PeekMed. Da UMinho para servir os cirurgiões de todo o mundo

19-10-2018 | Daniel Vieira da Silva | DR

Software da empresa bracarense já está a ser utilizado em mais de 30 países por mais de 1100 cirurgiões.

PeekMed ajuda a preparar uma operação cirurgica com capacidade de simular, em 3D, as informações existentes sobre a patologia do utente. Depois de utilizar o software, na operação propriamente dita, o médico já sabe aquilo que vai encontrar e o que precisa fazer. (VÍDEO)



A ideia ganhou corpo na Universidade do Minho e saiu da cabeça de João Pedro Ribeiro, mestre em Engenharia Biomédica na UMinho, que nela trabalhou, estimulado por José Carlos Noronha, um ortopedista que trabalha com futebolistas como Cristiano Ronaldo ou Radamel Falcao. Depois de utilizar este projeto na sua tese, João Pedro Ribeiro formou a PeekMed com Sara Silva, também mestre em Engenharia Biomédica na UMinho e chief operating officer (COO) da empresa, e Jaime Campos, mestre em Ciências da Computação na UMinho e chief financial officer (CFO) da empresa.



Neste momento, o software informático já está em espaços de saúde de mais de 35 países, ajudando mais de 1100 médicos. Ainda assim, e como a internacionalização fez parte do ADN desta jovem e dinâmica empresa que arrancou na cidade de Braga, a equipa vai cruzar o oceano e entrar dentro de meses no gigante mercado norte-americano. Aí, "o céu será o limite".