UMinho premeia mais de 200 alunos com Bolsas de Excelência

Joaquim Santos

Catalina Almeida

Renata Carvalho

A cerimónia de entrega das Bolsas de Excelência abre com a "5ª Tertúlia 2Share - Talentos Alumni", tendo como convidados Manuela Vaz (Accenture), Manuela E. Gomes (I3Bs) e Sara Antunes de Oliveira (SIC)

São entregues a 6 de junho aos melhores alunos de todas as licenciaturas e mestrados integrados da academia e têm valor pecuniário igual ao da propina.

A Universidade do Minho volta a premiar o mérito académico no próximo dia 6 de junho, às 15h30, no salão medieval da Reitoria, sito no Largo do Paço, em Braga. Vão ser distinguidos 204 estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que, no último ano letivo, tiveram a melhor nota de ingresso e de cada ano dos respetivos cursos de graduação, desde que igual ou superior a 16 valores. O NÓS foi ao encontro de seis dos alunos com as médias mais elevadas, para ouvir as suas histórias em torno da sua vivência diária na academia (VER VÍDEO).

Pedro Cruz

Aluno do 1º ano da licenciatura em História
Ingressou com 19.88 valores, proveniente da Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, de Armamar, Viseu
Idade: 18 anos
Naturalidade: Armamar
Prato favorito: gastronomia em geral
Uma cidade: Roma

“Uma pessoa que venha habituada ao grau de secundário apanha uma grande surpresa, embora eu viva para desafios. Como tenho grande prazer em fazer este curso, tudo acabou por acontecer com naturalidade. Estudo todos os dias e o estudo é extremamente importante, mas mais ainda é gerirmos o tempo para fazer outras atividades que nos dão prazer. Teatro, natação, taekwondo e música são coisas que adoro e faço nos meus tempos livres. Quanto a objetivos, tenho o de alcançar grande sucesso na área que escolhi. Quero ser o melhor em tudo o que faço; portanto, suponho que o meu grande objetivo é tornar-me num historiador de grande prestígio e trazer reconhecimento para a minha área científica.”

Sofia Paiva

Aluna do 2º ano do mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
Terminou o 1º ano com média 18.71 valores
Idade: 21 anos
Naturalidade: Braga
Prato favorito: bacalhau com natas
Uma cidade: Braga

“A gestão do tempo é crucial, pois arranjar tempo para tudo é o mais difícil. No início tudo parece muito difícil. No meu caso, era tudo novo, muita gente, não conhecia nada, mas fui-me habituando e, agora, a UMinho é como uma segunda casa. O segredo para os bons resultados é estar muito atenta nas aulas e estudar um pouco em casa, para ir acompanhando. Depois, intensificar um pouco nos testes para ver uma ou outra coisa menos consolidada. Mas claro que a vida não pode ser só estudo e eu também passo tempo a fazer outras coisas, vou-me distraindo, mesmo quando estou no meu PC.”

Luís Ferreira

Aluno do 3º ano da licenciatura em História
Terminou o 2º ano com média 19.10 valores
Idade: 28 anos
Naturalidade: Vila Verde
Prato favorito: arroz de sarrabulho
Uma cidade: Barcelona

“Para conseguir bons resultados, acho que gostar do curso é o principal. É lógico que não se consegue sem muito trabalho ou sem abdicar de muitas coisas, como tempo com a família e os colegas, mas o caminho é muito prazeroso. Gosto muito de viajar, para tirar a cabeça desta 'inundação' e aprender a partir dessas experiências. Gosto muito de escrever prosa poética. Aliás, tenho o sonho de escrever um livro.”

Joaquim Santos

Aluno do 4º ano do mestrado integrado em Engenharia Física
Terminou o 3º ano com média de 19.00 valores
Idade: 23 anos
Prato favorito: migas
Uma cidade: Praga

“Desporto, ouvir música, relaxar e atividades outdoor são coisas que gosto de fazer, mas também adoro estar com os amigos. O conselho que eu daria a qualquer estudante é aproveitar tudo o que a vida académica proporciona, mas balancear bem o estudo e as outras coisas. É preciso ir sempre às aulas, estudar, porque o curso exige muito, quase não há pausas e é um pouco difícil.”

Catalina Almeida

Terminou o 5º ano do mestrado integrado em Engenharia Biomédica com media de 20 valores
Idade: 25 anos
Naturalidade: Funchal
Prato favorito: gastronomia italiana
Uma cidade: Toronto

“Na minha opinião, tem que haver sempre tempo para tudo, para estudar, para estar com os amigos - tudo com uma boa gestão de tempo. Quando cá cheguei, da Madeira, era tudo novo e eu não conhecia nada, mas rapidamente fui integrada e as coisas evoluíram bem a partir daí. Os bons resultados dependem muito do empenho, mas na minha opinião 90% dependem de gostar-se do que se faz, porque quando se gosta a dedicação é maior e tudo flui de forma mais fácil. Tenho como hobby a fotografia e o sonho de seguir fotografia (retrato) profissionalmente, quem sabe...”

Renata Carvalho

Terminou o 6º ano do mestrado integrado em Medicina com média 18.18 valores
Idade: 25 anos
Naturalidade: Braga
Prato favorito: esparguete à bolonhesa
Uma cidade: Não há como Braga e como Portugal, mas tendo que escolher outro lugar seria Veneza.

“Sempre fui muito organizada e sei que tenho que ter um tempo para estudar e um tempo para me divertir. Acho mesmo que o tempo de lazer é importante para nos tirar um pouco da 'caixa'. Contudo, as boas notas não se conseguem sem estudar e fazê-lo um pouco todos os dias é fundamental, para ir assimilando as matérias. Depois, é como diz o ditado: estudar por gosto não cansa. E gostar do curso torna as coisas mais fáceis. Se deixarmos tudo para estudar em cima dos exames, aí sim, estudar cansa”.