“A reputação é o ativo mais importante de qualquer organização”
Há empresas e instituições que recorrem aos seus serviços de consultoria e comunicação para ultrapassar situações de crise. É fácil recuperar a reputação de uma entidade conhecida?
A reputação é o ativo mais importante de qualquer organização. Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, afirma que são precisos “anos para construir [uma reputação], minutos para destruir”. Estes minutos converteram-se hoje em segundos, devido à informação que circula a um ritmo incrível. Há regras base que contribuem para que a reputação não seja tão abalada, como dizer a verdade, saber pedir desculpa, liderar a comunicação desde o início, reagir com rapidez e não culpar o outro. E também há certezas: ninguém ouve um mentiroso. Se uma organização não falar, alguém o irá fazer; é essencial respeitar os timings no envio de informação para os diferentes stakeholders. É, por isso, que em situações de crise é crucial liderar a comunicação desde o início.
É cofundadora do Observatório da Comunicação Interna e Identidade Corporativa, além de membro da Associação Europeia de Diretores de Comunicação. De 2009 a 2015 assumiu ainda a vice-presidência da Organização Internacional de Relações Públicas, a maior rede de agências de comunicação independentes do mundo. Consegue arranjar tempo para o lado pessoal e lúdico?
É difícil, mas não impossível. Ambos os projetos necessitaram e continuam a precisar de muita energia. Há momentos em que tudo acontece ao mesmo tempo. É principalmente graças aos meus familiares e à equipa Atrevia que consigo abraçar este tipo de desafios. Mas a minha família é, sem dúvida, o meu pilar para reunir forças e conseguir dar resposta a tudo. Se eles estiverem bem, eu também estou e consigo ir até ao fim do mundo.
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