As férias de verão

11-08-2023

Inês Ferraz

No tempo livre é aconselhável aproveitar para treinar a atenção e a concentração com jogos. Esta é uma excelente alternativa ao uso das tecnologias, basta ter papel e caneta.

Ocupar as crianças durante o período de férias escolares é um grande desafio para as famílias. Durante este tempo é crucial os pais apostarem em atividades lúdicas. Estas tarefas podem constituir uma oportunidade para explorar a leitura e a escrita de forma divertida, contribuindo para consolidar todas as aprendizagens realizadas ao longo do ano escolar.

Nesta altura, para motivar uma criança para a leitura deve prevalecer o seu interesse, ou seja, devemos escolher livros que vão ao encontro das suas motivações. O ideal é levar os filhos a uma livraria, folhear diversos livros e juntos escolher um que desperte curiosidade. Para que adquiram o gosto pela leitura podemos sugerir que depois de ler um livro apresentem-no aos familiares (avós, tios, primos), contribuindo para o treino da leitura em voz alta, com entoação e expressão corretas.

Durante este período, onde os relógios andam mais “devagar”, é aconselhável que todas as atividades que impliquem escrita surjam de forma natural, isto é, sejam apresentadas como propostas de jogos. Os adultos aproveitam para recordar os jogos que faziam quando eram pequenos e ajudam os mais novos a reforçar as aprendizagens. Com o “Jogo do Stop” as crianças têm de recorrer à memória para saber o nome de um objeto que comece por uma determinada letra, têm ainda de se recordar da forma escrita dessa palavra para conseguir escrever e obter a pontuação. O “Jogo da Forca” faz com que os mais novos procurem palavras no seu “dicionário mental”, de modo a descobrir em que palavra o seu adversário está a pensar. Estes jogos são uma forma de ajudar a aumentar o vocabulário ortográfico.

Quando estamos a fazer uma viagem de carro podemos sugerir a construção de frases com palavras pouco comuns ou desconhecidas para as crianças. Esta tarefa ajuda os mais pequenos a adquirir vocabulário oral, auxilia na construção de frases com uma correção sintática e lexical e contribui para a organização e estruturação do pensamento. Inventar uma história pode ser outra sugestão para trabalhar a oralidade. Esta proposta permite treinar a planificação do texto seguindo os diferentes passos (introdução, desenvolvimento e conclusão da história), potencia a organização do discurso e estimula a imaginação e a criatividade.

Quando temos tempo livre é aconselhável aproveitar para treinar a atenção e a concentração com jogos, como os referidos anteriormente, ou até com o “Jogo do Galo”. Esta é uma excelente alternativa ao uso das tecnologias e só é preciso ter papel e uma caneta. Para além disso podemos, igualmente, convencer os mais novos a jogar às cartas, ao dominó ou jogos de tabuleiro (Damas, Xadrez, Monopólio) aproveitando para descontrair um pouco pequenos e graúdos.

As tarefas realizadas em família permitem consolidar aprendizagens e passar momentos animados e de descontração que são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo infantil.

Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMinho