nº
138
fevereiro'2025
PT
•
EN
INÍCIO
REPORTAGENS
PERCURSOS
OPINIÃO
UM DE NÓS
FORMAÇÃO E EMPREGO
GALERIA
<
voltar à página anterior
RAILtoLand, uma forma diferente de viajar
30-06-2023 | Beatriz Mendes
1
/
3
Nova app desenvolvida pelo Centro de Computação Gráfica mostra o património paisagístico-cultural da linha Porto-Vigo.
O Centro de Computação Gráfica (
CCG
), interface da Universidade do Minho, lançou uma aplicação móvel para os passageiros da linha ferroviária Porto-Vigo descobrirem a paisagem e o património envolvente de forma interativa. A app chama-se RAILtoLAND e está gratuitamente em inglês, português e espanhol no
Google Play
e na
App Store
.
A app contém áudios explicativos sobre as características da paisagem ao redor da linha do “Celta”, através da geolocalização do comboio, dando ainda detalhes sobre mais de 30 pontos de interesse e edifícios patrimoniais em 3D das localidades atravessadas. O projeto insere-se no consórcio europeu
RAILtoLAND
, liderado pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha) e que inclui ainda a CP - Comboios de Portugal, a Renfe, a União Internacional dos Caminhos de Ferro e as universidades Gustave Eiffel (França) e Politécnica de Marche (Itália), sendo cofinanciado pelo Programa Erasmus+.
De acordo com Nuno Sousa, gestor de projeto no CCG, “o objetivo é que a pessoa possa personalizar a viagem para ficar a conhecer o que está em volta da linha de comboio; é possível marcar os pontos de interesse e depois poder visitar esses locais.” Além destas novidades, é possível fotografar momentos marcantes da viagem e ficam logo associados ao sítio onde cada imagem foi tirada. Este projeto-piloto tem tido um impacto muito positivo e mostra inovações a nível digital, turístico e cultural para o cidadão comum, tendo como objetivo a expansão futura da aplicação para outras linhas de comboio históricas.
Sobre o CCG
Responsável principal pelo design e desenvolvimento da aplicação, o CCG faz parte do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, sendo reconhecido pelo Governo com o Estatuto de Utilidade Pública e como Centro de Tecnologia e Inovação. Como interface da UMinho, oferece formação especializada, serviços de consultoria em inovação tecnológica e laboratoriais e atua em investigação e desenvolvimento sob contrato e capacitação empresarial. É responsável também por conceber novos métodos nas áreas de computação visual, computação ubíqua e engenharia informática.
HISTÓRICO
AGENDA
CLIPPING
Opinião
Sobre o aniversário da Universidade, novos projetos e a cor do futuro…
Teresa Ruão
A história da Universidade do Minho continuará a ser escrita por todos nós.
Saiba mais
UM de nós
“Parece que estou a fazer puzzles todos os dias”
Carlos Torres
Nasceu "no dia das mentiras de 1969”, em França, mas sente-se “português até ao tutano”. Vive em Moreira de Cónegos e trabalha no Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia desde 1994. É hoje um dos técnicos distinguidos com a medalha de 30 anos em funções públicas, no 51º aniversário da UMinho.
Saiba mais
Formação e emprego
Educador/a de Infância
Associação O Mundo Somos Nós | Braga, 28/02/2025
Diretor/a de Obra
Oficina de Competências | Porto, 28/02/2025
Advogado/a
ASQ Legal Network | Porto, 24/02/2025
Mais ofertas em alumni.uminho.pt
, 01/02/2024
Saiba mais