Estudantes da UMinho criaram uma revista científica internacional

27-05-2024 | Nuno Passos

Apresentação da revista numa sessão na Escola de Ciências da UMinho, em Braga

Primeira apresentação da JUS, no campus de Gualtar, em fevereiro de 2022

1 / 4

Journal UMinho Science quer afirmar-se pela qualidade dos artigos e chegar ao público em geral.




Um grupo de estudantes da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) criou a Journal UMinho Science (JUS), uma revista científica em inglês sobre ciência, dirigida a toda à sociedade e com edição online contínua. Os conteúdos focam áreas como biologia, ciências da terra, física, matemática e química. Pretende-se ainda que a JUS possa ser uma ferramenta de inovação pedagógica, com artigos sobre novas estratégias de ensino e aprendizagem de ciências, em particular das ciências experimentais. 

Os autores interessados de qualquer instituição ou país podem submeter artigos originais para esta publicação da UMinho Editora, que quer apostar no acesso livre, na qualidade e na internacionalização. A JUS distingue-se por ser dirigida por alunos, mas mantém um elevado rigor e a qualidade dos artigos, num processo duplamente cego em que os revisores, especialistas de renome em várias áreas, não sabem quem escreveu o artigo nem o autor sabe quem o reviu”, explicou Beatriz Santos. A revista prevê a publicação de artigos científicos, de revisão, de divulgação, de opinião e editoriais, o que serve também como um fórum de discussão sobre ciência. A edição é em contínuo, tendo já sido publicados três números.

Esta é mais uma revista da UMinho que procura divulgar ciência de forma livre, sem custos para o cientista nem para o leitor. A JUS nasceu num desafio feito pela Escola de Ciências aos seus alunos, que prontamente o aceitaram. “Esta experiência tem sido desafiante a nível editorial e científico”, admitiu Beatriz Santos.

A primeira editora-chefe designada foi Carla Fernandes e a coordenadora Beatriz Santos. Como editores associados da JUS ficaram Andreia Breia, Beatriz Santos, Diogo Carvalho, Gabriel Quartin, Inês Barbosa, Inês Tavares e Raúl Garcia, estudantes da UMinho em áreas como Genética Molecular, Física, Engenharia Física, Ambiente, Estatística Aplicada e Geologia. No comité consultivo estão Inês Sousa, Nuno Castro, Rui Oliveira e Hernâni Gerós, professores da ECUM. O projeto está presente nas redes sociais facebook, instagram e linkedin.