AtivaMente quer UMinho como espaço de bem-estar e saúde

18-05-2023 | Daniel Vieira da Silva

Iniciativas decorrem nos campi universitários (Fotografia: Kirsti Pilates to you)

Algumas iniciativas já decorreram em espços exteriores nos campi

Pedro Morgado é um dos responsáveis desta iniciativa na Comissão dos 50 anos da Uminho

Iniciativa decorre ao longo do mês de maio e início de junho em Gualtar e Azurém

A iniciativa insere-se nas comemorações do Cinquentenário, é promovida pelos Serviços de Ação Social e decorre até ao início de junho.

“Fazer das universidades verdadeiros espaços promotores de bem-estar e saúde”. Foi com este objetivo que a Comissão Comemorativa dos 50 Anos da UMinho lançou recentemente o “AtivaMente”, um conjunto de atividades que já estão a decorrer nos campi universitários.

A iniciativa está a ser levada a cabo pelo Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da UMinho e pretende, segundo explica Pedro Morgado, professor da Escola de Medicina e um dos membros da Comissão Comemorativa, “convidar a comunidade a envolver-se em atividades físicas e de relaxamento que se assumam positivas para o seu bem-estar”. Assim, ao longo de todo o mês de maio e junho, o campus de Gualtar e o de Azurém serão o palco de mais de uma dezena de aulas de pilates, balance fit e localizada.

A iniciativa, frisa Pedro Morgado, surge “como resposta a uma necessidade verificada nos campi” face à identificação da “necessidade de atividades dirigidas à comunidade e alinhadas com o objetivo de fazer das universidades verdadeiros espaços promotores de bem-estar e saúde”.

Iniciativas no campus de Gualtar (Anfiteatro CP II)

Aula de Balance Fit
15, 22, 25 e 29 de maio às 17h00

Aula de Pilates
18 de maio e 1 de junho às 18h00

Iniciativas no campus de Azurém (Relvado junto ao Bar de Eng. I)

Aula de Pilates
14, 24 e 31 de maio às 18h00

Aula de Localizada
19, 26 de maio e 2 de junho às 18h00

Esta não é uma atividade solitária no plano de ações previstas nos campi na lógica de promoção do bem-estar e saúde da comunidade académica. Nas últimas semanas foram divulgados nos canais digitais da UMinho um conjunto de vídeos de atividades de ativação física para todos os trabalhadores que têm funções mais sedentárias e que também poderão ser utilizados em aulas, seminários ou conferências. Pedro Morgado acrescenta ainda que está prevista a promoção de “uma melhor utilização dos espaços de lazer na UMinho”, dando nota que serão assinalados todos os circuitos de manutenção que integrem os campi.

Pedro Morgado lembra que “Portugal é um dos países da Europa onde mais pessoas não têm o hábito de realizar atividades físicas”, daí que estes dados preocupem e, na sua opinião, devem “convocar as universidades para participarem dessa mudança”. O docente da Escola de Medicina pretende, por isso, que a comunidade académica se mobilize para a prática de exercício, frisando que “para além dos impactos imediatos na saúde e bem-estar de cada pessoa, esta atividades também têm o potencial de aumentar o sentido de pertença e o espírito de comunidade”.