Podcast “UMinho: memórias e visões” dá voz aos protagonistas da instituição

30-04-2023 | Daniel Vieira da Silva

Estreia a 30 de abril uma série de conversas que pretende abordar o passado e o presente e refletir sobre o futuro desta academia.





É para se ouvir falar do passado, mas com os olhos (neste caso, ouvidos) atentos ao presente e àquilo que será o futuro da Universidade do Minho. Esta é a premissa do novo podcast “UMinho: memórias e visões”, que integra o vasto leque de iniciativas do Cinquentenário da instituição. Criado pela respetiva comissão comemorativa, tem a coordenação de Carlos Bernardo, professor catedrático emérito da Escola de Engenharia, e de Fernando Alexandre, professor associado com agregação da Escola de Economia e Gestão. O formato sonoro resulta de uma parceria entre a Reitoria e a Rádio Universitária do Minho, palco da gravação e transmissão das conversas.

“É importante dar a conhecer a história da instituição, mas também perspetivar o seu futuro”, dizem os responsáveis ao NÓS. Carlos Bernardo e Fernando Alexandre notam que “a afirmação da UMinho como uma das principais instituições nacionais e com projeção internacional foi o resultado de escolhas feitas pelos seus fundadores e dos líderes nas décadas que se seguiram”. E acrescentam que, “alcançada uma posição de relevo entre as principais universidades nacionais, é fundamental pensar os próximos 50 anos da UMinho”, daí se terem comprometido a conduzir os podcasts.

“O formato permite a conversa informal com protagonistas de diferentes períodos da história da UMinho. A nossa ideia foi poder juntar diferentes gerações de todas as Escolas e Institutos da UMinho. Nós próprios representamos também diferentes gerações. Acreditamos que a diferença geracional enriquecerá os testemunhos e visões que pretendemos partilhar com a comunidade”, realçam os dois professores, prometendo dar voz a “histórias e perspetivas diversas e o mais ricas possível”.

 

Afinal, o que se espera destas conversas?

Os coordenadores respondem prontamente à pergunta: “Primeiro, espera-se que [os convidados] deem a conhecer as histórias que estiveram na origem do percurso de sucesso da UMinho e que inspirem as novas gerações, que têm a responsabilidade desse legado e de prosseguir esse percurso, chegando ao máximo de pessoas da nossa comunidade de docentes, investigadores, colaboradores e estudantes. Segundo, espera-se contribuir para o estudo da avaliação de impacto da UMinho que estamos a coordenar, dando a conhecer projetos passados e em curso que têm contribuído para transformar o contexto económico, social e cultural da região e do país”.

Para isso, Carlos Bernardo e Fernando Alexandre vão contar, em cada programa, com uma dupla de investigadores/as indicados pelas presidências das diversas unidades orgânicas da UMinho. “Iremos, por um lado, beneficiar da presença de algumas figuras marcantes na história da instituição, que continuam a contribuir para pensar o seu futuro. Por outro lado, iremos ouvir investigadores mais jovens, com menos história na casa, mas com muitos projetos para o futuro”, explicam. “Ou seja, a cada sessão há um/a investigador/a mais antigo e outro/a mais jovem a falar da UMinho em geral e da sua Escola/Instituto em particular.

UMinho: memórias e visões” vai ter periodicidade semanal e a duração de 12 episódios (o número de unidades orgânicas de ensino e investigação da UMinho), podendo ser ouvido na RUM aos domingos, às 13h00, e em podcast na página das comemorações dos 50 anos da UMinho e no site da RUM. A primeira conversa vai para o ar a 30 de abril, tendo como convidados a professora catedrática Maria Manuel Oliveira e a professora auxiliar Susana Gaudêncio, ambas da Escola de Arquitetura, Arte e Design. O próximo programa é a 7 de maio, com a presença da professora catedrática Fernanda Cássio e do professor auxiliar Nuno Castro, ambos da Escola de Ciências.