nº
138
fevereiro'2025
PT
•
EN
INÍCIO
REPORTAGENS
PERCURSOS
OPINIÃO
UM DE NÓS
FORMAÇÃO E EMPREGO
GALERIA
<
voltar à página anterior
Objetos com história: o mural Twisted
29-09-2023 | Pedro Costa | Fotos: Vasco Mourão (arquivo)
1
/
5
Foi produzido pelo ex-aluno Vasco Mourão, quando recebemos a maior conferência internacional que une as áreas de Estruturas e Arquitetura.
Chama-se
Twisted
e fica no hall de entrada da
Escola de Arquitetura, Arte e Design
(EAAD) da UMinho. Foi realizado em julho de 2016, quando a cidade de Guimarães recebeu a 3rd International Conference on Structures & Architecture (
ICSA2016
). Este evento coordenado pelo professor Paulo Cruz abordou aspetos criativos e científicos na conceção de estruturas e de aplicações arquitetónicas, debatendo técnicas e práticas em ambos os campos. Para elevar a interação, os debates pretenderam persuadir arquitetos e engenheiros estruturais a colaborarem ainda mais neste processo.
Este mural surgiu enquadrado numa iniciativa paralela ao ICSA2016, designada “Desenhar é Construir”. Ao longo de vinte dias foi realizado ao vivo um grande desenho, de 15 metros por 2 metros, coroando o hall principal da EAAD. “Quem chega não lhe fica indiferente”, dizem muitos dos que por lá passam os seus dias criativos. O desenho retrata meandros arquitetónicos e estruturas imaginárias e foi criado por Vasco Mourão com uma caneta preta, seguindo o seu caraterístico estilo focado no detalhe.
Formado em
Arquitetura
pela UMinho, Vasco Mourão está radicado em Barcelona, Espanha. Trabalha a perceção, a textura e a memória da paisagem urbana. Só com caneta e tempo, a sua prática centra-se intensamente na representação de cidades através de desenhos. Habitando um lugar entre as artes plásticas e a ilustração, Vasco Mourão cria obras de arte personalizadas e murais de grande escala para diversos colecionadores particulares, galerias e instituições. Paralelamente, trabalha em comissões editoriais selecionadas.
HISTÓRICO
AGENDA
CLIPPING
Opinião
Sobre o aniversário da Universidade, novos projetos e a cor do futuro…
Teresa Ruão
A história da Universidade do Minho continuará a ser escrita por todos nós.
Saiba mais
UM de nós
“Parece que estou a fazer puzzles todos os dias”
Carlos Torres
Nasceu "no dia das mentiras de 1969”, em França, mas sente-se “português até ao tutano”. Vive em Moreira de Cónegos e trabalha no Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia desde 1994. É hoje um dos técnicos distinguidos com a medalha de 30 anos em funções públicas, no 51º aniversário da UMinho.
Saiba mais
Formação e emprego
Educador/a de Infância
Associação O Mundo Somos Nós | Braga, 28/02/2025
Diretor/a de Obra
Oficina de Competências | Porto, 28/02/2025
Advogado/a
ASQ Legal Network | Porto, 24/02/2025
Mais ofertas em alumni.uminho.pt
, 01/02/2024
Saiba mais