"Devemos ser sempre humildes"
Júlia Manuela Silva da Costa nasceu em Areias de Vilar, no concelho de Barcelos. Fez a licenciatura em Relações Públicas, o mestrado em Ciências da Comunicação com especialização em Marketing e Comunicação Estratégica e o CADAP - Curso de Alta Direção para a Administração Pública. Iniciou o seu percurso profissional numa IPSS (Instituição Privada de Solidariedade Social), transitando um ano depois para a Sonae. Aí, trabalhou entre 2000 e 2010 em várias áreas: da comunicação ao marketing, da gestão hoteleira à organização de eventos. Há quatro anos iniciou funções no GCII da UMinho, tendo sido coordenadora informal do serviço até 2013, altura em que foi nomeada, em substituição, chefe de divisão. Colabora ainda como formadora no plano de formação interno da UMinho.
Um livro. "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez ou "Eva Luna", de Isabel Allende.
Um filme. "The Butler - O Mordomo", de Lee Daniels.
Uma música. "Com um brilhozinho nos olhos", de Sérgio Godinho.
Uma curiosidade. Distraída... acontece-me com frequência: não cumprimento pessoas na rua porque não as vejo.
Um clube. Sporting Clube de Portugal e Gil Vicente
Um desporto. Correr.
Um passatempo. Dançar e ler.
Uma viagem. Machu Picchu, no Peru. Tem um magnetismo simplesmente inexplicável.
Um prato. Magret de pato do meu amigo Luís Miguel ou a Bolsita de bacalhau em cama de legumes do chef e amigo Hélio Loureiro.
Uma personalidade. Várias e por diferentes razões. Lembro-me de uma grande mulher, Frida Khalo, mas por ser o ano da sua morte elejo Nelson Mandela.
Um momento. O nascimento do meu filho Hugo.
Uma frase. "Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho", de Dalai Lama.
A UMinho. Uma referência a nível nacional e internacional.
|