Pensar a Internacionalização da Investigação

30-06-2024

Sandra Paiva

A nossa forte cultura de internacionalização da Investigação permeia todos os níveis organizacionais e ambientes académicos, contribuindo para elevar a fasquia da qualidade e do impacto da I&D da União Europeia.

A internacionalização nas Instituições de Ensino Superior tem sido muitas vezes equivalente a competição e marketing das Instituições e menos um sinónimo dos seus valores de cooperação, de partilha e de serviço à sociedade. A recente pandemia reforçou a perceção que apenas um esforço científico internacional possibilitou solucionar um problema que um só país ou Instituição não poderiam resolver sozinhos.

A Iniciativa das Universidades Europeias é uma nova forma de envolver as Universidades em colaborações estratégicas profundas, acrescentando à diversidade de modelos colaborativos. Esta iniciativa visa passar do atual sistema baseado em projetos para uma abordagem mais pragmática e sustentável através de sinergias de financiamento entre Programas Europeus (Horizonte Europa, Erasmus+) e programas nacionais e regionais.

Na próxima semana irá decorrer na Universidade do Minho a Conferência Anual da Aliança Europeia Arqus, da qual a UMinho faz parte. Como responsável pela área da Investigação no âmbito da Arqus e membro do Arqus Research na Innovation Research Board, temos dinamizado várias ações que visam o fortalecimento da investigação colaborativa entre os membros da Aliança, através do incentivo de projetos de investigação interinstitucionais, do desenvolvimento de uma infraestrutura de investigação partilhada e do apoio a investigadores em início de carreira e a estudantes de graduação, de que é exemplo o Arqus Talent Scholarship Fund.

As diversas ações no âmbito da internacionalização da Investigação da UMinho espelham a concretização do Plano de Ação para o Quadriénio 2021-2025. A Universidade do Minho participa num grande número de outras redes internacionais de cooperação científica, como por exemplo a rede IACOBUS na Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, que envolvem a circulação de talentos e a mobilidade internacional, mas também transdisciplinar e intersetorial e que contribuem para transformar a Instituição num contexto global. Outro exemplo é os seis estudantes de doutoramento da UMinho que recentemente foram premiados com as prestigiantes bolsas Fulbright para desenvolverem investigação em Universidades dos Estados Unidos da América.

A implementação de uma política de “Internationalization at Home” evidencia uma abordagem integral e compreensiva ao nível da internacionalização. No âmbito do pelouro que coordeno, constituí o Grupo de Trabalho da Internacionalização da Investigação, que inclui membros de todas as Unidades Orgânicas e que vista potenciar as dimensões da internacionalização da Investigação ao nível qualitativo. Recentemente, coordenei com a Vice-Reitora Filomena Soares a primeira edição do Global Mobility Forum. Esta iniciativa permitiu partilhar o valor das experiências internacionais e incluiu o testemunho de estudantes de graduação, Professores e Investigadores a desenvolver atividade de investigação.

Em conjunto, estes e outros projetos e iniciativas evidenciam a forte cultura de internacionalização da Investigação da Universidade do Minho, que permeia todos os níveis organizacionais e de gestão e todos os ambientes académicos, o que certamente contribui para elevar cada vez mais a fasquia da qualidade e do impacto da Investigação & Desenvolvimento da União Europeia.

Pró-Reitora para Projetos Científicos e Gestão da Investigação da Universidade do Minho