da bracarense vai além da academia. Pratica ioga, pilates e dança, faz caminhadas, está a frequentar um curso breve em Filosofia Prática e declama poesia no âmbito do lançamento de livros de vários autores. É ainda voluntária do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Rota Solidária, colaborando em projetos como “A Hora do Conto”, que consiste na leitura semanal de contos em lares de idosos, e “Saco Feliz”, dinamizando a venda de sacos produzidos manualmente por jovens com deficiência, reutilizando tecidos e outros materiais. Uma vida cheia.


Teses, artigos e documentos de conferências dominam no acervo

O RepositóriUM é gerido pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) da UMinho, uma referência no arquivo, estudo e disseminação da ciência aberta. Os dados atuais fornecidos mostram que metade das vinte publicações mais descarregadas neste espólio online é de âmbito pedagógico, a par de três livros, três dissertações de mestrado, um working paper, um capítulo de livro, um livro de atas de conferência e um artigo científico (ver tabela abaixo). Os temas abordam áreas como engenharia, ciências, educação e direito. Os professores Paulo Cortez e Paulo Flores, ambos da Escola de Engenharia, surgem com dois títulos no top 20.

Curiosamente, dos 79.653 documentos do RepositóriUM, que foram alvo de 29 milhões de downloads, as publicações pedagógicas são uma pequena parte (354, com 898 mil downloads) e ocupam o sétimo lugar no tipo de documentos mais descarregados. Assim sendo, o que os internautas mais podem encontrar neste acervo digital é artigos científicos (há 26.353!), contribuições em conferências (22.706), dissertações de mestrado (16.689), capítulos de livro (5322), teses de doutoramento (3421), livros (1136) e documentos de trabalho (607). Em termos globais, os cinco centros científicos da UMinho com mais publicações listadas são o Centro de Engenharia Biológica (9791), o Centro de Investigação em Educação (4646), o Centro Algoritmi (4553), o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (4180) e o Centro de Investigação em Psicologia (2993).

Já os autores mais "requisitados" são José António Teixeira, da Escola de Engenharia (596.742 downloads dos seus trabalhos), Clara Pereira Coutinho, do Instituto de Educação (465.591), Paulo Lourenço, da Escola de Engenharia (453.478), Rui L. Reis, do Instituto 3B's (359.729), Paulo Cortez, da Escola de Engenharia (345.920), e Graça Simões de Carvalho, do Instituto de Educação (340.689). Noutra perspetiva, os autores com mais documentos listados são Rui L. Reis (1661 trabalhos), José António Teixeira (1502), António Onofre e Nuno Castro, ambos da Escola de Ciências (1078), e Paulo Lourenço (1000). Estas várias tabelas estão detalhadas na fotogaleria acima.

E qual foi o primeiro artigo registado no RepositóriUM? Ricardo Saraiva, do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da USDB, explica que na fase inicial foram carregadas em lote (batch import) várias de dezenas de teses e dissertações com processos automatizados. Porém, atendendo ao identificador (handle) atribuído, o “primeiro" foi "Betões de elevado desempenho com incorporação de cinzas volantes", uma tese doutoral em Engenharia Civil, da autoria de Aires Camões e orientada pelo professor José Barroso de Aguiar.
 

Downloads Ano Título Tipo
207.104 2012 Métodos numéricos: exercícios resolvidos aplicados à engenharia e outras ciências, de Teresa Monteiro Livro
178.799 2012 Farmacologia: exercícios teórico práticos, de Sandra Paiva e Sofia Duarte Publicação Pedagógica
110.589 2008 Exemplos práticos de programação visual em C#, de Paulo Cortez e Hélder Quintela Publicação Pedagógica
84.324 2008 Exercícios resolvidos em Prolog sobre sistemas baseados em conhecimento, de Paulo Cortez Publicação Pedagógica
66.794 2005 "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora, de Marta Ribeiro Dissertação de Mestrado
64.799 2009 Dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, de Joaquim Carneiro Working Paper
62.043 2006 Sugar metabolism in yeasts: an overview of aerobic and anaerobic glucose catabolism, de Fernando Rodrigues, Paula Ludovico e Cecília Leão Capítulo de Livro
58.795 2013 Apontamentos de equações diferenciais: complementos de Análise Matemática EE, de Jorge Figueiredo e Carolina Ribeiro Publicação Pedagógica
56.523 2002 Fundações, de Júlio Barreiros Martins Publicação Pedagógica
55.411 2011 Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI, de Clara Coutinho e Eliana Lisbôa Artigo
55.383 2004 Métodos convencionais em microbiologia, de Margarida Casal, Dorit Schuller, Georgina Rodrigues e Célia Pais Publicação Pedagógica
55.025 2005 Educação e sociedade da informação: uma perspectiva crítica sobre as TIC num contexto escolar, de Alexandra Vieira Dissertação de Mestrado
53.756 2008 Biologia molecular I: protocolos das aulas práticas, de Rui Oliveira Publicação Pedagógica
45.801 2003 A criança, a língua e o texto literário: da investigação às práticas: actas, de Fernando Azevedo, Rui Ramos, Íris Pereira, Sara Reis da Silva, Marisa Rosa e Ana Almeida Atas de conferência
45.313 2006 O papel da internet no processo de construção do conhecimento: uma perspectiva crítica sobre a relação dos alunos do 3º ciclo com a Internet, de Cidália Neto Dissertação de mestrado
43.241 2013 Direito das sociedades comerciais (capítulo I): sumários desenvolvidos das aulas de Direito para a Economia e Gestão, de Maria Miguel Carvalho e Sónia Moreira da Silva Livro
41.965 2006 Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos, de Miguel Ferreira Livro
41.955 2013 Lançamento de projéteis, de Paulo Flores Publicação Pedagógica
40.696 2005 Álgebra linear e geometria analítica, de Gaspar Machado Publicação Pedagógica
39.635 2007 Cinemática de mecanismos 2: análise descritiva de mecanismos, de Paulo Flores e José Carlos Claro Publicação Pedagógica