Ereany Refosco veste trabalhadores de todo o mundo

11-08-2023 | Ana Sofia Silva

Ainda menina, desenhava coleções de moda; hoje cria roupas e acessórios para diversas profissões e geografias

Com a chef Mia Vasconcelos de avental personalizado, na maior feira de alimentação fora do lar da América Latina, em julho

Um uniforme eleva a imagem de uma empresa: "Funcionário feliz vai atender bem e o cliente vai voltar”

Peças personalizadas da nossa alumna comunicam o posicionamento e os valores de cada empresa e instituição.

Trabalhar com elegância, conforto e respeitando o planeta é possível com a nossa alumna Ereany Refosco. É mestre em Design e Marketing - especialização em Têxteis de Moda pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e CEO da Refosco Uniformes, que nasceu em 2015 e é uma referência de workwear na América Latina, sobretudo no Brasil. Os clientes chegam dos cinco continentes, como do Japão, Austrália, Argentina, EUA, Angola e Paraguai. Por exemplo, para uma subsidiária da marca de gelados Kibon (Olá).

Consciente de que a roupa de trabalho acompanha um funcionário cerca de 300 dias/ano, Ereany aplicou os seus conhecimentos académicos para reduzir o impacto económico e ambiental daqueles têxteis. A ideia foi criar peças 100% personalizadas, que comunicassem eficazmente o posicionamento e os valores das empresas. Hoje, o seu portefólio apresenta uma diversidade de modelos testados e aprovados nas áreas da hotelaria e restauração.

Ereany Refosco trabalha a partir de Toledo, no Paraná (Brasil), e conta com uma equipa multifuncional de costureiros, auxiliares de costura, designers e administrativo. A marca tem opções unissexo e veste funcionários de diversas empresas sul-americanas, várias com mais de 100 colaboradores.

Criar, criando

Quando pensamos no setor de uniformes de trabalho, tendemos a imaginar peças padronizadas, com cores simples, feitas em tecidos convencionais e pouco duráveis. É aqui que Ereany Refosco se destaca e a rápida ascensão da sua empresa demonstrou a aparente falta de opções no mercado de workwear.

“O processo criativo começa no primeiro contacto com o cliente e a preocupação é sempre pensar e concretizar uma estamparia exclusiva feita de tecidos adequados a cada função exercida”, justifica. A produção têxtil vai sucedendo em interação com a marca, que pode aliar o conceito na decoração dos seus estabelecimentos e no logótipo. “Só assim se corresponde exatamente ao que cada equipa necessita”, acrescenta.

Reduzir a pegada ambiental

A sustentabilidade está patente nas peças desenvolvidas, procurando-se tamanhos padrão, tecidos naturais e aplicações e acabamentos duradouros. A Refosco Uniformes propõe ainda tecidos de fácil manutenção e que não necessitam da passagem a ferro. Assim, otimiza-se a sua utilização e diminui-se o desperdício de água e energia no cuidado das roupas.

Em 2012, Ereany Refosco tinha dedicado a dissertação de mestrado na UMinho ao tema “Estudo do ciclo de vida dos produtos têxteis: um contributo para a sustentabilidade na moda”, evidenciando o impacto prejudicial do descarte rápido do vestuário. Lembra com carinho a sua professora coorientadora Noémia Carneiro: "Era incentivadora e amiga. Dizia: 'Ereany, o seu core business é a moda!'", evoca. Na última década foi também professora de design de moda e tecnologia têxtil (em mais de dez disciplinas) na Universidade Univille, na Universidade Paranaense, na União Dinâmica de Faculdades Cataratas e na Faculdade de Tecnologia Senai Curitiba, no Brasil. “A moda sempre esteve presente na minha vida, é o ar que respiro e a minha paixão!”, reconhece.