Alain Aspect é o nosso novo doutor honoris causa

27-05-2024 | Pedro Costa

A receber o Prémio Nobel da Física 2022

Físico quântico francês venceu o Nobel da Física 2022, contrariando teorias de Einstein, Podolsky e Rosen.

A Universidade do Minho atribuiu hoje o doutoramento honoris causa ao físico francês Alain Aspect, em resultado de uma proposta da Escola de Ciências. A cerimónia decorreu no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, e contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva.

Nascido na pequena cidade de Agen, no sul de França, em 1947, Alain Aspect é um dos pioneiros na ciência da informação quântica. Uma ciência que o cativou de forma peculiar: “Quando estava nos Camarões, em África, para o serviço militar, lecionava e tive a oportunidade de comprar um livro de Claude Cohen-Tannoudji, Prémio Nobel em 1997. Aprendi física quântica nesse livro e entendi do que se tratava”, contou numa entrevista em 2022. Entretanto, quando voltou para França, encontrou um artigo do físico John Bell, sentindo-se pronto a apreciá-lo e a estudá-lo.

Aspect trabalhou em experiências com fotões individuais e no resfriamento de átomos a laser. É conhecido por esclarecer os aspetos fundamentais do comportamento quântico de fotões únicos, pares de fotões e átomos, bem como por contribuir para a nossa compreensão do mundo quântico. Estudou na Universidade de Orsay e leciona atualmente no Institut d'Optique da Université Paris-Saclay (França). Destacou-se em 1982 por revelar claramente a propriedade quântica fundamental do entrelaçamento quântico. Ao investigar com precisão uma fonte de luz controlada, estabeleceu de forma irrefutável o fenómeno do entrelaçamento quântico e forneceu uma resposta experimental ao paradoxo EPR, proposto 50 anos antes pelos cientistas Albert Einstein, Boris Podolsky e Nathan Rosen.

A sua tese de doutoramento, em 1983, centrou-se em testes experimentais dos fundamentos da mecânica quântica. E foram exatamente os seus testes das desigualdades de John Bell, uma descoberta que mostrou a capacidade de dois fotões se comportarem como um único sistema quântico, mesmo distantes um do outro, desde que tivessem interagido no passado, que o levaram ao Prémio Nobel da Física de 2022, que recebeu juntamente com o norte-americano John Clauser e o austríaco Anton Zeilinger. Este grande avanço científico abriu caminho para o novo campo da tecnologia quântica e revolucionou o processamento e a comunicação de informação. Estas e outros investigações têm aplicações em computadores quânticos, redes quânticas e comunicação quântica criptografada.

Alain Aspect é professor do Institut d'Optique (Cátedra Augustin Fresnel) e do Instituto Politécnico de Paris, investigador emérito do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) e membro da Académie des Sciences de França. O grupo de investigação que fundou no Institut d'Optique concentra-se na ótica quântica atómica e em simuladores quânticos atómicos com gases degenerados.

Alain Aspect é membro de várias academias científicas em França, Áustria, Bélgica, Itália, Reino Unido e EUA. Ocupou cargos de gestão e recebeu a Medalha de Ouro CNRS (2005), o Prêmio Wolf de Física (2010) e a Medalha Albert Einstein (2012). Em 2013 recebeu o Prémio Balzan de Informação Quântica, a Medalha de Ouro Niels Bohr e a Medalha Ives da Optical Society of America.

Nos seus tempos livres, aprecia estar em família e desfrutar da companhia dos filhos e netos. Descobriu recentemente um passatempo: “Desde que me aposentei, pensei que tinha algum tempo livre e comecei a aprender a fazer mágica; descobri que gosto e tenho estado a aprender uns truques com cartas”. Gosta muito de ópera, de cozinhar e de caminhadas nas montanhas. Adora a sua ilha de Oléron, na costa francesa do Atlântico, onde passa algum tempo sempre que pode.