Mercado diversificado e com forte concorrência
O autor admite que “ambos os estudos foram desenvolvidos considerando a possível comercialização”. No entanto, salienta o elevado custo que esse mesmo desenvolvimento acarreta. “Se o projeto concebido para o ciclismo é de menor investimento e com maior número de consumidores, o projeto para a esgrima é de maior investimento e com menor número de consumidores; neste último, verifica-se que quanto mais simples, prática e discreta é a aplicação dos sensores ou componentes eletrónicos na superfície têxtil vestível, mais natural se torna o design”, explica o investigador, que voltará à docência na EAAD, na área do design de produto.
Ao ser comercialidado, a concorrência é gigante. “O mercado de roupas inteligentes é mais diversificado do que à partida se possa imaginar”, começa por afirmar o investigador, exemplificando com soluções médicas e de segurança existentes, entre outras. Daniel Vieira destaca as t-shirts inteligentes com capacidade de monitorizar a frequência cardíaca e atividade física que são aplicadas em desportos como corrida, remo, alpinismo, esqui, combate, bem-estar e reabilitação por marcas como a AiQ Smart Clothing, OMsignal Smart Clothing, Ralph Lauren, Hexoskin e Athos Coaching.
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