"Entrar em Informática na UMinho foi como ir para a NASA”

17-02-2024 | Carla Barbosa, Íris Saraiva e Catarina Dias | Vídeo: Vanessa Batista e Adriana Monteiro

José Dionísio e Jorge Batista ingressaram na UMinho em 1982. José tinha o número de aluno 2239 e Jorge era o 2235. Ainda hoje se lembram desse pormenor.

De regresso ao campus de Gualtar para esta entrevista especial realizada no âmbito dos 50 anos da UMinho

Foi a licenciatura que juntou Jorge Batista e José Dionísio, a dupla conhecida por ter fundado a Primavera BSS. Após 30 anos na liderança do grupo, preparam-se para lançar um novo projeto.

Amigos há mais de quarenta anos e sócios desde 1993. Jorge Batista e José Dionísio conheceram-se nos bancos da Universidade do Minho, na licenciatura de Engenharia de Sistemas e Informática (LESI), que foi pioneira no país na área das ciências da computação. “Entrar num curso de computadores na década de 1980 era como ir para a NASA”, recordam os empresários, que nunca tinham “visto um computador na vida”.

Aos 29 anos, depois de terminarem o curso na Escola de Engenharia desta academia, fundaram a Primavera BSS. Durante os primeiros meses fecharam-se no escritório de casa do Jorge para criarem aquele que viria a ser o primeiro best seller da empresa, o Contalib, um software de contabilidade para profissionais liberais. A este somaram-se mais projetos, parcerias com empresas de vários países do mundo, prémios de renome e uma faturação de milhões. Após três décadas de liderança destes Alumni UMinho, o Grupo Primavera foi vendido e integrado, em 2022, no gigante global Cegid.

Fora da empresa desde outubro, Jorge Batista e José Dionísio continuam juntos e preparam-se para lançar um novo projeto: a Fundação Primavera, destinada a financiar projetos que visam apoiar idosos e crianças em situações vulneráveis.

Uma conversa inspiradora que vale a pena ouvir em dia de aniversário.