Universidade aberta a todos

17-02-2017

Júlia Costa

A 24 e 25 de março abriremos as portas das Escolas e dos Institutos, dos Centros de Investigação, dos Departamentos e dos Serviços a todos que nos queiram conhecer. Venham visitar a UMinho!

7 é o número real, inteiro e emocional,
7 são os anos do NÓS - Jornal Online da Universidade do Minho,
67 são as edições carregadas de reportagens, entrevistas, percursos e opiniões.

Neste contexto e no completar de um ciclo, este é o momento perfeito para refletirmos, pensar o caminho percorrido e perspetivar o futuro. O Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem (GCII) desenvolveu um breve inquérito dirigido aos leitores do NÓS, perguntando se conhecem a publicação, se acham o seu conteúdo adequado, se a leem, quanto tempo dispensam na leitura de cada rubrica e que melhorias sugerem.

Num universo de 200 respostas, obtivemos os seguintes resultados: 88% conhecem a publicação; 93% acham o formato adequado; 80% leem-na; 78% consideram útil a versão em inglês e 43% gastam 5 a 15 minutos na sua leitura. As rubricas “Reportagem” e “ Um de Nós” são as preferidas dos leitores. Das sugestões recebidas destacamos: o maior volume de conteúdo vídeo, o aumento da periodicidade, mais reportagens sobre investigação, a criação de uma secção de vox pop, um design mais dinâmico e arrojado e a constituição de um conselho editorial.

Estes são os grandes desafios que se colocam para as próximas edições. Este é, também, o tempo de lembrar que o NÓS é um produto de comunicação institucional, com o objetivo de divulgar projetos, investigações, percursos e eventos que são desenvolvidos no seio e por pessoas da UMinho. Este ano, sob o mote de uma Universidade cada vez mais aberta ao conhecimento, à ciência, à investigação, à sociedade e a novos desafios.

Assim, a UMinho, na expetativa de responder aos interesses dos seus futuros estudantes e das suas famílias, vai organizar o OPEN WEEKEND / FIM de SEMANA ABERTO,  nos dias 24 e 25 de março. Abriremos as portas das Escolas/Institutos, dos Centros de Investigação, dos Departamentos e dos Serviços a todos que nos queiram conhecer. Nestes dois dias poderão visitar, fazer atividades, interagir com docentes, investigadores e funcionários. Os nossos campi, em Braga e Guimarães, estarão ABERTOS a TODOS.

Venham visitar a UMinho! Inscrevam-se em http://store.uminho.pt/pt/open-weekend.

* Chefe de divisão do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da UMinho