Hélder e Sara são os melhores novos alunos

30-10-2019 | Nuno Passos | Fotos: Nuno Gonçalves

Já venceu o "Canguru Matemático" e a medalha de prata nas "Olimpíadas de Matemática", em abril de 2019

Premiado pelo seu sucesso no ensino secundário, numa cerimónia realizada na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães

Com o presidente da Escola de Economia e Gestão da UMinho, Francisco Veiga

A lançar o livro "Opiniões de Segunda", iniciativa da Associação de Estudantes da Secundária de Ponte da Barca a reverter para a Helpo em Moçambique, na presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em maio de 2019

A participar na sessão final do "Parlamento dos Jovens", em plena Assembleia da República, em maio de 2016

Hélder Martins, de Guimarães, está em Engenharia Física. Sara Arezes, de Ponte da Barca, optou por Economia. Ambos entraram com 19.6 valores de média e têm muitos sonhos pela frente.

Hélder Martins gosta de se desafiar a si próprio. " Adoro puzzles e pensar ‘fora da caixa’. Fascinam-me problemas que parecem não ter uma solução rápida, em que não se utiliza logo fórmulas, mas sim o raciocínio puro", define. Não é por acaso que venceu o "Canguru Matemático” e a medalha de prata nas "Olimpíadas de Matemática", quando frequentava a Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães. Em julho veio à UMinho participar no programa pré-universitário “Verão no Campus”, na atividade "Computação sem fronteiras". Aí, informou-se sobre a realidade académica e os diversos cursos. “Foi uma experiência essencial na minha escolha para o ensino superior”, anui. O mestrado integrado em Engenharia Física acabou por “preencher as medidas”, pois cruza Física e Matemática, as suas disciplinas favoritas, e espera que lhe possa “abrir portas”, pois não ainda tem planos futuros.

“Sempre ouvi dizer que esta universidade é muito conceituada e tem demonstrado um grande desenvolvimento na investigação e na nanotecnologia", realça, notando que o trabalho recente na computação quântica “é inovador”. O seu curso decorre no campus de Gualtar, em Braga, e a proximidade do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é um fator importante neste ramo. “Estou curioso por descobrir como é a vida no laboratório e na cidade, quão diferente é do ensino secundário; creio que vou adaptar-me bem, estou com vontade de conhecer coisas novas e de conseguir boas notas, tenho certa facilidade em aprender as matérias rápido”, resume. Hélder é também adepto do lema “mente sã em corpo são”, por isso promete frequentar os ginásios do Pavilhão Desportivo de Gualtar e talvez retomar os treinos de andebol.

Sara Arezes também está habituada a desafios e prémios. Venceu duas vezes o concurso "Nota 20" da Caixa de Crédito Agrícola, a fase distrital do "Parlamento dos Jovens" e do "Concurso Nacional de Leitura", presidiu a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ponte da Barca e participa ativamente na associação de intercâmbio Juventude Vila Fonche e nos escuteiros desde o 7º ano. Não descarta entrar ainda numa tuna, pois toca música. "Não podemos viver focalizados no conhecimento teórico, devemos ser cidadãos ativos", diz. O segredo do seu sucesso escolar é simples: “Sou trabalhadora e dedicada, mas é preciso acima de tudo estar concentrada nas aulas, por mais explicações fora que haja”.

A escolha pela licenciatura em Economia surgiu após alguma indecisão. A sua presença no programa da UMinho “Melhores Alunos das Secundárias”, em dezembro, ajudou a tirar as dúvidas e a perceber características diferenciadoras desta academia. “É dinâmica, aberta, tem espírito jovem, metodologias de ensino modernas e parcerias internacionais interessantes”, enumera. Sara está a descobrir a vida académica e a “sair da zona de conforto”, pois veio viver para Braga. Pretende no próximo ano fazer um período Erasmus em Espanha ou França, pois “é uma boa forma de aprender outra língua".