O convite está feito... Torne-se doador destes museus
Diversas entidades, em nome individual ou coletivo, podem assumir o papel de doador dos museus. Tal implica apoiar o desenvolvimento dos museus através da doação de equipamentos (funcionais ou não), nomeadamente computadores, telemóveis, periféricos, acessórios e outros com relevância histórica relacionados com a temática dos museus. De notar que o nome dos doadores fica associado aos equipamentos e listado nos sítios web dos museus (a não ser que haja alguma indicação em contrário pelos próprios).
O processo de doação é simples. Deve enviar um email para informatica@dsi.uminho.pt, indicando a marca e o modelo do equipamento a disponibilizar. Haverá, na sequência, um contacto para combinar a respetiva entrega. Quando é doado esse novo equipamento, inicia-se um processo com a atribuição de um código de inventário e registo de informação da entidade que faz a doação. Depois, efetua-se o registo fotográfico e a pesquisa de informação detalhada sobre o equipamento e, logo que obtida essa informação, são atualizadas as exposições virtuais, tanto no portal como nas exposições no metaverso.
Adicionalmente, João Varajão lembrou que também é possível assumir-se o papel de patrocinador/parceiro dos museus. Nesse caso, implica contribuir para o funcionamento e desenvolvimento dos museus através de apoios e patrocínios sob a forma de recursos financeiros, equipamentos para os museus (por exemplo, expositores, hardware e software, entre outros), serviços (por exemplo, divulgação) ou coleções significativas de equipamentos. A entidade responsável pela receção dos equipamentos é a UMinho, através do DSI. As listas atuais de doadores podem ser consultadas nos portais dos museus.
|