Detetar o tipo de sangue em três minutos? Sim, é possível!

27-11-2018 | Daniel Vieira da Silva

CriamTech já possui dois protótipos para testar a sua tecnologia

Ana Ferraz ladeada por Francisco Maria Balsemão (grupo Impresa) e Licínio Almeida (Audi), quando venceu o Nação Inovadora

Ana Ferraz venceu a final nacional do prémio Imagine Cup em 2013, seguindo para a final mundial na Rússia

Na final mundial voltou a vencer (na foto, com o orientador Vítor Carvalho), arrecadando 50 mil dólares de prémio

1 / 4

Ideia de Ana Ferraz, alumna da Escola de Engenharia da UMinho, já ganhou corpo e aguarda investimento para ser comercializada.

A CriamTech, empresa que nasce a partir dessa ideia, já criou protótipos para testar o produto que quer ver nas ambulâncias e unidades hospitalares. (VÍDEO)




Mestre em Bioinformática e doutorada em Engenharia Eletrónica e de Computadores, Ana Ferraz é chief research officer da CriamTech. Em 2013 foi a vencedora do Imagine Cup, organizado pela Microsoft, e, em 2015, do prémio Nação Inovadora, fruto da sua ideia de criar um dispositivo portátil que consiga detectar o tipo de sangue de uma forma rápida e fiável. 

O investimento será a chave para colocar o produto no mercado, uma vez que já existe uma rede de potenciais compradores. Até lá, Ana Ferraz e a restante equipa vão optimizando o protótipo que têm em mãos e vão alargando as competências do mesmo. O passo seguinte poderá ir ao encontro da deteção de uma doença com o mesmo sistema e garantindo a rapidez e fiabilidade que tornam este produto "apetecível".