Quais são os seus influenciadores?
Todos destacam a importância das suas famílias ao longo do seu percurso académico. A estudante de línguas descreve o apoio do seu núcleo familiar como “uma noção da família enquanto clã": "Deram-me um espaço seguro em que desenvolver as minhas próprias crenças, apoiaram-me sempre”. Da mesma forma, a mãe de Heitor foi a sua principal motivadora para começar a aprender linguagens de programação e como utilizar várias ferramentas digitais.
Em paralelo, os três alunos destacam os professores como influenciadores profundos dos seus percursos escolares, seja no desenvolvimento de um bom método de estudo, no caso de Ívan - que espera que as sementes plantadas pela professora de Matemática “possam vir a desabrochar no ensino superior” - ou enquanto grandes inspirações, como conta Mariana.
Até mesmo nos momentos de escolha o papel destes educadores foi decisivo no percurso de Heitor: “O meu professor de Aplicações Informáticas também contribuiu para a minha decisão de estudar Engenharia Informática no ensino superior”.
|