Conhece “O Devorador de Automóveis”?

29-09-2023 | Beatriz Mendes

Além de ponto de encontro dos alunos, é um símbolo do campus de Azurém e também de Guimarães

Maqueta d'"O Devorador de Automóveis", feita em 1990 em cartão canelado e tinta acrílica (230x380x310mm)

José de Guimarães (foto: Notícias Magazine)

1 / 3

A obra icónica de José de Guimarães não passa despercebida a quem se cruza com os jardins do campus de Azurém.





É a primeira obra em betão do conhecido artista vimaranense José de Guimarães. Foi colocada nos jardins do campus em 1991, no seguimento de uma oferta do Município de Guimarães à UMinho. A localização desta escultura contemporânea também não foi um mero acaso: entre os edifícios da academia e o castelo de Guimarães.

"O Devorador de Automóveis" simboliza a destruição de um Ferrari, veículo muito comum na cidade dos anos 80. É considerada uma escultura de dupla representação, uma vez que apresenta várias interpretações mediante a posição espacial em que nos encontramos.

Sobre o autor

José Maria Fernandes Marques, mais conhecido por José de Guimarães, nasceu em 1939, em Guimarães. Formou-se em Engenharia na Academia Militar, mas a descoberta e a paixão pelo mundo artístico fez com a sua vida profissional tomasse outro rumo. A sua identidade artística deriva das diversas viagens que fez pela Europa e, sobretudo, do período em que viveu em África, de onde se inspirou para as cores e formas das suas obras. É um nome obrigatório da arte contemporânea nacional.