RAILtoLand, uma forma diferente de viajar

30-06-2023 | Beatriz Mendes

Nova app desenvolvida pelo Centro de Computação Gráfica mostra o património paisagístico-cultural da linha Porto-Vigo.

O Centro de Computação Gráfica (CCG), interface da Universidade do Minho, lançou uma aplicação móvel para os passageiros da linha ferroviária Porto-Vigo descobrirem a paisagem e o património envolvente de forma interativa. A app chama-se RAILtoLAND e está gratuitamente em inglês, português e espanhol no Google Play e na App Store.

A app contém áudios explicativos sobre as características da paisagem ao redor da linha do “Celta”, através da geolocalização do comboio, dando ainda detalhes sobre mais de 30 pontos de interesse e edifícios patrimoniais em 3D das localidades atravessadas. O projeto insere-se no consórcio europeu RAILtoLAND, liderado pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha) e que inclui ainda a CP - Comboios de Portugal, a Renfe, a União Internacional dos Caminhos de Ferro e as universidades Gustave Eiffel (França) e Politécnica de Marche (Itália), sendo cofinanciado pelo Programa Erasmus+.

De acordo com Nuno Sousa, gestor de projeto no CCG, “o objetivo é que a pessoa possa personalizar a viagem para ficar a conhecer o que está em volta da linha de comboio; é possível marcar os pontos de interesse e depois poder visitar esses locais.” Além destas novidades, é possível fotografar momentos marcantes da viagem e ficam logo associados ao sítio onde cada imagem foi tirada. Este projeto-piloto tem tido um impacto muito positivo e mostra inovações a nível digital, turístico e cultural para o cidadão comum, tendo como objetivo a expansão futura da aplicação para outras linhas de comboio históricas.

Sobre o CCG

Responsável principal pelo design e desenvolvimento da aplicação, o CCG faz parte do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, sendo reconhecido pelo Governo com o Estatuto de Utilidade Pública e como Centro de Tecnologia e Inovação. Como interface da UMinho, oferece formação especializada, serviços de consultoria em inovação tecnológica e laboratoriais e atua em investigação e desenvolvimento sob contrato e capacitação empresarial. É responsável também por conceber novos métodos nas áreas de computação visual, computação ubíqua e engenharia informática.