Hoje fazemos 100 edições!

30-11-2020 | Nuno Passos

Convidamos figuras da nossa praça, e não só, a pronunciar-se sobre esta publicação, apontando o que nela gostam e não gostam. Dos que aceitaram, ouvimos mais elogios do que críticas negativas.







 
“Num tempo de acelerada proliferação da informação, o NÓS – Jornal Online da UMinho é já um incontornável meio de comunicação e divulgação que materializa, de forma atrativa e atual, a estreita articulação bidirecional que a UMinho tem com a sociedade.”
Adriana Sampaio, professora e investigadora da Escola de Psicologia da UMinho

 
"O ato de comunicar assume hoje em dia formas mais variadas, rápidas e imediatas. Não basta produzir conteúdos, é preciso saber comunicá-los e divulgá-los de forma eficiente e fazer chegar ao maior número de pessoas. Nesse sentido, gostaria de dar os parabéns ao NÓS pelo nº 100 e que venham muitos mais."
Bernardo da Cunha, responsável do Espaço Recurso da Associação Académica da UMinho

 
"Enquanto ex-aluno, é com prazer que assinalo a 100ª edição do NÓS, um número marcante para esta plataforma de informação que tem como objetivo divulgar aquilo que de melhor se faz a partir da Universidade do Minho. A comunicação assume um papel cada vez mais fundamental para que cada entidade possa assumir e transmitir a sua identidade própria, contribuindo deste modo para que a sua comunidade, interna e externa, possa estar mais e melhor informada sobre o que a rodeia. Parabéns e continuação de bom trabalho!"
Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves e membro do Conselho Europeu de Inovação (EIC)

 
“Saber quem somos, para sabermos onde queremos e podemos ir! É uma das frases que uso frequentemente no meu trabalho como músico. Parabéns ao NÓS pela centésima edição e que continue a lembrar-nos de onde vimos, para que juntos possamos valorizar o trabalho dos nossos pares e chegar mais longe!“
Daniel Pereira Cristo, alumnus de Física e Química pela UMinho, músico e cantor

 
“A Universidade do Minho é um exemplo da abertura e ligação entre a academia e a sociedade, algo que se reflete nestas edições do NÓS – Jornal Online da UMinho. Este meio dá complementaridade ao processo de formação académica no âmbito do reconhecimento daqueles que produzem conhecimento nas diferentes áreas à escala global, o que é de enorme relevância e orgulha a nossa Academia. Parabéns!”
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães

 
“O NÓS é como um espelho onde gostamos de ver-nos. Devolve-nos uma imagem positiva de nós próprios e permite-nos conhecer partes do nosso corpo académico que de outro modo ignoraríamos. Parabéns e obrigado pelo vosso trabalho.”
Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho e presidente da Confederação Mundial de Repositórios de Acesso Aberto (COAR)

 
“O NÓS – Jornal Online da UMinho representa um veículo de informação e conhecimento da nossa academia e da relação com o exterior, fundamental para a projeção de todo o ecossistema da Universidade do Minho e para evidenciar tudo aquilo que esta instituição representa em termos de valor institucional e da capacidade de geração de conhecimento. É assim um meio de comunicação essencial para a divulgação de tudo e de todos que representam a UMinho.”
Filipe Soutinho, diretor-geral da TecMinho
“Quero felicitar o NÓS – Jornal Online da UMinho pela sua 100ª edição e agradecer o trabalho desenvolvido no reconhecimento e na promoção do trabalho realizado por todos os membros da comunidade académica.”
Joana Cunha, aluna do mestrado em Engenharia Industrial - Logística e Distribuição e atleta de taekwondo
“O jornal, ao longo dos números com presença online, tem mantido, reafeiçoando-se quando necessário até no plano das formas, uma relação criteriosa com a comunidade académica na sua composição polimórfica. Notícia, reportagem, entrevista, entre mais peças que acompanham a vida da Instituição e de quem nela trabalha, constituem-se, na hora da centésima edição, como um acervo importante. E são, sobretudo, um movimento a prosseguir, espera-se que cada vez mais segundo regra de exigência, atenção à multiplicidade dos domínios sectoriais, contributo para a coesão, o solidarismo e o progresso da Universidade do Minho. Bom futuro, pois.”
José Manuel Mendes, membro do Conselho de Curadores da UMinho
 

 
“100 edições. E que estórias bonitas temos lido e conhecido nesta publicação. Numa data tão especial, importa realçar o quão especial tem sido fazer parte desta viagem. E, num ano tão difícil e atípico para todos, que nunca percamos a vontade de contribuir, de partilhar, de mostrar que, juntos, podemos ultrapassar todas e quaisquer adversidades. Partilho a alegria e o orgulho de fazer parte desta enorme Instituição e que a resiliência nos acompanhe nas próximas 100 edições. Que nunca nos deixemos vencer pela intolerância, pelo stress, e que, unidos, consigamos ser cada vez melhores e mais fortes.”
Lucinda Oliveira, técnica superior da Escola de Arquitetura da UMinho
 

 
“Na data em que se publica a centésima edição do NÓS – Jornal Online da UMinho, é com grande satisfação que felicito a publicação e lhe desejo os maiores sucessos. É muito importante o trabalho que faz: providenciar informação de qualidade e manter o público sempre atento à evolução da Universidade. A participação de todos é fundamental; mas ela só pode efetivar-se se assentar num conhecimento sólido daquilo que se está a passar. Por isso, encorajo os seus promotores a persistirem na sua benéfica ação.”
Luís Valente de Oliveira, presidente do Conselho Geral da UMinho

 
“Fomos, somos e seremos sempre UMinho... Ontem, hoje e amanhã damos o nosso melhor com alegria, empenho e dedicação por uma causa: a Universidade do Minho. Parabéns ao NÓS pela presença e pelo registo da Nosso Caminho. Obrigada.”
Margarita Oliveira, técnica superior dos Serviços de Gestão Académica da UMinho

 
“Como ex-aluno, gosto de sentir que há um espaço que comunica o que de melhor há e sai da instituição que nos formou e que nos deixou com uma ligação tão forte. Parabéns pelo ótimo trabalho e reconhecimento público pelo vosso percurso. Como sócio fundador de uma spinoff da UM, congratulo-me por sentir que há pelo menos um jornal que vai retratando o que de melhor fazemos, com seriedade e confiança, com o intuito de melhor potenciar o nome da Universidade, por um lado, mas também, por outro, servir como exemplo aos atuais estudantes, para que possam seguir caminhos de inovação, através da ciência!”
Narciso Moreira, alumnus de Educação da UMinho e fundador da Betweien

 
“Gosto de ‘folhear’ o jornal online da UM para sentir mais as vivências da nossa comunidade e estar mais informado sobre o que se passa no nosso campus, que é muito diverso."
Nuno Cerca, presidente da Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia (ANICT) e professor e investigador da Escola de Engenharia da UMinho

 
“A humanidade tem um fascínio estranho pelas potências de 10. Talvez isso se deva a usarmos uma escala decimal na nossa vida quotidiana. Se usássemos uma escala numa outra base celebraríamos, certamente, outras datas. Em todo o caso, 100 edições é um número respeitável ao serviço da cultura, da ciência, e das vidas daqueles que fazem a comunidade alargada da Universidade do Minho e, como tal, merecedora de ser celebrada.”
Nuno Peres, professor e investigador da Escola de Ciências da UMinho
“Atingir 100 edições é um marco que não pode passar despercebido e é sinónimo de persistência.  Esta é uma publicação que tem sabido trilhar o seu caminho, adaptando-se às exigências dos novos tempos, ao ponto de se consolidar no panorama informativo da comunidade académica. Sob o lema ‘A UMinho na primeira pessoa’, tem dado voz aos protagonistas da Academia Minhota e estou convicto que, no futuro, continuará a responder aos desafios e a traçar novos objetivos, sempre em benefício dos seus leitores. Parabéns, venham mais 100!”
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga

 
“É uma publicação interessante. Mas o que saliento nela é que fica disponível online durante bastante tempo e, se eu precisar de recuperar um tema mais antigo, tenho ali boas sugestões para noticiar.”
Rui Tukayana, jornalista da rádio TSF

 
"Dando voz às pessoas que quotidianamente constroem a Universidade, registando a opinião de membros da academia sobre matérias relevantes, realizando reportagens sobre a atividade de antigos estudantes, acolhendo notícias sobre os múltiplos projetos que são desenvolvidos pela Universidade ou recuperando imagens que fixam a história da Instituição, o Nós espelha em contínuo a riqueza da vida da Universidade do Minho e das suas interações com tudo o que nos rodeia. O Nós faz tudo isto com a qualidade que o torna um projeto jornalístico marcante no panorama das instituições de ensino superior. Parabéns a toda a equipa do Nós! E um sentido obrigado pelo vosso trabalho."
Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho

 
“Esta publicação espelha genuinamente quem compõe a UM, procurando destacar alunos, professores e trabalhadores de igual forma. Ao longo dos anos, temos conhecido o que é feito dos nossos Alumni, que são pessoas brilhantes a levar a UMinho aos quatro cantos do mundo. Muitos parabéns ao NÓS pelas suas 100 edições! Cá estarei para ler a próxima centena!”
Sandra Amorim, secretária da Escola de Direito da UMinho