Projeto pioneiro trabalha com as creches de Guimarães

30-09-2024 | Pedro Costa | Fotos: Município de Guimarães

Apresentação do projeto a 28 de maio de 2024, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, com as vereadoras Adelina Pinto e Paula Oliveira, a psicóloga Raquel Corval e José Côrte-Real, da Fundação Belmiro de Azevedo

Assinatura do protocolo a 18 de setembro de 2024, no CIAJGuimarães, com Domingos Bragança, Adelina Pinto (presidente e vice-presidente do Município) e José Côrte-Real (conselho consultivo EDULOG da Fundação Belmiro de Azevedo)

A sessão incluiu uma apresentação do projeto por Raquel Corval (foto: ProChild)

Alguns membros da equipa Crescer Seguro (foto: ProChild)

Educadores de infância, auxiliares e equipas de direção de 40 creches vimaranenses vão ser alvo de ações de formação e sensibilização (foto: Pexels.com)

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Laboratório colaborativo ProChild pretende formar 400 profissionais do concelho e elevar a qualidade na primeira infância de forma global.


Um programa de formação para creches, especialmente dedicado a todos aqueles que exercem a sua ação em creche, dinamizado pelo laboratório colaborativo ProChild e financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pela Câmara Municipal de Guimarães, vai ser disponibilizado nas instituições do concelho de Guimarães. Assim, em Portugal este município está na linha da frente, a trabalhar a primeira infância de forma global. Na prática, cerca de 400 profissionais terão acesso a formação para a especificidade do trabalho em creche, numa oferta que se baseia nas melhores evidências científicas e numa avaliação de necessidades realizada junto dos profissionais, que envolve todas as creches da rede solidária e da rede privada.

O projeto Crescer Seguro enquadra-se num outro mais alargado, ORIGOS, e que envolve o Hospital Sra. da Oliveira e o Agrupamento de Centros de Saúde do Ave, planeando uma intervenção comunitária colaborativa, intersectorial e multinível para promoção do desenvolvimento, saúde e bem-estar na primeira infância no concelho, contando igualmente com a colaboração do laboratório ProChild, entre outras estruturas com âmbito de atuação na primeira infância. Raquel Corval, doutorada em Psicologia pela UMinho e que em representação do laboratório colaborativo ProChild coordena este trabalho, esclarece em entrevista as orientações deste projeto científico aplicado no terreno.

 

Que objetivos estão na base do lançamento deste projeto?
Os objetivos centram-se no apoio às práticas pedagógicas dos profissionais de creche, garantindo uma oferta formativa com base numa avaliação de necessidades e a participação de todos os níveis das instituições. Serão envolvidas/os as/os educadoras/es de infância e as/os técnicas/os de ação educativa que asseguram o acompanhamento dos grupos de crianças na creche, as coordenações pedagógicas e as direções.
 
Que diagnóstico orientou este trabalho?
Com vista a um cuidado diagnóstico de necessidades, foi desenvolvido um questionário focado nas necessidades de formação dos diferentes tipos de profissionais envolvidos na creche, convidando educadores de infância, técnicas de ação educativa e elementos das direções ao seu preenchimento. Para além dos conteúdos a abordar, foram recolhidos dados sobre o formato ou os horários preferenciais. Apesar de as áreas de formação propostas se basearem em documentos de referência nacionais e internacionais, os respondentes tinham a possibilidade de identificar outras áreas de interesse.
 
Em que fase está o projeto?
O projeto tem duas grandes fases. Uma primeira, em que se encontra atualmente, de caracterização da realidade de creche em Guimarães. Queremos conhecer bem os diferentes profissionais envolvidos nas creches e as creches em si, nomeadamente a sua estrutura e funcionamento. Este conhecimento permite informar a oferta de formação planeada e fazer ajustes e melhorias, de forma a responder melhor às necessidades. A segunda fase terá lugar a partir do final do mês de outubro, com a mobilização das educadoras de infância e das técnicas de ação educativa que irão integrar os quatro primeiros grupos de formação. A partir de março de 2025, está prevista a disponibilização de formação específica para os profissionais a exercer funções de coordenação pedagógica em creche e o desenvolvimento de sessões de sensibilização e reflexão junto das direções de creche. 
 
Que entidades envolve?
Envolve o laboratório colaborativo ProChild (assegura a implementação e monitorização do projeto), a Câmara Municipal de Guimarães e a Fundação Belmiro de Azevedo como entidades financiadoras e, ainda, 40 creches que formalizaram o seu envolvimento no projeto através da assinatura de um protocolo de colaboração entre as partes.
 
Este trabalho será replicado noutros contextos geográficos?
Neste momento não temos firmado qualquer acordo com outras entidades, embora o projeto tenha vindo a despertar o interesse de outras autarquias. De qualquer forma, foi pensado de forma a ser transferível e adaptável a outros contextos.
 
Este projeto pode influenciar políticas públicas?
Sim, consideramos que sim. É um projeto que assenta nas evidências mais recentes sobre o desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida e que defende e suporta a importância do investimento nos primeiros anos, especificamente na qualidade da creche. Garantir o acesso à creche é fundamental, tal como garantir boas instalações e equipamentos. Contudo, fazê-lo sem investir igualmente na promoção da qualidade das práticas dos profissionais não faz sentido.
 
Está prevista alguma apresentação de resultados?
Ao final dos dois anos de duração do projeto, estão previstos eventos de divulgação pública dos resultados.